[size=52]EcoSport 2019: versões SE e FreeStyle perderão parte dos airbags segundo fonte da Ford[/size]
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Ricardo de Oliveira
3 Minutos de LeituraDe acordo com uma fonte, que trabalha na rede de distribuidores da Ford, a montadora americana enviou um comunicado aos revendedores informando de que haverá mudanças no pacote de segurança do EcoSport ano/modelo 2018/2019, cuja produção começa em Camaçari-BA no mês de fevereiro.
O informativo diz que as versões SE e FreeStyle passarão a dispor apenas de airbags frontais, itens obrigatórios por lei no Brasil. Atualmente, todas as versões do Ford EcoSport 2018 contam com sete bolsas infláveis, incluindo proteção do joelho do motorista. Apenas a versão Titanium manterá todos os airbags previstos no projeto do utilitário esportivo, que ainda dispõe de controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, medidor de pressão dos pneus e podendo ter ainda alerta de tráfego traseiro, bem como alerta de ponto cego.
De fato, se isso vier mesmo a ocorrer – visto que até fevereiro muita coisa pode ocorrer – será um retrocesso, pois o Ford EcoSport 2018 é o único do segmento com sete airbags de fábrica. A introdução da novidade junto com as demais mudanças, inclusive de estilo, fizeram bem ao ex-líder do segmento que criou e também nos emplacamentos. De janeiro a novembro, o modelo vendeu 28.002 unidades, sendo que no mês passado ficou em vigésimo entre os automóveis com 3.217 emplacamentos.
No mercado nacional, o Ford EcoSport 2018 vem com motores 1.5 Ti-VCT (Dragon), que entrega até 137 cv e pouco mais de 16 kgfm. Junto com ele, o SUV compacto ganhou o Duratec Direct 2.0 com até 176 cv, ambos com transmissão automática de seis marchas, embora o 1.5 tenha opção manual. Atualmente, é vendido com preços entre R$ 77.990 e R$ 96.850.
[size=43]Europa[/size]
Enquanto aqui existe a possibilidade de perda de airbags, na Europa o Ford EcoSport 2018 começa a ser vendido nos mercados do continente. O utilitário esportivo compacto passou a ser produzido em Craiova, Romênia, de onde sai com o mesmo visual visto no Brasil, embora com o pacote personalizado ST-Line.
Por lá, a motorização é diferente, ostentando o novo propulsor diesel 1.5 EcoBlue de quatro cilindros e 125 cv, além do EcoBoost 1.0 em duas versões: 125 cv ou 140 cv. O câmbio também é automático de seis marchas e há opção de tração nas quatro rodas, algo que ainda não retornou ao produto brasileiro após a atualização.
Igualmente equipado com multimídia SYNC 3, além de sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, o Ford EcoSport 2018 na Europa vem com tela de 8 polegadas sensível ao toque, câmera de ré e sistema de navegação. Na segurança, acrescenta controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo. Na condução, ajustes na direção elétrica, assim como molas e amortecedores ajudaram no comportamento dinâmico do produto.