Proprietários reclamam de graves problemas em Topic 0km
Problemas em unidades do modelo Topic, fabricado
pela chinesa Jinbei, têm tirado o sono dos proprietários. Na internet,
há relatos de atendimento deficitário da rede CN Auto, que importa os
modelos Topic e Towner para o Brasil e de gambiarras descobertas em
veículo novo.
Com duas Topic Escolar na garagem, a
autônoma Maria Aparecida Souza coleciona um histórico de dor de cabeça
com as vans. Na última quarta-feira (22), ela passou por um susto quando
transportava 10 crianças. Segundo a condutora, os freios da van
falharam e para não bater em um ônibus que vinha em sentido contrário,
Cida jogou a direção para o lado contrário, indo de frente a uma árvore.
As crianças foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro com ferimentos
leves, mas o trauma para a motorista ficou. “O laudo do mecânico que
analisou o carro apontou falha no cilindro mestre e assim como ele, eu
também acho que isso é um defeito de fábrica, pois o carro é muito novo
e as revisões estão em dia”, disse.
Esse
acidente não foi o primeiro problema que Cida teve com as Topic. Após a
compra dos veículos, todos os bancos tiveram de ser trocados para que o
carro fosse aprovado na vistoria da BHTrans, órgão que gerencia e
fiscaliza o transporte escolar em Belo Horizonte. Segundo a
proprietária, o atendimento da autorizada da CN Auto na capital mineira
também deixa a desejar. Ela alega que nas revisões sempre esqueciam de
verificar as pastilhas de freio e que por causa disso a peça de
desgastou por completo enquanto ela rodava com o veículo, danificando o
disco de freio. Em outra revisão, ela mesmo viu o mecânico da Exxa
Motors, a autiorizada da marca, colocar pastilhas usadas na Topic.
“Levei o caso ao gerente que disse que mandou colocar peças usadas no
meu carro por não ter as novas em estoque, mas eles fizeram tudo isso
sem a minha autorização”, completa.
A
reportagem procurou a CN Auto para comentar o caso. Segundo o diretor
de pós-vendas da empresa, Jacques Della Rocca, desde o término da
garantia da Topic de Maria Aparecida, a cliente não executou mais nenhum
tipo de serviço de manutenção e revisão na concessionária. “Solicitamos
o envio de todo o histórico do veículo, e de posse das informações
procederemos com as providências cabíveis. No período em que o veículo
esteve na garantia e executando as revisões e manutenções na Exxa
Motors, não houve registro de qualquer tipo de ocorrência”, disse o
diretor da CN Auto.
"Não temos ainda informações sobre o
paradeiro do veículo, o que nos impossibilita a realização de uma
vistoria e elaboração de um laudo técnico", completa.
A falta de peças e de assistência nas
concessionárias também é um problema para Luiz Freixêdas. Morador de
Taubaté (SP), ele comprou uma van Topic para rodar como veículo escolar
na cidade mineira de Muzambinho, no sul do estado. Ele conta que os
problemas começaram já na primeira viagem com o carro, no caminho entre
Guaratinguetá (SP), onde fica a concessionária autorizada que lhe vendeu
o veículo, e Muzambinho. No percurso de 350 km, Luiz percebeu ruídos
estranhos no motor, que permaneceram no veículo. Com dois meses de uso, a
perda de potência do motor era nítida e, com cinco meses, o
proprietário percebeu que o veículo estava perigoso para continuar
rodando. Foram encontrados na parte inferior da carroceria vários pontos
enferrujados e com arames segurando peças importantes. “A
concessionária Soliva Motors, de Guaratinguetá, que vendeu o carro, não
quis se comprometer e a concessionária de Guaxupe, em Minas (cidade
vizinha a Muzambinho), não quis mexer no veiculo e a CN Auto tomou
conhecimento, mas nada fez”, lamenta o proprietário.
Orientado por mecânicos, Luiz achou melhor parar a Topic e mover um processo judicial contra o importador do modelo.
