ETIOS CONQUISTA 4 ESTRELAS EM CRASH TEST. JAC J3 E SANDERO, APENAS UMA13/11/2012 12h47
- atualizado às 16h41 em 13/11/2012
Toyota Etios em crash test do Latin NCAP (Foto: Divulgação/Latin NCAP)
Foram divulgados os resultados da terceira fase do Programa de
Avaliação de Carros Novos para a América Latina, o Latin NCAP, que testa
o nível de segurança de carros nacionais e realiza testes de impacto
dos modelos vendidos na América Latina. Nesta fase, foram oito modelos
testados, todos à venda no mercado brasileiro. Os dois modelos melhor
avaliados foram o Ford New Fiesta e o Honda City, ambos equipados com
airbag duplo e ISOFIX (sistema de engate para cadeirinhas infantis)
receberam 4 estrelas na segurança para adultos e 4 para crianças.
O resultado foi alcançado após o crash test frontal, realizado a 64
km/h contra uma barreira deformável descentralizada, possuindo quatro
manequins: dois com o tamanho de adultos no banco da frente, e dois
menores, simulando uma criança de 3 anos e uma de 1 ano e 6 meses. A
nota máxima possível atribuída aos modelos submetidos aos testes é de 5
estrelas.
Recém-lançado, o Toyota Etios ganhou 4 estrelas na segurança para
adultos e 2 para crianças, um resultado avaliado como bom pelos
engenheiros, já que pelo histórico do programa, o desempenho dos
populares nacionais é, no geral, bastante inferior ao seus similares
europeus.
Renault Sandero em crash test do Latin NCAP (Foto: Divulgação/Latin NCAP)
O Fluence, da Renault, também conseguiu 4 estrelas na proteção dos
ocupantes adultos, e 2 estrelas das crianças. Na avaliação dos técnicos
do Latin NCAP, o saldo não é tão positivo, pois pode ser notado que os
resultados seriam mais críticos para os ocupantes se a batida fosse um
pouco mais forte. Já o Volkswagen Polo conquistou 4 estrelas na segurança para adultos e 3
para crianças. O sedã Borá, que aqui no Brasil já saiu de linha,
recebeu 3 estrelas em ambos os quesitos.
Uma estrela Renault Sandero e Jac J3 foram os modelos com os piores resultados nos
testes. O hatch popular da Renault foi avaliado sem airbags, alcançando
apenas 1 estrela na segurança dos ocupantes adultos e 2 estrelas na
proteção de crianças, resultado apontado como péssimo pela instituição.
Tão ruim quanto, foi o resultado do JAC J3, que mesmo equipado com
airbag duplo, alcançou a mesma avaliação: 1 estrela para adultos e 2
para crianças.
A pontuação do chinês foi, inclusive, menor do que a
conquistada pelo Sandeiro. “Isso mostra que não adianta nada o carro
possuir os itens de segurança se a carroceria não consegue absorver o
impacto apropriadamente”, comenta Ronald Vroman, da Internacional
Consumer Reserch and Testing (ICRT).
JAC J3 em crash test realizado pelo Latin NCAP (Foto: Divulgação/Latin NCAP)
Sobre o teste
O Latin NCAP realiza os crash tests com veículos cedidos pelas marcas
ou patrocinados por instituições que opoiam o programa, e segue o padrão
desenvolvido pelo Global NCAP, que também atua na Europa. O teste de
colisão é feito com bonecos de teste colocados dentro dos veículos, que
têm 40% de sua parte frontal chocada contra uma barreira deformável a 64
km/h. Os efeitos sobre os bonecos são medidos por sensores, que geram
avaliações de proteção boa, adequada, marginal, fraca ou pobre.
A avaliação do engenheiro Dino Lameira, especialista da área automotiva
do PROTESTE Brasil, é bastante positiva em relação à melhora no
desempenho dos carros nacionais. Embora afirme que os modelos mais
básicos comercializados aqui e no restante da América Latina estejam 20
anos defasados em relação aos similares europeus e americanos, ele
afirma que melhorias já estão sendo incorporadas aos projetos mais
novos. “Foi a primeira vez que conseguimos 4 estrelas no quesito
segurança para crianças, por conta principalmente da presença do
ISOFIX". Segundo o especialista, foi o equipamento que garantiu às
cadeirinhas melhor fixação e estabilidade durante o impacto.
Desde 2010, o Latin Ncap já realizou o test crash em 26 modelos. Na
próxima fase, a instituição pretende incluir o teste de impacto lateral,
e talvez o teste feito com pedestres, ambos já realizados pelo Euro
NCap.
Fonte: AutoEsporte