Olhando de longe parece um Palio Weekend normal. Aqueles com olhar
mais aguçado poderão ver alguns adesivos “elétrico” ao redor do modelo.
Porém, a confirmação de que se trata de um carro movido a eletricidade
vem com a ausência de barulho que ele emite ao rodar. Assim é o Palio
Weekend Elétrico, perua que a Fiat monta na usina binacional de Itaipu
e que foi avaliado, a convite da fabricante, pelo Carro Online.
Mas antes de acionarmos a ignição, conversamos com a equipe de
engenheiros da marca italiana para descobrir mais sobre o projeto,
iniciado há três anos por meio de uma parceria entre a Fiat Automóveis,
a usina de Itaipu e a empresa suíça especializada em produção de
energia renovável hidrelétrica KWO.
Por enquanto, não podemos dizer que o Palio Weekend Elétrico seja
um veículo nacional, pois motor, transmissão e as baterias que
abastecem o sistema são importados, mas a idéia da Fiat é obter o
conhecimento necessário para nacionalizar esse automóvel utilizando
peças desenvolvidas em conjunto com seus fornecedores. Além disso, é
necessário um apoio do governo para que esse tipo de tecnologia se
torne uma realidade em nossas ruas, já que o exemplar que você confere
nas fotos custa R$ 160 000, quantia descomunal para um Palio Weekend.
“Atualmente a administração federal não tem uma política para carros
elétricos. Eles são taxados como veículos especiais e pagam mais taxas,
como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), por exemplo, de
25%”, explica Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
Atualmente já existem 21 Palio Weekend Elétrico rodando nas
empresas parceiras do projeto – grande parte companhias de geração e
distribuição de energia – sendo que a meta é entregar 50 unidades até o
primeiro semestre de 2010. Foi nos arredores da linha de produção que
tivemos contato com a perua elétrica. Vamos às nossas primeiras
impressões.
Ao volante
Se externamente o Palio Weekend Elétrico é semelhante à seu irmão
a combustão, no interior é que aparecem algumas peculiaridades. O que
mais desperta atenção é um mostrador no alto do console central onde
constam informações sobre carga da bateria, tensão, temperatura e
corrente. Descendo os olhos, notamos uma pequena chave seletora que
permite acionar o regenerador de frenagem, um dispositivo semelhante ao
tão falado KERS aplicado nos bólidos de Fórmula 1 e que recupera a
energia gasta nos momentos de frenagem.
O câmbio também é bem diferente do que estamos acostumados. Na
verdade só existe uma marcha à frente (Drive) e seu manuseio é simples,
feito por meio de uma alavanca que conta, além da já citada posição
Drive, com os comandos Neutro e Ré. Uma bateria convencional também
está presente ao lado do motor para abastecer os sistemas auxiliares do
carro, como faróis e luzes internas, dentre outros.
Antes de partir, porém, mais um característica de um carro
elétrico: a ignição não tem os dois estágios habituais, basta girar a
chave que o propulsor passa a funcionar. Sem luxos como direção
hidráulica ou ar-condicionado (que está sendo adaptado para funcionar
com um compressor elétrico semelhante ao usado em aviões, como nos
explicou um engenheiro), mas com travas e vidros elétricos, o Palio
Weekend Elétrico é impulsionado por um bloco refrigerado a água que
desenvolve 20 cv (15 Kw), 5,1 kgfm de torque e pesa 41,5 kg.
Quem olha esses números tem a sensação de que a perua não sairá do
lugar, mas a desenvoltura dela é surpreendente. Com quatro pessoas a
bordo foi possível atingir e manter sem problemas uma velocidade
constante de 80 km/h. As acelerações não são rápidas, mas são lineares
e sem trancos. Segundo a Fiat, o Palio Weekend Elétrico acelera até 60
km/h partindo da imobilidade em 9s0 e atinge 100 km/h, sua velocidade
máxima, em 28s0.