Em fóruns de discussão na internet sobre o veículo Jinbei Topic, há várias reclamações semelhantes.
A
CN Auto confirmou ao Vrum que o Sr. Luiz Freixêdas procurou as
concessionárias Mira Veículos em Guaxupé e Soliva Motors de
Guaratinguetá, alegando problemas no veículo.
Em nota, a importadora disse que em todas as ocasiões, sob a alegação de que não podia parar de prestar o serviço de
transporte,
o cliente se recusou a deixar o veículo para as devidas manutenções e
correções em garantia, exigindo então a troca do veículo por um novo, ou
um carro reserva sem custo pelo período da manutenção e a remoção
gratuita de uma concessionária para outra.
A CN Auto informou
que oferece a seus clientes o Serviço 24h para atendimento em
emergências cobrindo atendimento no local ou remoção do veículo até o
concessionário mais próximo gratuitamente. Porém este não é o caso do
cliente em questão pois não se trata de caso de emergência.
A empresa disse ainda que as concessionárias estão à disposição do cliente para os serviços necessários.
A
importação da Topic para o Brasil começou em 2008. O veículo foi
apresentado ao público no Salão de São Paulo daquele ano, junto com a
Towner, fabricado pela Hafei, também da China.
Os nomes são
velhos conhecidos do consumidor brasileiro. Towner e Topic fizeram
sucesso no Brasil em meados da década de 1990, quando vieram importados
pela Ásia Motors. De comum com os modelos atuais, apenas o nome. Os
antigos utilitários da Ásia se consagraram no mercado brasileiro e se
tornaram referência. A CN Auto usou isso como estratégia de marketing e
comprou os nomes Towner e Topic para trazer os modelos fabricados pela
Hafei e Jinbei com o mesmo nome das antigas vans da Ásia Motors.
A CN Auto vende a Topic em quatro configurações: passageiros, furgão, escolar e ambulância.
Fonte: Vrum
pela chinesa Jinbei, têm tirado o sono dos proprietários. Na internet,
há relatos de atendimento deficitário da rede CN Auto, que importa os
modelos Topic e Towner para o Brasil e de gambiarras descobertas em
veículo novo.
Com duas Topic Escolar na garagem, a
autônoma Maria Aparecida Souza coleciona um histórico de dor de cabeça
com as vans. Na última quarta-feira (22), ela passou por um susto quando
transportava 10 crianças. Segundo a condutora, os freios da van
falharam e para não bater em um ônibus que vinha em sentido contrário,
Cida jogou a direção para o lado contrário, indo de frente a uma árvore.
As crianças foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro com ferimentos
leves, mas o trauma para a motorista ficou. “O laudo do mecânico que
analisou o carro apontou falha no cilindro mestre e assim como ele, eu
também acho que isso é um defeito de fábrica, pois o carro é muito novo
e as revisões estão em dia”, disse.
Esse
acidente não foi o primeiro problema que Cida teve com as Topic. Após a
compra dos veículos, todos os bancos tiveram de ser trocados para que o
carro fosse aprovado na vistoria da BHTrans, órgão que gerencia e
fiscaliza o transporte escolar em Belo Horizonte. Segundo a
proprietária, o atendimento da autorizada da CN Auto na capital mineira
também deixa a desejar. Ela alega que nas revisões sempre esqueciam de
verificar as pastilhas de freio e que por causa disso a peça de
desgastou por completo enquanto ela rodava com o veículo, danificando o
disco de freio. Em outra revisão, ela mesmo viu o mecânico da Exxa
Motors, a autiorizada da marca, colocar pastilhas usadas na Topic.
“Levei o caso ao gerente que disse que mandou colocar peças usadas no
meu carro por não ter as novas em estoque, mas eles fizeram tudo isso
sem a minha autorização”, completa.
Clique aqui e veja mais fotos da Topic Escolar acidentada!
