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Melhores e piores para enfrentar alagamentos-Cesvi

4 participantes

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R8V

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Os carros mais e menos resistentes a alagamentos
Confira a galeria de imagens dos melhores e piores veículos para enfrentar enchentes
Por Julia Wiltgen, de Exame.com | 17/01/2013

São Paulo - O verão chuvoso traz consigo alagamentos e enchentes por todo o país - nos últimos dias, por exemplo, inundações acometeram o Rio de Janeiro e a região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Em função das características da estação o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) dá dicas de como salvar o carro de alagamentos e divulga a lista dos carros já testados que são mais e menos resistentes a inundações.
O Cesvi desenvolveu o Índice de Danos de Enchente, que compara e classifica os veículos de acordo com o risco que cada um corre numa área de alagamento. A nota que vai de zero a cinco estrelas classifica os carros que têm mais e menos chance de ter uma pane em um alagamento (sendo 5 a melhor nota). O índice avalia o risco de calço hidráulico e de comprometimento no funcionamento de componentes fundamentais. São estudados os sistemas de admissão e escape, cilindrada do motor, taxa de compressão, alternador, centrais elétricas, sensor de oxigênio, sensor de rotação do motor, unidades de controle e embreagem.
Veja na tabela abaixo a galeria dos modelos testados, do menos para o mais resistente:


Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/especiais/melhores-piores-veiculos-enfrentar-enchentes-alagamentos-731238.shtml#foto0


Dos 30 modelos avaliados, o Fluence foi o melhor e o Palio Fire o pior- os JAC não foram mal.



Última edição por R8V em Sex 18 Jan - 14:35, editado 1 vez(es)

Fabiano

Fabiano

Cara que 10 isso, extremamente util ainda mais aqui na nossa região.

http://www.oticainova.com.br

R8V

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Do pior para o melhor:

FIAT PALIO FIRE 1,0
FIAT MILLE 1,0
CHEVROLET CELTA 1,5
CHEVROLET CORSA HATCH1,5
CHEVROLET PRISMA1,5
CHEVROLET ONIX HATCH2,0
JAC J3 HATCH 2,5
NISSAN MARCH 2,5
FIAT NOVO UNO 2,5
JAC J3 TURIN 2,5
RENAULT LOGAN 2,5
CITROËN C4 PALLAS2,5
JAC J6 2,5
TOYOTA ETIOS HATCH2,5
FIAT NOVO PALIO 3,0
SUZUKI SX4 3,0
NISSAN LIVINA 3,0
FIAT GRAND SIENA3,0
VOLKSWAGEN SPACEFOX3,0
FIAT BRAVO 3,5
NISSAN VERSA 3,5
FORD NEW FIESTA SEDAN3,5
PEUGEOT 308 3,5
CITROËN NOVO C3 HATCH3,5
CITROËN C4 HATCH4,0
CITROËN C4 PICASSO4,0
CHEVROLET COBALT4,0
RENAULT DUSTER 4,0
RENAULT FLUENCE 5,0


Fabiano, era isso que sempre quis mostrar: não precisa ser necessariamente um carro alto para enfrentar alagamento Wink .

Fabiano

Fabiano

Sim, antes ninguem sabia disso, e vai ajudar as montadoras a reposicionar itens cruciais no funcionamento de um carro, se o Classe A fosse fabricado ainda, teria nota -1 hehehehehhe....

http://www.oticainova.com.br

R8V

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Sempre ouvi que o Classe A ia mal ao transpor trechos alagados, soube de 2 que fundiram , ao passo que demais seguiam sem problemas.

Fabiano

Fabiano

Geralmente dava pau na bomba de direção eletrica

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
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Essa eu não sabia. O reparo era por volta de quanto?

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Essa eu não sabia. O reparo era por volta de quanto?

Na agencia girava em trono de 6 mil reais, tanto que hoje ainda é caro, no ML se encontra parte do sistema usado de carros batidos para venda acima de Mil reais.
Melhores e piores para enfrentar alagamentos-Cesvi Mercedes%20%27A%27%20Class%20engine
Melhores e piores para enfrentar alagamentos-Cesvi 2007-mercedes-a-class-43_460x0w

Alem de ser uma joia da engenharia seus posicionamento, para alagamentos muito frequentes no Brasil era uma grande dor de cabeça, AC também era afetado com frequencia, mas facilmente recuperavel:

http://www.aclassinfo.co.uk/mypage.33.htm

http://www.oticainova.com.br

R8V

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Caramba! Mas, eles não deviam ter previsto isso no projeto do carro ou na tropicalização?

pliniodemarco

pliniodemarco

R8V escreveu:Caramba! Mas, eles não deviam ter previsto isso no projeto do carro ou na tropicalização?
O problema é a mudança desses itens do carro apenas para o Brasil, totalmente inviável.

http://www.tigrao.info

Fabiano

Fabiano

Eu gosto do Classe A e isso é imutavel, teria um com certeza, preferencialmente um 1.9 manual, mas sinceramente eu fico chocado também como puderam deixar acontecer um deslize deste tamanho, não creio que inundações ou alagamentos seja apenas coisa do nosso Pais, isso pode acotnecer em qualquer lugar.

Como ja dito, a engenharia do motor e sua arquitetura é uma joia da engenharia, só perde para os Boxer da Subaru que a proposito, tem cabos de vela vedados, e todo circuito eletrico/hidraulico bem proximo do capô do carro, por isso digo, foi falta de pensar um pouco mais em recolocar tudo no carro de outra maneira.

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R8V

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Foi um deslize e tanto num bom carro, que tinha vários méritos.

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