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Nas férias, cuidado com o estofamento

3 participantes

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Fabiano

Fabiano

Em um período tão aguardado como as férias, você já conferiu no Carro Online os cuidados necessários com a manutenção do carro para não colocar sua família e amigos em risco.
Com todo esse pessoal a bordo e o carro abarrotado de coisas em uma
viagem, é bem provável que alguém abra uma latinha de refrigerante ou
um pacote de biscoitos no primeiro congestionamento. Pronto! Basta
iniciar o piquenique para um que um item do carro se torne a maior
vítima: o estofamento.

Segundo o supervisor de serviços técnicos automotivos da Ford,
Reinaldo Nascimbeni, “às vezes não tem jeito nem de limpar. A sujeira é
profunda demais, como um resíduo de alimento que cai acidentalmente nos
assentos. Mas, em principio, não é preciso se desesperar, já que é
possível trocar as capas dos bancos e deixá-los como novos”. Nascimbeni
explica que é possível encontrar nas concessionárias a capa dos
assentos caso a mancha fique impregnada e não saia com a limpeza. O
processo de troca é simples, já que o tecido é preso por meio de garras
ao redor da estrutura do assento. “Na Ford, por exemplo, nós
disponibilizamos a capa dos modelos por um ano, em média, a partir do
lançamento do carro”, completa Nascimbeni.

Mas se por acaso o refrigerante escorregar da mão e o líquido
penetrar no revestimento, a engenheira de produto e responsável pelo
desenvolvimento de capas, peças plásticas e espumas da Volkswagen,
Dolores Galvão, dá o alerta: “Caso a espuma seja atingida, é necessário
substituir o preenchimento para evitar a formação de bolor”. A
engenheira também aconselha que o melhor jeito para limpar manchas no
tecido dos bancos é a tradicional mistura de água e sabão neutro.
“Muitas vezes o uso de produtos químicos muito fortes pode manchar
ainda mais ou, caso penetre pelo tecido, corroer a espuma de
poliuretano que ‘enche’ o banco”, afirma a engenheira da VW.

Atualmente, o tecido utilizado pela indústria automobilística é
baseado no poliéster, sendo que a evolução ocorre basicamente no tipo
de montagem da malha. Dependendo da categoria do carro e do tipo de
acabamento, a trama podem ser arranjada de forma trançada ou fio a fio,
em um processo de tecelagem. Dolores Galvão, da VW, cita como uma
evolução a tecnologia Embossed aplicada nos bancos do novo CrossFox.
Por meio de uma prensa com solda, é possível trabalhar com a espessura
da espuma e conferir formatos inovadores aos encostos. As evoluções,
porém, ainda não conseguiram criar o tecido “auto-limpante”.

Como uma das vantagens do poliéster é a resistência e facilidade
para limpeza, as fabricantes não julgam necessário nem recomendam
efetuar a impermeabilização da parte interna do veículo, serviço muitas
vezes “empurrado” nas revendas e lojas especializadas. Nascimbeni, da
Ford, destaca que “um serviço muito bom é o oferecido por algumas
empresas em que uma máquina solta um pouco de água com sabão neutro,
esfrega o tecido e já aspira o líquido sem deixar escorrer”.

Couro exige cuidados especiais

Um dos revestimentos mais requintados utilizado atualmente, o
couro, merece cuidados especiais. Apesar de ser cobiçado por atributos
como o maior conforto e a sofisticação que confere ao interior de um
automóvel, o material natural também oferece mais higiene, já que ele
não retém pelos de animais, por exemplo. Sione Simacoski, proprietário
da Auto Estofamentos Paraná, aconselha que um dos principais cuidados
com o couro é mantê-lo sempre limpo: “O contato da pele com o banco
acaba fazendo com que a gordura forme uma espécie de graxa que, exposta
ao sol, acaba ‘fritando’ o couro e formando uma mancha”.

Quem optar por realizar uma limpeza em casa dos bancos de couro
deve usar somente água e sabão neutro, sendo que o ideal é realizar o
procedimento no mínimo duas vezes por ano em carros com esse tipo de
revestimento (ou quatro no caso daqueles que utilizam poliéster). Os
especialistas recomendam também evitar produtos que anunciam brilho
extra. “Silicone, por exemplo, é um veneno”, revela o empresário
paranaense. “A impermeabilização com hidratante específico feita de
forma profissional é um grande aliado para manter os bancos de couro em
perfeito estado por mais tempo.”

Quem tem um carro com interior de couro sabe que não é raro notar
em tonalidades mais claras do composto, como gelo ou bege, a formação
de manchas pretas nas laterais dos assentos. Simacoski explica que isso
ocorre devido ao contato constante das roupas e o único meio de evitar
seu aparecimento é mantendo o local sempre limpo. “Antigamente, o couro
utilizado nos carros era lustrado, porém ele fazia alguns barulhos com
o desgaste e deixava que os passageiros escorregassem nas curvas,
principalmente as crianças. Para solucionar algumas queixas de
clientes, a partir dos anos 90 a indústria passou a adotar um padrão
fosco e rugoso aos tecidos, que, consequentemente, também resulta em
mais atrito.”


Agora que você já sabe os principais cuidados para conservar o interior
do seu carro sempre em ordem independentemente da bagunça que ocorra
dentro, aproveite para curtir sua viagem e, se alguma coisa acontecer,
relaxe. Tenha em mente que sempre há um jeito de remediar até mesmo as
ocorrências mais graves. Aproveite sem dó!

Nas férias, cuidado com o estofamento Captiva_comparativo_espa%C3%A7od_640x408
Bancos do Captiva contam com revestimento moderno e de boa qualidade

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Muito mais fácil comer no lugar de comer e deixar o carro como carro - e não mesa Nas férias, cuidado com o estofamento 439272.

Sobre esse assunto, a maioria das sujeiras e coisas que caem nos estofados se tira em casa mesmo com detergente. Com aqueles produtos da STP ou Grand Prix até mesmo coisas mais difíceis como sangue, comida ou até graxa se consegue tirar em pequenas quantidades. Acho que só em casos mais graves como cair catchup e alguém ainda sentar em cima - fazendo ele entrar no tecido - se terá que procurar ajuda de algum profissional. E só algo mais extremo como cair café quente num banco de tecido claro pra manchar a ponto de ter que trocar as capas, situação na qual fica mais fácil ir num tapeceiro, afinal se for como a cara da Ford disse depois de apenas 1 ano de produção já não se acharão capas avulsas para serem compradas - o que é um prazo muito ruim...

Mas a melhor solução no caso de quem não tem como evitar que comam no carro ou não liga para isso é colocar couro, de preferência couro sintético e do mais barato. Além de fácil de limpar a cada tanto quando ele ficar feio você só troca ele e pronto.

Fabiano

Fabiano

Éca, couro sintetico..... Nas férias, cuidado com o estofamento Icon_silent

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Muito boa a matéria!!

No meu carro, nada de comida que possa sujar! Tem mesa para isso,hehehe.

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