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Kia entra com nova queixa no Conar contra a Hyundai

+3
Fabiano
Domingos V
Grilo
7 participantes

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Grilo

Grilo
Administrador

A Kia Motors do Brasil registrou nesta segunda (31) no Conar (Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária) queixa contra a Hyundai
Caoa do Brasil, importadora e distribuidora da marca sul-coreana
Hyundai no mercado brasileiro, responsável pela veiculação do anúncio
intitulado "A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial".

Segundo
a Kia, a peça se utiliza de "informações inverídicas sobre o
posicionamento da Hyundai Motor Company, induzindo o leitor e o
consumidor a equívocos mercadológicos". O anúncio foi publicado neste
fim de semana nos jornais "Folha de S.Paulo", "O Estado de S.Paulo" e
na revista "Veja".

O primeiro aspecto questionado pela Kia se
refere à autodenominação de que a Hyundai Motor Company, tomando por
base as vendas mundiais no primeiro semestre de 2009, ultrapassou a
Ford (2.153.000 unidades contra as 2.145.000 de veículos da montadora
norte-americana), quando, na verdade, na totalização sul-coreana foi
excluída a participação da Kia Motors Corporation e quando o correto
teria sido a menção de Hyundai-Kia Motors Automotive Group.

"Vale
ressaltar que, das 2.153.000 unidades vendidas, a Kia Motors
Corporation foi responsável pela comercialização de 754 mil unidades,
ou seja, cerca de 36% do grupo sul-coreano", afirma a Kia. Em anúncio
de rodapé da capa de "Folha" e “Estado", além de três páginas internas,
a Hyundai Caoa do Brasil faz uso de comentários da publicação "U.S.
News - Rankings & Reviews" para, segundo a Kia, "com tradução
propositadamente equivocada", prejudicar a denunciante, com frases de
efeito como "Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia".

O
comentário na íntegra é: "Even its inexpensive Kia division won good
press, with its news Soul wagon and Forte small car impressing most
reviewers" – "Até sua divisão econômica Kia ganhou publicidade com sua
nova van Soul e o pequeno carro Forte, impressionando muitos críticos".


Na mesma peça publicitária, a Hyundai Caoa afirma que a marca
foi "eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas em grande
volume de vendas", baseando-se no J.D.Power 2009 Initial Quality Study.
Além de a consultoria automotiva realizar pesquisas somente no mercado
norte-americano, a Hyundai Motor Company foi eleita a quarta montadora
em qualidade inicial, mesmo entre marcas de grande volume, até porque a
Lexus é a primeira e a Cadillac, a terceira, respectivamente, com
vendas em 2008 de 260 mil e 161 mil unidades. A Porsche é a segunda
colocada, mas está em outra categoria de automóveis.

A Hyundai
Caoa já recebeu 12 representações no Conar, de autoria de consumidores,
de montadoras e da própria Kia Motors do Brasil. Em todas as queixas, a
acusada recebeu advertência, alteração (de anúncio) e sustação.


Fonte: Interpress Motor

Chegaram a ver a revista Veja deste Sábado? A guerra entre as duas já ultrapassou o bom-senso.
Vou tentar scannear as campanhas.

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Realmente sem sentido uma atacando a outra. Já passou da hora da matriz intervir nessa história de separação e briga entre as duas irmãs aqui no Brasil.

Começa que a operação das duas deveria ser junta, mas se não for o mínimo é que sejam harmoniosas entre si. Isso só tira confiança do consumidor.

Agora, se realmente é verdade que a Hyundai está manipulando as propagandas acaba sendo boa a briga para nós. Pelo menos a verdade vem à tona (e é mais uma coisa que a matriz deveria intervir).

Fabiano

Fabiano

Como assim, que coisa tosca, eu jamais procesaria meu irmão, eu dava uma surra nele smilbg

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Nope, surra não rende honorários smilbg

KÜLL



Para mim, a CAOA está tecendo a corda com a qual a Hyundai vai enforcar a importadora, usando seus argumentos falaciosos usados em propaganda para romper o contrato.

Fabiano

Fabiano

Seria demasiado ruim perder a KIA no Brasil, das duas eu vejo a KIA com muito mais opções e tecnologia que a Hyundai.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

KÜLL escreveu:Para mim, a CAOA está tecendo a corda com a qual a Hyundai vai enforcar a importadora, usando seus argumentos falaciosos usados em propaganda para romper o contrato.

