AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Carro movido a ar comprimido

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Carro movido a ar comprimido Empty Carro movido a ar comprimido Seg 23 Ago - 20:40

rafael



galera!! Eu vi noticias sobre que ia fabricar o carro a ar isso noticias desde 2001 e ate ia ser fabricado aqui no brasil, mas não ouvi mais nada, se alguém tiver noticias atualizadas por favor postem, se viesse esse carro seria a revolução no mercado automobilístico brasileiro e mundial

Domingos V


Administrador

Essa história do carro movido a ar já ronda há muito tempo mesmo. Tem até quem diga que é invenção brasileira, mas está mais para um mito internacional.

O conceito funciona, só que tem limitações técnicas grandes. Entre elas o consumo de ar comprimido necessário é muito grande, fazendo com que um reservatório enorme - que inviabilizaria de ser colocado num carro - fosse consumido rápidamente. Junto com isso vinha também a questão da energia gasta para comprimir o ar, que podia ser maior que a necessária num motor normal. Aliás, esse é um problema parecido com o que o hidrogênio encontra. A produção dele pode chegar a ser mais custosa e poluente do que o necessario para um carro convencional.

Junto dessa história vinham várias teorias da conspiração, que tinha fabricante de carro envolvida no não sucesso da idéia e por aí vai. Coisas que as pessoas gostam de pensar para achar que estão pensando à frente ou sendo bacanas, abandonando uma das principais funções do pensamento que é chegar na verdade - e não fazer filmes. Fato é que numa dessas ondas de debate que surgiram houve quem descobriu que isso era uma invenção da década de 20 do século passado e que era usada apenas em pequenas aplicações justamente devido ao alto consumo e falta de praticidade.

Outra coisa que foram descobrindo é que o princípio do motor não é muito diferente do motor a vapor, que usava a pressão da água aquecida ou vapor da mesma forma. Era preciso uma grande área para armazenar o combustível que faz o aquecimento da água, além de toda a poluição que a queima desse combustível causava. Nesse motor a ar essa parte apenas não era mostrada, mas também existia. Sem mencionar que mesmo que se usasse energia elétrica limpa para comprimir o ar, essa mesma energia poderia ser usada num carro elétrico de uma vez...



Última edição por Domingos V em Ter 24 Ago - 15:05, editado 1 vez(es)

Fabiano

Fabiano

Olha, desde que eu vi que o projeto esta nas mãos do Ratan Tata, eu sugiro aguardar por novidades.
O negocio é fazer o aquecimento da agua por energia nuclear logo, e novamente se fizer um carro a energia nuclear, novamente eles podem gerar energia eletrica para mover um baita de um motor eletrico.

O USS John C. Stennis, porta-aviões da marina norte-americana é reabastecido a cada 26 anos, pois é movido a energia nuclear, segue abaixo uma foto comparativa entre dois tipos de porta-aviões:

Carro movido a ar comprimido 800px-USS_John_C._Stennis_%28CVN-74%29_%26_HMS_Illustrious_%28R_06%29

Resumindo, podem me chamar de biruta, mas não sei porque estão esperando tanto para lançar um carro atomico.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano, a energia nuclear é realmente uma das mais eficientes - se não a mais eficiente - do mundo. Infelizmente ainda falta muita maturidade, seriedade e responsabilidade na humanidade para usá-la em aplicações de massa como carros ou mesmo em grande escala como geração de energia. Além dos loucos temos também os ideólogos e por aí vai. Talvez daqui há alguns séculos vamos poder pensar nisso.

Já da Tata e o envolvimento dela com o motor de ar comprimido, não sei se isso é mito ou é verdade, mas fato é que o Tata Nano - que seria perfeito para um motor desses, se funcional - saiu com um motor convencional e não nem nem nos planos da marca um lançamento desse tipo. Já até se fala em Tata elétrico, algo teóricamente bem mais caro e complexo, e nada desse motor a ar.

Fabiano

Fabiano

Talvez Ratan pegou o projeto, para investir fortunas e chegar a publico e dizer "Esta aqui o projeto, foi investido fortunas, fiz de tudo e não adianta em nada, agora vamos para os eletricos"....

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

smilbg

A patente já nem vale mais, de forma que se ele pegou não gastou nada. Aliás, essa é uma das coisas que desbanca a teoria da conspiração envolvida no caso, afinal qualquer pessoa pode fazer e vender um motor assim. Se ele investiu alguma coisa, partindo da premissa que é uma notícia verdadeira, acredito que foi bem pouco só para comprovar a inviabilidade do projeto ou fazer algum exercício de engenharia. Ou mesmo é uma daquelas coisas que a empresa investe 100 dólares e faz um alarde como forma de dizer que investe em novas idéias - que nesse caso não tem nada de novo - ou que investe em coisas supostamente ecológicas.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos