Domingos V escreveu:pliniodemarco escreveu:...vc precisa desligar a luz baixa (mesmo com lâmpadas comuns) e ficar só com a luz de neblina, não sei se vc passaram por esta experiencia, mas aqui acontece algumas vezes por ano condições como essas.
Nunca fiz isso. Funciona bem?
Sei que o alto na neblina intensa não se deve ligar pois forma uma parede, mas nunca pensei que numa situação extrema até o baixo se deve desligar.
Temos situações que a visibilidade é mínima, mesmo o farol baixo reflete muito, como o Fabiano já colocou, então deve-se andar só com a luz de lanterna e as de neblina (configuração é que aceita na maioria dos carros), de fato andar só com elas não é muito bom, mas algumas vezes o farol baixo vai prejudicar mais que ajudar, ainda mais se vc tem luz de 4300k ou maior, o que é usual na luz baixa.
Quando utilizo desta forma, seguidamente ligo o farol baixo pra ver se já é possível utiliza-lo, além é claro de andar em velocidades bem reduzidas.
Sob chuva sempre ligo os faróis de neblina (se for muito intensa, também a lanterna, faço o mesmo sob neblina), ajuda a ilumina e vc consegue se guiar pelas laterias da pista, em casos de maior risco.
Outro coisa que deve-se observar, nunca ligue a lanterna de neblina onde não há necessidade (neblina ou chuva intensas) por vc atrapalha muito a visão de quem vem atras, ela é muito forte e o pessoal liga os farois (muita gente liga sempre) e por não saber deixa ligado também as lanternas, os CFCs deveriam orientar algo sobre isso durante os cursos.