Bem provável; já teriam intervindo se tivessem alguma preocupação.
Seria ótimo ver a Hyundai fora da 'CAOA'.

A propósito, reparei que começou a surgir nas ruas Tucson prata mesmo (e não aquele bege que chamavam de prata) e com rack diferente; seria esse o nacional?

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

KÜLL escreveu:Para mim, a CAOA está tecendo a corda com a qual a Hyundai vai enforcar a importadora, usando seus argumentos falaciosos usados em propaganda para romper o contrato.

Kull, caso isso ocorra, a única forma da Hyundai permanecer no país é se a Kia assumir as opreções da irmã "briguenta".

Fabiano, a Kia tem bases bem sólidas aqui, vc não quis dizer Hyundai?

Grilo:tenho a impressão q sim.

Fred



Caoa faz "bom" acordo com MP

http://www.vrum.com.br/app/301,19/2011/05/25/interna_noticias,43902/caoa-faz-bom-acordo-com-mp.shtml

não consegui copiar, resolvi linkar.

Fabiano

Fabiano

Não entendi nada.

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Do link que o Kull postou :
http://www.vrum.com.br/app/301,19/2011/05/25/interna_noticias,43902/caoa-faz-bom-acordo-com-mp.shtml


A Hyundai Caoa do Brasil tem até 19 de junho para esclarecer seus consumidores quanto à gratuidade da mão de obra das revisões dos 10 mil e 20 mil quilômetros, apregoada em publicidade veiculada desde o início do ano nos principais veículos de mídia impressa do Brasil. A empresa também está obrigada a fazer cumprir os preços de revisão por ela anunciados. Na prática, no entanto, milhares de proprietários de modelos Hyundai, entre eles, todos os mineiros, continuam desamparados. Entenda por quê.

Saiba mais...
MP investiga publicidade enganosa
DENÚNCIA Como mostrou Veículos nas edições de 9 e 19 de fevereiro, diversas peças publicitárias foram divulgadas pela Hyundai desde o início do ano, fixando uma tabela de preços e supostamente garantidos de revisão para os modelos i30, Tucson, ix35, Santa Fe, Veracruz, Sonata e Azera. Ainda segundo a mesma tabela, as revisões dos 10 mil e 20 mil quilômetros deveriam ser realizadas com mão de obra gratuita para todos os modelos citados.

Na prática, porém, a teoria era outra: foram consultadas todas as concessionárias de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e apenas as de São Paulo e duas das do Rio de Janeiro informaram praticar os preços da tabela. Além disso, ao contrário do “garantido” na publicidade, as revendas afirmaram que a revisão dos 20 mil quilômetros não seria gratuita para os consumidores que tivessem feito a revisão dos 2,5 mil quilômetros (exigida para quem comprou o carro até 15 de outubro de 2010).

Tendo em vista as contradições expostas por Veículos, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, do Ministério Público de Minas Gerais, instaurou investigação, notificando a Hyundai Caoa do Brasil a prestar esclarecimentos.

TAC Quase três meses depois, no dia 11, o Procon Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e a Hyundai Caoa do Brasil assinaram um termo de ajustamento de conduta (TAC) que prevê o cumprimento dos preços estabelecidos na tabela e o esclarecimento de que, independentemente da realização da revisão dos 2,5 mil quilômetros, todos os clientes têm direito à gratuidade da mão de obra nas revisões dos 10 mil e 20 mil quilômetros, o que deve ser feito por meio de nova publicidade e também no site da marca. O problema é que somente as concessionárias que pertencem ao grupo Caoa estão obrigadas a cumprir o TAC. Às concessionárias independentes, que são a maioria, deverá apenas ser enviada uma recomendação para seguir o termo.

Na prática, isso significa que clientes Hyundai que moram em Minas Gerais, por exemplo, continuam sujeitos a acreditar numa publicidade que não precisará ser cumprida, já que no estado todas as concessionárias são independentes. Aliás, consultando todas as capitais do país (o que pode ser feito pelo site www.hyundai-motor.com.br), Veículos encontrou revendas que pertencem ao grupo Caoa apenas em 10 delas.

INDEPENDENTES Segundo a assessoria de imprensa do MP, como a Hyundai Caoa é importadora e revendedora houve a necessidade de elaboração de um TAC atípico. E, num primeiro momento, não foi possível incluir as concessionárias que não pertencem ao grupo porque cada uma é entidade privada independente. Ainda de acordo com o MP, à medida que se cumprir o TAC, com as revendedoras independentes, estando cientes de sua existência, terão que se ajustar à “lei do mercado” ou, percebendo o consumidor ou o Procon disparidade na cobrança dos preços, poderá haver nova intervenção.

Mas conforme o advogado Gustavo Americano Freire, especialista em direito do consumidor, se a Hyundai, como importadora, divulga a publicidade, não há dúvida de que deve ser cumprida por todas as concessionárias, já que todas figuram na cadeia de consumo. Cabe ao consumidor que se sentir lesado entrar com ação individual ou a alguma entidade de defesa do consumidor, a exemplo do Movimento das Donas de Casa, mover ação coletiva.

HYUNDAI Em resposta a Veículos, a empresa informou que foi firmado o TAC no intuito de melhor atender o consumidor e esclarecer prováveis dúvidas, como no caso da gratuidade da mão de obra das revisões dos 10 mil e 20 mil quilômetros, válida para todos os consumidores, sem exceção. A empresa acrescentou que, como acordado, o TAC será encaminhado a todas as concessionárias independentes, sendo recomendado seu cumprimento também por essas revendas. Já está em desenvolvimento a criação de um ícone no site da Hyundai, com informações sobre o conteúdo do TAC. E a empresa aguarda a aprovação, pelo MP, de nova publicidade esclarecedora sobre o assunto, que, também por força do TAC, deverá ser publicada nos mesmos veículos em que foi divulgada a publicidade que motivou o TAC. A Hyundai, por fim, acrescenta que o telefone 0800 559545 está à disposição dos clientes para informações.

R8V

R8V
Administrador

Fabiano, o termo de ajustamento de conduta, foi firmado pela CAOA e são eles que deverão cumprí-lo, e se não o fizerem, sofrerão as sanções cabíveis em decorrência disso.


No entanto, uma vez que a marca, por meio da importadora CAOA, fizeram propaganda e anunciaram a tabela de preços das revisões, terá que ser cumprido por todas concessionárias Hyundai, seja da rede CAOA(que também tem uma vasta rede de concessionárias) ou não, no entanto se as concessionárias Hyundai que não pertencem à CAOA, não cumprirem o que anunciam, outra ação/denúncia/reclamação terá que ser proposta, pois o termo de ajuste foi com a CAOA.



"INDEPENDENTES Segundo a assessoria de imprensa do MP, como a Hyundai Caoa é importadora e revendedora houve a necessidade de elaboração de um TAC atípico. E, num primeiro momento, não foi possível incluir as concessionárias que não pertencem ao grupo porque cada uma é entidade privada independente. Ainda de acordo com o MP, à medida que se cumprir o TAC, com as revendedoras independentes, estando cientes de sua existência, terão que se ajustar à “lei do mercado” ou, percebendo o consumidor ou o Procon disparidade na cobrança dos preços, poderá haver nova intervenção.

Mas conforme o advogado Gustavo Americano Freire, especialista em direito do consumidor, se a Hyundai, como importadora, divulga a publicidade, não há dúvida de que deve ser cumprida por todas as concessionárias, já que todas figuram na cadeia de consumo. Cabe ao consumidor que se sentir lesado entrar com ação individual ou a alguma entidade de defesa do consumidor, a exemplo do Movimento das Donas de Casa, mover ação coletiva. "

http://www.vrum.com.br/app/301,19/2011/05/25/interna_noticias,43902/caoa-faz-bom-acordo-com-mp.shtml

Domingos V


Administrador

Que bagunça. Aposto que a CAOA também está se usando desse tipo de coisa e dessa desorganização suspeitamente intencional para tentar retomar o monopólio das revendas da marca. Conforme alguns membros aqui do AutoUniverso, até na compra de terrenos chegou a disputa entre CAOA e independentes, então é mesmo muito suspeito.

Vamos ver o que a matriz Hyundai está esperando para por um fim nessa história.

Fabiano

Fabiano

Por isso que não entendi nada.....

http://www.oticainova.com.br

Fred



Não sei por que a Hyndai não intervem. Outras montadoras dariam um doce para se livrar do representante local à esta altura da operação que a Hyundai tem no Brasil.

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