A busca de redução de peso nos veículos automotores chegou nos vidros.
A Sabic Innovative Plastics, detentora a tecnologia de produção de painéis de carbonos, fez uma parceria com a também multinacional Ulvac, para acelerar a produção em larga escala da resina de policarbonato, que é resistente e leve e pesa 50% a menos do que o vidro.
Tem resistência a impacto e a abrasão e durabilidade superior aos painéis de acrílico. Com isso, a indústria automobilística poderá substituir as janelas de vidros dos carros por painéis transparentes.
A empresa já fornece para montadoras de automóveis,
que buscam redução de peso para conseguir se adaptar às novas regras
que determinam redução de consumo emissões.
A Renault está usando o material na edição limitada
do Mégane Sport R26 R, com o objetivo de reduzir o peso geral do carro e
assim obter melhor desempenho do motor de 227cv.
Foi utilizada uma chapa de policarbonato leve e de alta qualidade ótica
para substituir o vidro traseiro e as janelas laterais traseiras.
Foi o primeiro uso comercial da tecnologia.
O desafio era manter a qualidade óptica do vidro e reduria o peso, além de oferecer mais liberdade de projeto.
Os painéis oferecem formas sinuosas, transparência cristalina e
distorção óptica excepcionalmente baixa, resultando em ótima
visibilidade.
A substituição dos vidros por policarbonato no carro conceito Lincoln
MKT reduziu o peso em 47 kg, sem comprometer estilo e segurança. A
economia resultante da redução do peso pode representar importantes
benefícios se elas forem aplicadas sobre grandes quantidades de
veículos.
A tecnologia permite o uso de painéis transparentes no teto, no
para-brisa e no porta-malas traseiro, além de uso em locais internos do
carro onde se pretende deixar transparente, como o porta-luvas.
Outro carro conceito que utiliza o policarbonato é o Hyundai QarmaQ, nas janelas laterais o no teto.
Com isso, o carro ganhou um teto solar panorâmico com bloqueio a raios UV.
A Hyundai aplicou a tecnologia também no Ix-onic, numa janela traseira
tridimensional com transparência cristalina, de alta resistência ao
impacto, que permite redução de massa e de peso e apresenta diversos
recursos integrados.
A resina IR (Infrared Radiation, radiação infravermelha) evita o acúmulo
de calor, mantendo a temperatura no interior do carro confortável,
reduzindo o uso do ar-condicionado e portanto de combustível.
A Sabic Innovative Plastics
desenvolveu para a Comissão de Trânsito de Toronto, no Canadá, uma
chapa de policarbonato que combina propriedades de alta resistência ao
impacto e clareza óptica para ajudar a prevenir assaltos aos motoristas.
Não há fim (de finitude, não de finalidade) na busca de alternativas para redução do peso do carro.
A cada dia a engenharia apresenta uma alternativa e todas são bem
vindas, pois é imperioso baixar o consumo, reduzir as emissões, adiar o
quanto pudermos a destruição dos recursos naturais do planeta.
Fonte: Auto Informe
A Sabic Innovative Plastics, detentora a tecnologia de produção de painéis de carbonos, fez uma parceria com a também multinacional Ulvac, para acelerar a produção em larga escala da resina de policarbonato, que é resistente e leve e pesa 50% a menos do que o vidro.
Tem resistência a impacto e a abrasão e durabilidade superior aos painéis de acrílico. Com isso, a indústria automobilística poderá substituir as janelas de vidros dos carros por painéis transparentes.
A empresa já fornece para montadoras de automóveis,
que buscam redução de peso para conseguir se adaptar às novas regras
que determinam redução de consumo emissões.
A Renault está usando o material na edição limitada
do Mégane Sport R26 R, com o objetivo de reduzir o peso geral do carro e
assim obter melhor desempenho do motor de 227cv.
Foi utilizada uma chapa de policarbonato leve e de alta qualidade ótica
para substituir o vidro traseiro e as janelas laterais traseiras.
Foi o primeiro uso comercial da tecnologia.
O desafio era manter a qualidade óptica do vidro e reduria o peso, além de oferecer mais liberdade de projeto.
Os painéis oferecem formas sinuosas, transparência cristalina e
distorção óptica excepcionalmente baixa, resultando em ótima
visibilidade.
A substituição dos vidros por policarbonato no carro conceito Lincoln
MKT reduziu o peso em 47 kg, sem comprometer estilo e segurança. A
economia resultante da redução do peso pode representar importantes
benefícios se elas forem aplicadas sobre grandes quantidades de
veículos.
A tecnologia permite o uso de painéis transparentes no teto, no
para-brisa e no porta-malas traseiro, além de uso em locais internos do
carro onde se pretende deixar transparente, como o porta-luvas.
Outro carro conceito que utiliza o policarbonato é o Hyundai QarmaQ, nas janelas laterais o no teto.
Com isso, o carro ganhou um teto solar panorâmico com bloqueio a raios UV.
A Hyundai aplicou a tecnologia também no Ix-onic, numa janela traseira
tridimensional com transparência cristalina, de alta resistência ao
impacto, que permite redução de massa e de peso e apresenta diversos
recursos integrados.
A resina IR (Infrared Radiation, radiação infravermelha) evita o acúmulo
de calor, mantendo a temperatura no interior do carro confortável,
reduzindo o uso do ar-condicionado e portanto de combustível.
A Sabic Innovative Plastics
desenvolveu para a Comissão de Trânsito de Toronto, no Canadá, uma
chapa de policarbonato que combina propriedades de alta resistência ao
impacto e clareza óptica para ajudar a prevenir assaltos aos motoristas.
Não há fim (de finitude, não de finalidade) na busca de alternativas para redução do peso do carro.
A cada dia a engenharia apresenta uma alternativa e todas são bem
vindas, pois é imperioso baixar o consumo, reduzir as emissões, adiar o
quanto pudermos a destruição dos recursos naturais do planeta.
Fonte: Auto Informe