AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Lei da cadeirinha infantil

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Lei da cadeirinha infantil Empty Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 9:10

Fabiano

Fabiano

Bom pessoal, gostaria de por discutir esse assunto em um local de maior abrangencia publica e que poderia ter olhos do governo nos comentarios.
Eu como tendo dois filhos em idades bem distintas para o uso da cadeirinha e grande defensor do uso da cadeirinha quero deixar aqui registrado algumas aberrações e absurdos que essa lei mal elaborada vai causar ao povo:

1- A Lei determina que é proibido a qualquer criança vomitar dentro do carro;
-A conteceu comigo na terça feira, 31 de agosto quando estava em Blumenau com meu Filho de 1 ano e 4 meses quando a 25 km de casa, ele vomita dentro do carro e suja totalmente sua cadeirinha, resultado, tive de parar num posto de combustivel para trocar ele, tirar a cadeirinha e colocar ela no porta-malas, e apartir dali ele teve de usar a cadeira de elevação que minha filha de 5 anos usa desde os 2 anos e meio. Se a lei estivesse em vigor eu seria multado e não cabeira recurso plausivel para defesa, ja que a Lei é clara e é intolerante, resumindo, teria de, daquele ponto até uma loja de cadeiras que ficava a 1 km andar com meu filho no colo, comprar outra cadeira e voltar o 1 km com ele no colo(possivelmente dormindo) e arrastando a cadeira comigo.

2- A Lei deixa claro que nenhuma criança pode crescer fora do que a resolução permite, sob pena de ser multado por precisar antecipadamente da cadeirinha de elevação ou fazer a criança sofrer com apertos e desconfortos, aconteceu com minha filha que hoje tem a 5 anos e a estatura e peso de uma criança de 7 anos segundo mais de 5 opiniões diferentes de Pediatras.

3- A Lei proibe que qualquer familia de grande estatura(como é o nosso caso, eu 1,90 minha esposa quase 1,80) de possuir um carro que seja possivel pagar e de entreixos curto, como é o nosso caso, neste caso estou proibido de ter um carro pequeno pois somos todos de alturas fora do padrão, o que resulta no problema de meus filhos quando atingirem 2,5 a 3 anos de idade serem obrigados a ir para a cadeirinha de elevação por dois fatores, a altura fora do padrão e não termos condição de ter um carro com entre-eixos maior.

Bom estas são algumas das aberrações que observei nesta nova Lei que é mais rigorosa que a Lei seca, onde a cadeirinha deveria ser observado com jesto de boa vontade com a vida e não tornar ela uma obrigação tão forte a ponto de punir os motoristas por serem fora do normal para a Lei.

Se alguem quiser comentar minhas palavras e me ajudar a ver que estou errado eu agradeço.

Lei da cadeirinha infantil Icon_evil

http://www.oticainova.com.br

2Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 15:39

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano, no primeiro caso, foi um acontecimento inesperado e imprevisível. Realmente, a lei não permite excessão, pois se permitisse, pode ter certeza que apareceriam as mais estranhas histórias para justificar a não utilização da cadeirinha. Neste caso, seria mais um caso de sorte do que outra coisa.
Tem alguns modelos que dá para retirar a parte estofada - já tentou? Neste caso poderia ser uma boa.

2- Não sabia que existia determinação de tamanho x idade x modelo de cadeirinha. Realmente é um fato complicado. Porém, se você for pego para uma verificação, é de se esperar que o agente tenha bom senso e perceba que a criança está devidamente protegida pelo seu tamanho, independente da idade.

3- Esse realmente é um fato complicado, principalmete para aqueles que tem que instalar as cadeirinhas voltadas de costa - que ocupa muito espaço. Acaba sendo uma limitação natural.

Sabe se existe alguma determinação para as cadeirinhas com Isofix?

http://www.autouniverso.com.br

3Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 15:52

Fabiano

Fabiano

A unica coisa que fala sobre cadeirinhas "Exoticas" seria para caso especificos, mas a coisa ficou tão vaga e ruim de interpretar que vai dar margem para subjetividade.

