AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dicas de direção

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Dicas de direção Empty Dicas de direção Seg 24 maio - 20:08

R8V

R8V
Administrador

Não consegui colocar a imagem, segue o link:


http://epoca.globo.com/infograficos/627_transito.html

2Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Seg 24 maio - 20:37

Domingos V


Administrador

As dicas são boas no sentido de que servem para motoristas não muito técnicos e para qualquer carro. Mas não são nem de longe a melhor forma de reagir nessas situações. No entanto, as melhores formas de reagir são bem mais complicadas e levam prática e conhecimento do carro num nível mais da pilotagem do que da direção do dia-a-dia. Se a pessoa não for muito ligada nisso ou estiver num dia em que estiver meio lenta é melhor seguir essas dicas mesmo.

3Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Seg 24 maio - 23:45

Fabiano

Fabiano

Belo esquema, daria para usar isso nas Auto-Escolas.

http://www.oticainova.com.br

4Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Ter 25 maio - 17:17

Grilo

Grilo
Administrador

É um manual de como agir na falta do ABS Dicas de direção 439272

http://www.autouniverso.com.br

5Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Ter 25 maio - 20:06

R8V

R8V
Administrador

Bem nessa Grilo Dicas de direção Icon_wink .

Domingos, quais seriam as melhores formas de reagir ?

6Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Qua 26 maio - 1:17

Domingos V


Administrador

Por exemplo, no caso da frenagem de emergência sem o ABS o ideal é encontrar o limite de aderência do pneu e ficar nele. Bombar evita que se travem as rodas, perca o controle e tempo de frenagem com o carro derrapando, mas em comparação a uma freada constante no limite de aderência ela sai perdendo feio. Só que fazer isso exige certa prática e bastante sangue frio na hora que aparece um problema na rua/estrada. Mesmo quem conhece a técnica corre risco de acabar travando pois na hora de um imprevisto o nervosismo pode tomar conta ou simplesmente o reflexo pode vir tarde e aí não funciona. Em qualquer uma dessas situações - não saber a técnica, falta de prática, dias ruins, etc. - o melhor é bombar mesmo.

No caso das curvas de emergência, o ideal também é buscar o limite de aderência e equilíbrio do carro. E para isso se usa também acelerador e freio durante a curva. Pox exemplo, numa curva de emergência pode ser muito benéfico acelerar um pouco a mais na hora de sair da curva. Mas se cai na mesma situação dos freios e se tem o agravante de ter de modular freio, volante e acelerador ao mesmo tempo. Aí é a mesma coisa: em caso de não ter prática com a técnica ou estar num dia/situação ruins é melhor seguir a técnica de tirar o pé, firmar o volante e esperar o carro voltar sozinho.

Da parte do cinto, a única solução é o que eles falaram mesmo: colocar sempre o cinto. A não ser que seja uma batida demorada de acontecer, não tem tempo de colocar o cinto. Mesmo uma pessoa de reflexos rápidos se daria mal num desses casos pois o cinto puxado rápido invariávelmente vai travar.

7Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Qua 26 maio - 16:21

Grilo

Grilo
Administrador

A questão realmente é: como pensar em tudo isso em tão pouco tempo...

http://www.autouniverso.com.br

8Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Qua 26 maio - 20:57

Domingos V


Administrador

Exato. Por isso que ou se tem conhecimento, prática e segurança quanto a qualquer uma dessas técnicas ou se pratica a que se tem familiaridade e conforto.

O ideal é que a pessoa procure buscar essa familiaridade com a técnica dos limites.

9Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Qua 26 maio - 22:35

R8V

R8V
Administrador

Porém,a princípio, o motorista só fará isso qdo o carro já perdeu a aderencia....

10Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Qui 27 maio - 0:35

Domingos V


Administrador

Aí é um dos problemas. Para uma pessoa que não gosta tanto do assunto ou não se interessa tanto, os únicos momentos de prática seriam realmente esses onde não cabe muito lugar para experiências. Aí se tem de praticar simulando situações. Isso com área e tempo livres e seguros ou procurando fazer algum curso que englobe essas técnicas.



Última edição por Domingos V em Qui 27 maio - 20:18, editado 2 vez(es)

11Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Qui 27 maio - 15:39

Fabiano

Fabiano

Domingos V escreveu:Aí é um dos problemas. Para uma pessoa que não gosta tanto do assunto ou não se interessa tanto, os únicos momentos de prática viram realmente esses onde não cabe muito lugar para experiências. Aí se tem de praticar simulando situações. Isso com área e tempo livres e seguros ou procurando fazer algum curso que englobe essas técnicas.

Neste caso o negocio é ter o trio ABS-AirBags-ESP!!!!!!

http://www.oticainova.com.br

12Dicas de direção Empty Re: Dicas de direção Qui 27 maio - 20:15

Domingos V


Administrador

Sim, ajuda demais. Mesmo para quem sabe e consegue exercer a técnica dos limites, o ABS e o ESP ajudam nos casos onde qualquer pequena travada é fatal - como numa rua de paralelpípedo na chuva. Tem quem é orgulhoso da maneira errada e acha que só por saber a tática dos limtes - ou às vezes só por achar que dirige bem - acha esses itens dispensáveis e coisa de quem não sabe dirigir. A F1 está cheia de barbeiros como o Alonso e seus carros que tinham auxílio eletrônico mesmo Dicas de direção 439272.

E o airbag cai bem pra quando tudo dá errado independente do esforço hehehe.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Direção Elétrica

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos