Na história da indústria automotiva, os utilitários esportivos
certamente merecem um capítulo à parte. E, dentro desse apêndice, o
britânico Range Rover ocupa um lugar de destaque. Não pelo pioneirismo –
afinal, os primeiros SUVs (Jeep Wagoneer e Ford Bronco, por exemplo)
surgiram nos Estados Unidos no fim dos anos 1950 –, mas sim pelo fato de
ele ter inventado um novo conceito: o utilitário esportivo de luxo. É
que até o lançamento do Range Rover,em 17 de junho de 1970, esse tipo de
veículo se caracterizava pelo desconforto, já que priorizava a
robustez. Desde então, os SUVs passaram a ocupar um novo patamar, já que
as demais fabricantes seguiram os passos da Land Rover e trataram de
lançar os seus modelos de alto padrão.
Agora, como parte das comemorações de seus 40 anos de existência, a
Range Rover acaba de lançar, na Europa, a linha 2011 do tradicional
modelo que tem, como maior atração, um inédito motor V8 turbodiesel, com
313 cv e 71,4 mkgf de torque, acoplado a uma caixa automática de 8
marchas. Esse conjunto proporciona ao veículo, além de um desempenho
muito bom, a redução de 18,5% no consumo de combustível e de 14% na
emissão de CO2.
Visualmente, contudo, o Range Rover 2011 não traz mudanças
significativas em relação ao modelo anterior. Apenas a grade frontal foi
redesenhada. Há, contudo, a versão denominada Autobiography (que pode
ser encomendada no Brasil), que o cliente pode personalizar com alguns
itens, como insertos cromados na parte externa e apliques de madeira
nobre no interno, por exemplo.
A fera ao vivo
Para conhecer o novo Range Rover de perto, a Carro Online
foi até a cidade do Porto, em Portugal, participar do evento de
lançamento do carro. E, logo ao primeiro contato, dá para afirmar que o
modelo impressiona. O mais curioso é como o desenho do SUV britânico
concilia modernidade e tradição com rara felicidade. Mesmo aqueles que
consideram o visual do Range “quadradão” demais, concordarão que ele
chama a atenção.
Já na parte interna, não há do que se queixar. O Range Rover
oferece tudo o que se pode imaginar em termos de requinte e conforto
para se sentir bem a bordo dele. O revestimento é de couro de primeira, o
ar-condicionado é digital automático, os bancos contam com regulagens
elétricas e o sistema de áudio é invejável, o Logic 7 High Dynamics da
Harman/Kardon, compatível com MP3 player e conexão Bluetooth, com 1 200W
de potência e nada menos que 15 canais e 19 alto-falantes!
Mas o conforto não está restrito apenas aos ocupantes dos bancos
dianteiros. Quem viaja atrás conta com regulagens individuais do
ar-condicionado, aquecedor e ventilador dos bancos e, claro, DVD player
com monitores nos encostos dos bancos dianteiros. Sem falar na suavidade
proporcionada pela excelente suspensão a ar que equipa o SUV.
Nas auto-estradas próximas do Porto, pudemos constatar que conduzir
o Range Rover V8 turbodiesel mantendo a velocidade média é uma tarefa
tão confortável que chega a ser chata. Nas longas retas portuguesas, 120
km/h pareciam 50 km/h a bordo de carros “comuns”. Além disso, o
silêncio ao rodar aumentava ainda mais o tédio. Como se não bastasse,
não havia muito movimento nas estradas durante o nosso teste, pois este
foi realizado durante a semana. Para não correr riscos, tratei de
escolher um bom rock’n’roll e deixar o volume num nível alto, mas dentro
do suportável. E assim fomos.
Felizmente, o roteiro não previa apenas autopistas. Nos trechos de
estrada sinuosos, finalmente pude me “divertir” um pouco mais ao volante
do Range 2011. A suspensão a ar e o belo equilíbrio do modelo
garantiram bons momentos nas curvas. Mas é claro que a minha confiança
no veículo estava devidamente resguardada pela presença dos freios a
disco nas quatro rodas com ABS e do ESP. Mas, mesmo sem pretensões
esportivas, o SUV mostrou ótima dirigibilidade.