No caso 1, ele poderia tranquilamente usar a cadeira sem o tecido, mas também sem as espumas, sem as cintas de afivelamento assim como a trava, pois ele vomitou o que eu comi em 3 dias Lei da cadeirinha infantil 439272 , mas falando serio, não existe kits para se trocar na urgencia, que contenha toda parte macia da cadeira para troca como se fosse uma roupa.

No caso doi a Lei não faz mensão diretamente ao caso, mas aborda como norma Lei que cadeira de elevação somente apartir dos 4 anos, o que é novamente entendido como sendo sendo proibido ser fora do normal, pois existem crianças de todas tamanho, até aquelas que tem 7 anos e tamanho de crianças de 3, a idade é uma maneira muito longe da ideal para estabelecer como se deve usar o não a cadeira, meu "Pia" só conseguiu ficar no Bebe-Conforto por 2 meses, pois acabou a regulagem, isso que ja compramos o maior, ele com 3 meses ja estava na cadeira que ele esta até agora, e não deve chegar aos 3 anos para ir para a cadeira de elevação porque ele simplesmente ja estará fora da compatibilidade.

Se não bastasse isso, muitas pessoas não poderão comprar carros que seja as unicas que possam comprar, tendo que, ou se endividar mais para comprar o melhor para levar as crianças ou então deixar de comprar um Zero para comprar um usado mais barato para que atende as necessidades.

Para mim vai dar muito pano pra manga esse assunto.

http://www.oticainova.com.br

4Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 16:23

Domingos V


Administrador

Bom, apesar das dificuldades é louvável que finalmente estejam dando a devida importância para essa questão e que a lei entrou em vigor. Existem falhas mesmo, mas entre a situação anterior de lei falha e sem rigidez nenhuma e a atual que ao menos tem como ser devidamente policiada e aplicada está menos pior assim - considerando que a segurança vem em primeiro lugar. Aliás, uma batida qualquer sem cadeirinha é muito perigosa para uma criança. A força é muita para as partes internas dela aguentarem, fora os perigos de escorregar pelo tamanho pequeno.

Sobre crianças com tamanho maior ou menor que a média, isso é típico daqui do Brasil. Em geral as coisas são niveladas pela maioria ou por baixo e só se consideram as minorias quando elas ocupam posição considerada como coitadinha - e aí a lei entra não para proteger os direitos dessas minorias e sim para eternamente tratá-las como coitadinhas.

Nesse caso cabe utilizar a cadeirinha correta ao tamanho da criança em específico e até mesmo conseguir atestados médicos que a criança em questão foge dos padrões usuais e tem o equivalente a uma idade X ou Y. Duvido que um guarda de bom senso acabe multando por causa disso, mesmo que seja rigoroso. Além disso, vale tentar entrar em contato com deputados e mesmo policiais para que se corrija essa falta de representatividade na lei.

Da questão do vômito: cara, realmente nesse caso o Grilo falou o que aconteceria. Se começassem a permitir essas exceções do acaso sem rigidez muitos iam inventar desculpas e a lei ficaria em boa parte inócua. Seria o caso de tentar prevenir isso usando algum tipo de forração na cadeirinha - assim se evitam maiores problemas com outros tipos de coisa também e se conserva melhor ela.

5Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 16:57

Fabiano

Fabiano

Mas que fique bem claro, sou totalmente afavor da obrigatoriedade do uso de cadeirinha, eu sempre usei, a 6 anos ja, desde quando levava meu sobrinho para a escola, então isso ja é habito, só achei que pecaram nos detalhes, mesmo que acidentes como estes de meu Pia vomitar no carro seja correto não abrir excessão, se me tivesse parado numa blits naquele dia teria mandado o Policial lavar a cadeirinha ali na hora, esta emputecido com a situação e aprenssivo até pela segurança do meu guri que ficou na cadeira de elevação pois eu estava no meio do caminho para voltar para casa, o que voces fariam, eu teria de deixar o carro ali e voltar de onibus eu entendo, é disso que falo.

