Olha, o carro em si é um Gol ou uma Parati, então não tem mistério. As peças de câmbio, suspensão e freios se não me engano são as mesmas dos 2.0 8v, então os gastos nessa parte seriam contidos e achar as peças seria um tanto fácil.
Já o motor é um caso a parte. O que ele compartilha é com o 2.0 16v, que é raro de achar, raro de peças e poucos mexem - apesar de não ter nada de complicação nele, é mais desconhecimento mesmo. Preços podem serem caros e com certeza serão bem mais altos que do resto da gama Gol. Depois disso teria a turbina e o variador de fase como diferença.
O maior problema dessa linha nem considero a parte mecânica e de peças. Parece que só tiveram dois problemas com esse motor, ambos corrigidos pela VW nos carros em garantia na época: uma das mangueiras do turbo e o variador de fase. Depois de corrigidos, não deu mais nada com eles. O problema mesmo é que essa versão era quase sempre comprada e usada por quem fazia um uso muito exigente do carro, pela proposta esportiva, e que nem sempre cuidava dele com a mesma exigência. Com o tempo foi se formando aquela velha história: cria má fama por um ou outro problema - mesmo que corrigido - e pelos donos. Aí o preço baixa demais e qualquer um compra o modelo usado, muitas vezes com intenção de esmerilhar sem cuidar direito e até sem dinheiro para cuidar. O preço baixa mais ainda, o carro vira um mico e a grande maioria está acabada. Cada dia que passa é mais difícil achar um em bom estado e também fica mais difícil vender o carro.
Sendo assim, acho que seria um modelo bacana caso você encontrasse um bom, estivesse disposto a pagar mais que a média da linha Gol pela manutenção, tivesse paciência na hora de vender e - principalmente - realmente queira o carro. Seria um desprazer ter mais gastos e mais dificuldade ao vender se a potencia extra e a economia relativa não fossem desejados por você. Seria gastar por nada e ainda tem o seguro que é mais caro. Mas se você realmente quer um carro com essas características de bom desempenho, bom consumo, baixo preço de compra e peças que não sejam do motor fáceis e baratas de achar, vale muito a pena se você encontrar um bom.
Fabiano, na hora de exigir mesmo performance o 1.0 turbo era melhor até que o 2.0 8v. O torque era melhor também, tirando nas faixas muito baixas onde realmente até um modelo 1.6 seria superior. Por isso que tem que ver o que a pessoa procura...