Contudo, foi no trecho off-road (devidamente preparado pelo pessoal
do Land Rover Experience) que o modelo impressionou. Afinal, era
difícil imaginar que um veículo tão luxuoso fosse capaz de superar
obstáculos como um pequeno riacho com pedras soltas no fundo (pelo qual
não cruzamos, simplesmente, mas utilizamos como se fosse uma trilha) ou
“pirambeiras” com cerca de 45° de aclividade. Como estava equipado com
pneus apropriados, o jipão não só deu conta de todas as dificuldades,
como as tirou de letra.
Um recurso bastante utilizado durante esse percurso foi o Terrain
Response, com o qual se pode adequar suspensão e câmbio aos diversos
tipos de terreno. Graças a esse sistema, as incursões pelas trilhas
tornam-se “brincadeira de criança”. Para ajudar ainda mais, o carro
conta com sete câmeras auxiliares, que exibem imagens da parte frontal,
lateral e traseira do carro, facilitando as manobras.
De acordo com o pessoal da Land Rover do Brasil, o novo Range Rover
será uma das atrações da empresa no próximo Salão do Automóvel e deverá
estar à venda logo a seguir no Brasil. O preço, contudo, não foi
confirmado. E mais: embora já esteja adequado à norma de emissão Euro5, o
veículo não terá problemas com o diesel brasileiro, menos avançado que o
usado na Europa. Portanto, se você pretende adquirir um SUV de luxo
capaz de oferecer o mesmo conforto que um sedã de alto padrão, vale a
pena aguardar pela chegada deste britânico.
Fonte: CarroOnline
certamente merecem um capítulo à parte. E, dentro desse apêndice, o
britânico Range Rover ocupa um lugar de destaque. Não pelo pioneirismo –
afinal, os primeiros SUVs (Jeep Wagoneer e Ford Bronco, por exemplo)
surgiram nos Estados Unidos no fim dos anos 1950 –, mas sim pelo fato de
ele ter inventado um novo conceito: o utilitário esportivo de luxo. É
que até o lançamento do Range Rover,em 17 de junho de 1970, esse tipo de
veículo se caracterizava pelo desconforto, já que priorizava a
robustez. Desde então, os SUVs passaram a ocupar um novo patamar, já que
as demais fabricantes seguiram os passos da Land Rover e trataram de
lançar os seus modelos de alto padrão.
Agora, como parte das comemorações de seus 40 anos de existência, a
Range Rover acaba de lançar, na Europa, a linha 2011 do tradicional
modelo que tem, como maior atração, um inédito motor V8 turbodiesel, com
313 cv e 71,4 mkgf de torque, acoplado a uma caixa automática de 8
marchas. Esse conjunto proporciona ao veículo, além de um desempenho
muito bom, a redução de 18,5% no consumo de combustível e de 14% na
emissão de CO2.
Visualmente, contudo, o Range Rover 2011 não traz mudanças
significativas em relação ao modelo anterior. Apenas a grade frontal foi
redesenhada. Há, contudo, a versão denominada Autobiography (que pode
ser encomendada no Brasil), que o cliente pode personalizar com alguns
itens, como insertos cromados na parte externa e apliques de madeira
nobre no interno, por exemplo.
A fera ao vivo
Para conhecer o novo Range Rover de perto, a Carro Online
foi até a cidade do Porto, em Portugal, participar do evento de
lançamento do carro. E, logo ao primeiro contato, dá para afirmar que o
modelo impressiona. O mais curioso é como o desenho do SUV britânico
concilia modernidade e tradição com rara felicidade. Mesmo aqueles que
consideram o visual do Range “quadradão” demais, concordarão que ele
chama a atenção.
Já na parte interna, não há do que se queixar. O Range Rover
oferece tudo o que se pode imaginar em termos de requinte e conforto
para se sentir bem a bordo dele. O revestimento é de couro de primeira, o
ar-condicionado é digital automático, os bancos contam com regulagens
elétricas e o sistema de áudio é invejável, o Logic 7 High Dynamics da
Harman/Kardon, compatível com MP3 player e conexão Bluetooth, com 1 200W
de potência e nada menos que 15 canais e 19 alto-falantes!