De acordo com os engenheiros envolvidos na montagem do modelo, a
carroceria é recebida diretamente da Fiat proveniente de Betim e as
únicas alterações necessárias estão na suspensão e nos freios. A
escolha da Weekend para receber o conjunto elétrico foi a
versatilidade, já que o volumoso pacote com as baterias pode ser
acomodado no porta-malas, o que libera espaço para os quatro
passageiros. “Mas não haveria problema em convertermos um Palio, pois é
mais leve e poderia ser mais eficiente, porém ele só levaria dois
ocupantes”, nos revela um engenheiro.
Por falar em eficiência, as baterias de níquel conferem uma autonomia
de 120 km com carga completa ao Palio Elétrico e podem ser recarregadas
em oito horas quando conectadas a uma tomada de três pinos de 220 V. Um
detalhe muito importante é que essas baterias são completamente
recicláveis, portanto não agridem o meio-ambiente. Pelo que sentimos, o
modelo é a pedida ideal para quem trafega no trânsito pesado das
grandes cidades, nas quais o motorista circulam em média 50 km por dia.
Vamos torcer para que o governo abra os olhos para essa questão e a
indústria nacional possa desenvolver componentes que permitam a
fabricação em larga escala desses modelos por aqui.
Fiat Palio Weekend Elétrico
Fiat Palio Weekend Elétrico
Painel do modelo conta com velocímetro e luzes de advertência
Motor elétrico entrega 20 cv de potência e 5,1 kgfm de torque
Mostrador informa carga, tensão, temperatura e corrente da bateria
Console e acabamento interno são similares aos modelos vendidos em linha
Conceito de posto de abastecimento que funciona com energia solar
Na Weekend, porta-malas acomoda o conjunto de baterias e libera espaço para 4 passageiros
Linha de produção do Palio Weekend Elétrico na Usina de Itaipu
Fachada do espaço destinado à pesquisa e montagem dos modelos
Palio Weekend Elétrico sendo recarregado
Alavanca de câmbio do Palio Weekend Elétrico
Fonte: CarroOnline
mais aguçado poderão ver alguns adesivos “elétrico” ao redor do modelo.
Porém, a confirmação de que se trata de um carro movido a eletricidade
vem com a ausência de barulho que ele emite ao rodar. Assim é o Palio
Weekend Elétrico, perua que a Fiat monta na usina binacional de Itaipu
e que foi avaliado, a convite da fabricante, pelo Carro Online.
Mas antes de acionarmos a ignição, conversamos com a equipe de
engenheiros da marca italiana para descobrir mais sobre o projeto,
iniciado há três anos por meio de uma parceria entre a Fiat Automóveis,
a usina de Itaipu e a empresa suíça especializada em produção de
energia renovável hidrelétrica KWO.
Por enquanto, não podemos dizer que o Palio Weekend Elétrico seja
um veículo nacional, pois motor, transmissão e as baterias que
abastecem o sistema são importados, mas a idéia da Fiat é obter o
conhecimento necessário para nacionalizar esse automóvel utilizando
peças desenvolvidas em conjunto com seus fornecedores. Além disso, é
necessário um apoio do governo para que esse tipo de tecnologia se
torne uma realidade em nossas ruas, já que o exemplar que você confere
nas fotos custa R$ 160 000, quantia descomunal para um Palio Weekend.
“Atualmente a administração federal não tem uma política para carros
elétricos. Eles são taxados como veículos especiais e pagam mais taxas,
como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), por exemplo, de
25%”, explica Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat.
Atualmente já existem 21 Palio Weekend Elétrico rodando nas
empresas parceiras do projeto – grande parte companhias de geração e
distribuição de energia – sendo que a meta é entregar 50 unidades até o
primeiro semestre de 2010. Foi nos arredores da linha de produção que
tivemos contato com a perua elétrica. Vamos às nossas primeiras
impressões.