Uma cadeira pode ser usada, quebrada, pintada, rachada, mas vomitada é impossivel de aguentar no carro, até porque os cintos tiveram de ser lavados também, lembro me de uma vez onde ocorreu o mesmo voltando do RS na epoca de A4, a menina(não tinhamos o Natan ainda) vomitou mas foi apenas no painel da frente Lei da cadeirinha infantil 439272 e um pouco a roupa dela e lateral da cadeira, foi facil contornar a situação, foi trocar ela e tirar o tecido da cadeira, mas se ali tivesse sido como terça-feira a uns 400km de casa, fica dificil solucionar a coisa, deste jeito as cadeiras deverão ser vendedidas com 2-3 kits completos de cintos e tecidos para este tipo de inconveniente, e podem escrever, isso não é nada incomum, acontece muito disso.

http://www.oticainova.com.br

6Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 19:32

matheus



Fabiano escreveu:Bom pessoal, gostaria de por discutir esse assunto em um local de maior abrangencia publica e que poderia ter olhos do governo nos comentarios.
Eu como tendo dois filhos em idades bem distintas para o uso da cadeirinha e grande defensor do uso da cadeirinha quero deixar aqui registrado algumas aberrações e absurdos que essa lei mal elaborada vai causar ao povo:

acho que a intenção da lei é boa, mas ainda deve sofrer algumas adaptações para corrigir a distorções, inclusive o Denatran já está discutindo isso, embora tardiamente.

Fabiano escreveu:1- A Lei determina que é proibido a qualquer criança vomitar dentro do carro;
-A conteceu comigo na terça feira, 31 de agosto quando estava em Blumenau com meu Filho de 1 ano e 4 meses quando a 25 km de casa, ele vomita dentro do carro e suja totalmente sua cadeirinha, resultado, tive de parar num posto de combustivel para trocar ele, tirar a cadeirinha e colocar ela no porta-malas, e apartir dali ele teve de usar a cadeira de elevação que minha filha de 5 anos usa desde os 2 anos e meio. Se a lei estivesse em vigor eu seria multado e não cabeira recurso plausivel para defesa, ja que a Lei é clara e é intolerante, resumindo, teria de, daquele ponto até uma loja de cadeiras que ficava a 1 km andar com meu filho no colo, comprar outra cadeira e voltar o 1 km com ele no colo(possivelmente dormindo) e arrastando a cadeira comigo.

é impossível para a lei prever todas as situações possíveis. Sugiro utilizar um forro neste caso e levar fraldas de pano e água para a limpeza. Quanto ao tamanho. A orientação que recebemos é pedir a identidade, se não tiver junto, vale a palavra dos pais ou responsáveis, então.......
Em caso de fiscalização entendo que deve argumentar com o agente sobre a situação e caso for multado, utilizar dos meios de defesa para justificar.

Fabiano escreveu:2- A Lei deixa claro que nenhuma criança pode crescer fora do que a resolução permite, sob pena de ser multado por precisar antecipadamente da cadeirinha de elevação ou fazer a criança sofrer com apertos e desconfortos, aconteceu com minha filha que hoje tem a 5 anos e a estatura e peso de uma criança de 7 anos segundo mais de 5 opiniões diferentes de Pediatras.

aí complica mesmo, mas creio que a melhor solução seja argumentar com o agente, ou até andar com um atestado do pediatra. Outra coisa, se o cinto central for de duas pontas dispensa o uso do assento.