A
reportagem procurou a CN Auto para comentar o caso. Segundo o diretor
de pós-vendas da empresa, Jacques Della Rocca, desde o término da
garantia da Topic de Maria Aparecida, a cliente não executou mais nenhum
tipo de serviço de manutenção e revisão na concessionária. “Solicitamos
o envio de todo o histórico do veículo, e de posse das informações
procederemos com as providências cabíveis. No período em que o veículo
esteve na garantia e executando as revisões e manutenções na Exxa
Motors, não houve registro de qualquer tipo de ocorrência”, disse o
diretor da CN Auto.
"Não temos ainda informações sobre o
paradeiro do veículo, o que nos impossibilita a realização de uma
vistoria e elaboração de um laudo técnico", completa.
concessionárias também é um problema para Luiz Freixêdas. Morador de
Taubaté (SP), ele comprou uma van Topic para rodar como veículo escolar
na cidade mineira de Muzambinho, no sul do estado. Ele conta que os
problemas começaram já na primeira viagem com o carro, no caminho entre
Guaratinguetá (SP), onde fica a concessionária autorizada que lhe vendeu
o veículo, e Muzambinho. No percurso de 350 km, Luiz percebeu ruídos
estranhos no motor, que permaneceram no veículo. Com dois meses de uso, a
perda de potência do motor era nítida e, com cinco meses, o
proprietário percebeu que o veículo estava perigoso para continuar
rodando. Foram encontrados na parte inferior da carroceria vários pontos
enferrujados e com arames segurando peças importantes. “A
concessionária Soliva Motors, de Guaratinguetá, que vendeu o carro, não
quis se comprometer e a concessionária de Guaxupe, em Minas (cidade
vizinha a Muzambinho), não quis mexer no veiculo e a CN Auto tomou
conhecimento, mas nada fez”, lamenta o proprietário.
Orientado por mecânicos, Luiz achou melhor parar a Topic e mover um processo judicial contra o importador do modelo.
Em fóruns de discussão na internet sobre o veículo Jinbei Topic, há várias reclamações semelhantes.
A
CN Auto confirmou ao Vrum que o Sr. Luiz Freixêdas procurou as
concessionárias Mira Veículos em Guaxupé e Soliva Motors de
Guaratinguetá, alegando problemas no veículo.
Em nota, a importadora disse que em todas as ocasiões, sob a alegação de que não podia parar de prestar o serviço de
Luiz descobriu gambiarra em peças de sua Topic 2011 |
o cliente se recusou a deixar o veículo para as devidas manutenções e
correções em garantia, exigindo então a troca do veículo por um novo, ou
um carro reserva sem custo pelo período da manutenção e a remoção
gratuita de uma concessionária para outra.
A CN Auto informou
que oferece a seus clientes o Serviço 24h para atendimento em
emergências cobrindo atendimento no local ou remoção do veículo até o
concessionário mais próximo gratuitamente. Porém este não é o caso do
cliente em questão pois não se trata de caso de emergência.
A empresa disse ainda que as concessionárias estão à disposição do cliente para os serviços necessários.
A
importação da Topic para o Brasil começou em 2008. O veículo foi
apresentado ao público no Salão de São Paulo daquele ano, junto com a
Towner, fabricado pela Hafei, também da China.
Os nomes são
velhos conhecidos do consumidor brasileiro. Towner e Topic fizeram
sucesso no Brasil em meados da década de 1990, quando vieram importados
pela Ásia Motors. De comum com os modelos atuais, apenas o nome. Os
antigos utilitários da Ásia se consagraram no mercado brasileiro e se
tornaram referência. A CN Auto usou isso como estratégia de marketing e
comprou os nomes Towner e Topic para trazer os modelos fabricados pela
Hafei e Jinbei com o mesmo nome das antigas vans da Ásia Motors.
A CN Auto vende a Topic em quatro configurações: passageiros, furgão, escolar e ambulância.
Fonte: Vrum