Mas o conforto não está restrito apenas aos ocupantes dos bancos
dianteiros. Quem viaja atrás conta com regulagens individuais do
ar-condicionado, aquecedor e ventilador dos bancos e, claro, DVD player
com monitores nos encostos dos bancos dianteiros. Sem falar na suavidade
proporcionada pela excelente suspensão a ar que equipa o SUV.
Nas auto-estradas próximas do Porto, pudemos constatar que conduzir
o Range Rover V8 turbodiesel mantendo a velocidade média é uma tarefa
tão confortável que chega a ser chata. Nas longas retas portuguesas, 120
km/h pareciam 50 km/h a bordo de carros “comuns”. Além disso, o
silêncio ao rodar aumentava ainda mais o tédio. Como se não bastasse,
não havia muito movimento nas estradas durante o nosso teste, pois este
foi realizado durante a semana. Para não correr riscos, tratei de
escolher um bom rock’n’roll e deixar o volume num nível alto, mas dentro
do suportável. E assim fomos.
Felizmente, o roteiro não previa apenas autopistas. Nos trechos de
estrada sinuosos, finalmente pude me “divertir” um pouco mais ao volante
do Range 2011. A suspensão a ar e o belo equilíbrio do modelo
garantiram bons momentos nas curvas. Mas é claro que a minha confiança
no veículo estava devidamente resguardada pela presença dos freios a
disco nas quatro rodas com ABS e do ESP. Mas, mesmo sem pretensões
esportivas, o SUV mostrou ótima dirigibilidade.
Contudo, foi no trecho off-road (devidamente preparado pelo pessoal
do Land Rover Experience) que o modelo impressionou. Afinal, era
difícil imaginar que um veículo tão luxuoso fosse capaz de superar
obstáculos como um pequeno riacho com pedras soltas no fundo (pelo qual
não cruzamos, simplesmente, mas utilizamos como se fosse uma trilha) ou
“pirambeiras” com cerca de 45° de aclividade. Como estava equipado com
pneus apropriados, o jipão não só deu conta de todas as dificuldades,
como as tirou de letra.
Um recurso bastante utilizado durante esse percurso foi o Terrain
Response, com o qual se pode adequar suspensão e câmbio aos diversos
tipos de terreno. Graças a esse sistema, as incursões pelas trilhas
tornam-se “brincadeira de criança”. Para ajudar ainda mais, o carro
conta com sete câmeras auxiliares, que exibem imagens da parte frontal,
lateral e traseira do carro, facilitando as manobras.
De acordo com o pessoal da Land Rover do Brasil, o novo Range Rover
será uma das atrações da empresa no próximo Salão do Automóvel e deverá
estar à venda logo a seguir no Brasil. O preço, contudo, não foi
confirmado. E mais: embora já esteja adequado à norma de emissão Euro5, o
veículo não terá problemas com o diesel brasileiro, menos avançado que o
usado na Europa. Portanto, se você pretende adquirir um SUV de luxo
capaz de oferecer o mesmo conforto que um sedã de alto padrão, vale a
pena aguardar pela chegada deste britânico.
Ficha Técnica | ||||
Land Rover Range Rover TDV8 | | | | |
Motor | 8 cilindros em V, 32 válvulas, dianteiro, longitudinal, turbo, diesel | |||
Cilindrada | 4 367 cm³ | |||
Potência | 313 cv a 4 000 rpm | |||
Potência específica | 71,6 cv/l | |||
Torque | 71,4 Kgf.m 1 500 - 3 000 rpm | |||
Taxa de compressão | 16,1:1 | |||
Transmissão | Automática, 8 marchas | |||
Tração | 4X4 | |||
Direção | Hidráulica | |||
Suspensão dianteira | Independente tipo MacPherson | |||
Suspensão traseira | Multi-braços | |||
Freios dianteiros | Discos ventilados com ABS | |||
Freios traseiros | Discos ventilados com ABS | |||
Rodas | Liga leve, 20 Polegadas | |||
Pneus | 255/50 R20 | |||
Comprimento | 4,97 m | |||
Altura | 1,86 m | |||
Largura | 2,21 m | |||
Entreeixos | 2,88 m | |||
Porta-malas | 535 - 2 100 Litros | |||
Tanque | 97 Litros | |||
Peso | 2 690 Kg | |||
Peso/potência | 8,6 Kg/cv |
Fonte: CarroOnline