Fabiano escreveu:3- A Lei proibe que qualquer familia de grande estatura(como é o nosso caso, eu 1,90 minha esposa quase 1,80) de possuir um carro que seja possivel pagar e de entreixos curto, como é o nosso caso, neste caso estou proibido de ter um carro pequeno pois somos todos de alturas fora do padrão, o que resulta no problema de meus filhos quando atingirem 2,5 a 3 anos de idade serem obrigados a ir para a cadeirinha de elevação por dois fatores, a altura fora do padrão e não termos condição de ter um carro com entre-eixos maior.

não entendi muito a tua argumentação, mas pelo que entendi é o mesmo caso acima. Meu sobrinho de 6 anos e com expectativa de chegar a 1,9 a 2 metros (então ele é grande) a minha irmã usou até a pouco a cadeirinha. Ou seja, terá que procurar uma cadeirinha grande no mercado, e quando eles chegarem nos 3 a 4 anos usa o assento de elevação. Quanto ao assento, sugiro já comprar uma altura pequena para adequar aos seus filhos grandes. E no mais, tentar argumentar com o agente.

Fabiano escreveu:Bom estas são algumas das aberrações que observei nesta nova Lei que é mais rigorosa que a Lei seca, onde a cadeirinha deveria ser observado com jesto de boa vontade com a vida e não tornar ela uma obrigação tão forte a ponto de punir os motoristas por serem fora do normal para a Lei.

a lesões por acidente é um problema de saúde pública, que custa muito a sociedade, tanto financeiramente como emocionalmente, então não se pode esperar a boa vontade dos motoristas (que em boa parte não tem)para começar a enfrentar o problema. Creio que aos poucos a lei será melhor adequada para incluir algumas particularidades não previstas. Enquanto isso vamos nos adaptando.

espero ter ajudado, abraço.

Matheus

7Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 21:46

Domingos V


Administrador

Matheus, com que idade se pode usar apenas o cinto de duas pontas?

8Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 22:29

Fabiano

Fabiano

Fico muito agradecido com sua posição Matheus, me ajuda muito numa situação em que nada tenha mudado na resolução.

Sobre o 3º item, é aquela questão, o cara só tem 25 pratas para comprar um carro, e o melhor que ele pode comprar sendo zero, não atende as estaturas como deveria, para a familia de gente pequena como somos Lei da cadeirinha infantil 439272 a melhor opção seria uma Picasso por exemplo, sendo assim, meus filhos ja apresentam crecimento compativel com a genetica minha e de minha esposa, mas eu não tenho como comprar uma Picasso Zero agora, talvez no futuro, tanto que o Audi é mais apertado na traseira que o Clio, e foi um item que foi observado também, portanto a Lei nivela erroneamente pela idade, quando deveria fazelo pela estatura, ja que isso é possivel medir a idade não.

Mas isso é minha visão puramente, por isso estou aqui para discutir a questão, e pelo relato do Matheus, houve uma preparação boa para abordar motoristas que transportam crianças, até porque muitas duvidas ja devem ter surgido nas reuniões preparatorias para esta nova Lei creio eu, ja que muitos policiais também tem seus filhos e situações que ja passaram.

Novamente deixo aqui bem Claro, sou totalmente afavor da obrigatoriedade, mas poderiam ter elabora muito melhor os detalhes, sempre usei cadeirinhas com meus filhos, portanto nem preciso me preocupar muito com a situação, só tenho receio de uma coisa que para mim por exemplo que ja é rotina a 6 anos derepente por algum motivo ser abordado e levar uma multa, ainda mais que não será preciso ser parado para que a multa seja emitida pelo policial, o que pode ocasionar muitas distorções, pois não existe como provar depois que o mesmo estava errado.

Tomara que ajustem rapido isso, foi a mesma coisa com a questão da proibição de crianças nos bancos da frente que depois começou a aparecer as distorções no texto aprovado e foi lapidado mais tarde, mas sempre temos que passar por situações que nos extressam como uma situação inesperada.

http://www.oticainova.com.br

9Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Qui 2 Set - 23:25

matheus



Domingos V escreveu:Matheus, com que idade se pode usar apenas o cinto de duas pontas?

a partir dos 4 anos, já que a função do assento de elevação é fazer com que o cinto de 3 pontos não passe sobre o pescoço da criança. Se não é cinto de 3 pontos, o assento de elevação pode ser dispensado. Este é o entendimento da PRF´/denatran sobre o assunto. Porém algumas policias estaduais estão pedindo o assento mesmo em cintos com duas pontas, o que no fim pode tornar maior o perigo de lesão. Mas creio que logo este ponto esteja resolvido por completo.