Ao volante
Se externamente o Palio Weekend Elétrico é semelhante à seu irmão
a combustão, no interior é que aparecem algumas peculiaridades. O que
mais desperta atenção é um mostrador no alto do console central onde
constam informações sobre carga da bateria, tensão, temperatura e
corrente. Descendo os olhos, notamos uma pequena chave seletora que
permite acionar o regenerador de frenagem, um dispositivo semelhante ao
tão falado KERS aplicado nos bólidos de Fórmula 1 e que recupera a
energia gasta nos momentos de frenagem.
O câmbio também é bem diferente do que estamos acostumados. Na
verdade só existe uma marcha à frente (Drive) e seu manuseio é simples,
feito por meio de uma alavanca que conta, além da já citada posição
Drive, com os comandos Neutro e Ré. Uma bateria convencional também
está presente ao lado do motor para abastecer os sistemas auxiliares do
carro, como faróis e luzes internas, dentre outros.
Antes de partir, porém, mais um característica de um carro
elétrico: a ignição não tem os dois estágios habituais, basta girar a
chave que o propulsor passa a funcionar. Sem luxos como direção
hidráulica ou ar-condicionado (que está sendo adaptado para funcionar
com um compressor elétrico semelhante ao usado em aviões, como nos
explicou um engenheiro), mas com travas e vidros elétricos, o Palio
Weekend Elétrico é impulsionado por um bloco refrigerado a água que
desenvolve 20 cv (15 Kw), 5,1 kgfm de torque e pesa 41,5 kg.
Quem olha esses números tem a sensação de que a perua não sairá do
lugar, mas a desenvoltura dela é surpreendente. Com quatro pessoas a
bordo foi possível atingir e manter sem problemas uma velocidade
constante de 80 km/h. As acelerações não são rápidas, mas são lineares
e sem trancos. Segundo a Fiat, o Palio Weekend Elétrico acelera até 60
km/h partindo da imobilidade em 9s0 e atinge 100 km/h, sua velocidade
máxima, em 28s0.
De acordo com os engenheiros envolvidos na montagem do modelo, a
carroceria é recebida diretamente da Fiat proveniente de Betim e as
únicas alterações necessárias estão na suspensão e nos freios. A
escolha da Weekend para receber o conjunto elétrico foi a
versatilidade, já que o volumoso pacote com as baterias pode ser
acomodado no porta-malas, o que libera espaço para os quatro
passageiros. “Mas não haveria problema em convertermos um Palio, pois é
mais leve e poderia ser mais eficiente, porém ele só levaria dois
ocupantes”, nos revela um engenheiro.
Por falar em eficiência, as baterias de níquel conferem uma autonomia
de 120 km com carga completa ao Palio Elétrico e podem ser recarregadas
em oito horas quando conectadas a uma tomada de três pinos de 220 V. Um
detalhe muito importante é que essas baterias são completamente
recicláveis, portanto não agridem o meio-ambiente. Pelo que sentimos, o
modelo é a pedida ideal para quem trafega no trânsito pesado das
grandes cidades, nas quais o motorista circulam em média 50 km por dia.
Vamos torcer para que o governo abra os olhos para essa questão e a
indústria nacional possa desenvolver componentes que permitam a
fabricação em larga escala desses modelos por aqui.
Fiat Palio Weekend Elétrico
Fiat Palio Weekend Elétrico
Painel do modelo conta com velocímetro e luzes de advertência
Motor elétrico entrega 20 cv de potência e 5,1 kgfm de torque
Mostrador informa carga, tensão, temperatura e corrente da bateria
Console e acabamento interno são similares aos modelos vendidos em linha
Conceito de posto de abastecimento que funciona com energia solar
Na Weekend, porta-malas acomoda o conjunto de baterias e libera espaço para 4 passageiros
Linha de produção do Palio Weekend Elétrico na Usina de Itaipu
Fachada do espaço destinado à pesquisa e montagem dos modelos
Palio Weekend Elétrico sendo recarregado
Alavanca de câmbio do Palio Weekend Elétrico
Fonte: CarroOnline