A Kia Motors do Brasil registrou nesta segunda (31) no Conar (Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária) queixa contra a Hyundai
Caoa do Brasil, importadora e distribuidora da marca sul-coreana
Hyundai no mercado brasileiro, responsável pela veiculação do anúncio
intitulado "A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial".
Segundo
a Kia, a peça se utiliza de "informações inverídicas sobre o
posicionamento da Hyundai Motor Company, induzindo o leitor e o
consumidor a equívocos mercadológicos". O anúncio foi publicado neste
fim de semana nos jornais "Folha de S.Paulo", "O Estado de S.Paulo" e
na revista "Veja".
O primeiro aspecto questionado pela Kia se
refere à autodenominação de que a Hyundai Motor Company, tomando por
base as vendas mundiais no primeiro semestre de 2009, ultrapassou a
Ford (2.153.000 unidades contra as 2.145.000 de veículos da montadora
norte-americana), quando, na verdade, na totalização sul-coreana foi
excluída a participação da Kia Motors Corporation e quando o correto
teria sido a menção de Hyundai-Kia Motors Automotive Group.
"Vale
ressaltar que, das 2.153.000 unidades vendidas, a Kia Motors
Corporation foi responsável pela comercialização de 754 mil unidades,
ou seja, cerca de 36% do grupo sul-coreano", afirma a Kia. Em anúncio
de rodapé da capa de "Folha" e “Estado", além de três páginas internas,
a Hyundai Caoa do Brasil faz uso de comentários da publicação "U.S.
News - Rankings & Reviews" para, segundo a Kia, "com tradução
propositadamente equivocada", prejudicar a denunciante, com frases de
efeito como "Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia".
O
comentário na íntegra é: "Even its inexpensive Kia division won good
press, with its news Soul wagon and Forte small car impressing most
reviewers" – "Até sua divisão econômica Kia ganhou publicidade com sua
nova van Soul e o pequeno carro Forte, impressionando muitos críticos".
Na mesma peça publicitária, a Hyundai Caoa afirma que a marca
foi "eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas em grande
volume de vendas", baseando-se no J.D.Power 2009 Initial Quality Study.
Além de a consultoria automotiva realizar pesquisas somente no mercado
norte-americano, a Hyundai Motor Company foi eleita a quarta montadora
em qualidade inicial, mesmo entre marcas de grande volume, até porque a
Lexus é a primeira e a Cadillac, a terceira, respectivamente, com
vendas em 2008 de 260 mil e 161 mil unidades. A Porsche é a segunda
colocada, mas está em outra categoria de automóveis.
A Hyundai
Caoa já recebeu 12 representações no Conar, de autoria de consumidores,
de montadoras e da própria Kia Motors do Brasil. Em todas as queixas, a
acusada recebeu advertência, alteração (de anúncio) e sustação.
Fonte: Interpress Motor
Chegaram a ver a revista Veja deste Sábado? A guerra entre as duas já ultrapassou o bom-senso.
Vou tentar scannear as campanhas.