Fabiano, o problema da estatura é justamente em como fazer a fiscalização. Imagina um PRF parado na estrada mandando todo mundo descer e com uma trena na mão ficar medindo as crianças??? é dose não?

Infelizmente não recebemos muitas orientações não. Recebemos apenas um manual de fiscalização sobre o assunto. E outra coisa, este tipo de multa não pode ser feito sem abordagem. Só lembrando que os pais não precisam transportar documentos dos filhos e a comprovação da idade é o que os pais/responsáveis informarem.

10Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Sex 3 Set - 0:05

Domingos V


Administrador

Poxa, essa questão dos documentos deveria ser mudada. Crianças se perdem fácil e existe o tráfico de crianças também. Os pais deveriam não só serem obrigados a andar com documentos da criança como ela deveria ter uma das vias do documento sempre consigo.

Herança do nosso Estatuto da Criança e do Adolescente que também foi feito nas mesmas bases do complexo do coitadinho. Desobrigaram a documentação para os menores - enquanto todos os maiores devem andar documentados - para querer dar alguma suposta vantagem ou complicar a vida do policial no caso de um menor infrator. Como de costume o tiro sai pela culatra.

Agora, a cadeirinha depois dos 4 anos então mais atrapalha do que ajuda?

11Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Sex 3 Set - 9:42

Fabiano

Fabiano

Isso então quer dizer, como no Clio tem cinto 2 pontas no meio posso levar minha filha de 5 anos sem a elevação no meio do carro?

Só fico batento na mesma tecla de que 4 anos é muito tarde para usar o assento de elevação, minha filha usou antes dos 3 anos com o encosto que direciona o sinto mais para baixo, o que ajuda muito quando estamos fora de casa e ela acaba dormindo no carro ja que o esconto da elevação tem apio para o corpo e a cabeça, mas tivemos de tirar agora pois ficou apertado e sem o encosto ela pode sentar mais para tras.

http://www.oticainova.com.br

12Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Sáb 4 Set - 0:04

matheus



Domingos V escreveu:Agora, a cadeirinha depois dos 4 anos então mais atrapalha do que ajuda?

Não....eu disse que em cintos de dois pontos o assento de elevação(que não é a mesma coisa que cadeirinha) mais atrapalha que ajuda.

13Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Sáb 4 Set - 0:07

matheus



Fabiano escreveu:Isso então quer dizer, como no Clio tem cinto 2 pontas no meio posso levar minha filha de 5 anos sem a elevação no meio do carro?

segundo o que nos foi passado sim. O manual diz expressamente que não é para multa condutores por transportar criança maior que 4 anos, sem o assento de elevação, quando o cinto for de dois pontos.

14Lei da cadeirinha infantil Empty Re: Lei da cadeirinha infantil Sáb 4 Set - 9:56

Fabiano

Fabiano

matheus escreveu:
Fabiano escreveu:Isso então quer dizer, como no Clio tem cinto 2 pontas no meio posso levar minha filha de 5 anos sem a elevação no meio do carro?

segundo o que nos foi passado sim. O manual diz expressamente que não é para multa condutores por transportar criança maior que 4 anos, sem o assento de elevação, quando o cinto for de dois pontos.

É bom saber, pois se um dia tiver de levar uma criança acima desta idade numa emergencia posso colocar ela neste local sem estar fora das regras.
Só não entendo porque isso, pois o cinto de 3 pontos quando passado por tras das costas da criança também vira um 2 pontos, mas de qualquer forma o 3 pontos é mais seguro.
Sobre não precisar ser parado para ser autuado, ouvi isto na Radio na segunda feira na Voz do Brasil, na hora levei um susto, pois como irei provar que o emissor da multa estava errada, ja que é um item que pode ser retirado e recolocado facilmente.

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos