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Xenon - Discussão e Regras Gerais

4 participantes

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pliniodemarco



Domingos V escreveu:
pliniodemarco escreveu:...vc precisa desligar a luz baixa (mesmo com lâmpadas comuns) e ficar só com a luz de neblina, não sei se vc passaram por esta experiencia, mas aqui acontece algumas vezes por ano condições como essas.

Nunca fiz isso. Funciona bem?

Sei que o alto na neblina intensa não se deve ligar pois forma uma parede, mas nunca pensei que numa situação extrema até o baixo se deve desligar.

Temos situações que a visibilidade é mínima, mesmo o farol baixo reflete muito, como o Fabiano já colocou, então deve-se andar só com a luz de lanterna e as de neblina (configuração é que aceita na maioria dos carros), de fato andar só com elas não é muito bom, mas algumas vezes o farol baixo vai prejudicar mais que ajudar, ainda mais se vc tem luz de 4300k ou maior, o que é usual na luz baixa.
Quando utilizo desta forma, seguidamente ligo o farol baixo pra ver se já é possível utiliza-lo, além é claro de andar em velocidades bem reduzidas.
Sob chuva sempre ligo os faróis de neblina (se for muito intensa, também a lanterna, faço o mesmo sob neblina), ajuda a ilumina e vc consegue se guiar pelas laterias da pista, em casos de maior risco.
Outro coisa que deve-se observar, nunca ligue a lanterna de neblina onde não há necessidade (neblina ou chuva intensas) por vc atrapalha muito a visão de quem vem atras, ela é muito forte e o pessoal liga os farois (muita gente liga sempre) e por não saber deixa ligado também as lanternas, os CFCs deveriam orientar algo sobre isso durante os cursos.

http://www.tigrao.info

Domingos V


Administrador

Hum, agora entendi. A ideia é pegar as laterais sem formar paredes com as gotículas que nesses casos extremos mais atrapalha do que ajuda.

E realmente deixar a lanterna de neblina ligada sem necessidade atrapalha e incomoda muito, podendo ser perigoso em algumas situações também. Fora do Brasil reclamam mesmo caso você esqueça ela ligada ou ligue quando não precise.

E pensar que aqui tem quem faça elas de luz de freio, sem mudar a lâmpada nem nada...

Fabiano



Domingos V escreveu:

E pensar que aqui tem quem faça elas de luz de freio, sem mudar a lâmpada nem nada...

Ja cheguei a fazer isso no Clio branco, devo ter até um tutorial no RenaultClube disso, mas como freio elas ficam acessas por alguns segundos apenas, o que não atrapalha e ainda ajuda a chamar mais a atenção ainda num caso de desatenção do condutor traseiro, aqui isso é literalmente uma palhaçada essas lanternas traseiras, e os caras se acham com isso, é o problema de alguem que sempre teve carros basicos, e passa a pegar um usado bem mais completo, no fim, fica com um monte de recursos novos sem saber como utilizar eles.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Achava que isso ajudava até ficar atrás de um carro com essa modificação. Enche demais. Tudo bem que chama atenção mesmo, mas até aí fica apelação também. Muito melhor colocar um brake-light - que hoje em dia é barato e tem até seguradora que dá de graça - ou então fazer essa modificação colocando lâmpadas de freio comum no lugar da de neblina, que tem o dobro da potência. É outra coisa que custa muito barato e ainda por cima ajuda a não derreter a placa da lanterna, como acontece em muitas dessas modificações.

Mas realmente quando se pega um carro com mais recursos é importante conhecer eles antes de fazer besteira. Infelizmente não ler manual ou se informar é questão de orgulho para alguns, assumindo uma posição que ao mesmo tempo que é arrogante é muito fraca de pensamento: se assume que se sabe de tudo e que não se precisa saber minimamente direito sobre o que se está usando - ainda mais sendo um carro.

pliniodemarco

pliniodemarco

Em todos os carro que vi até hoje, a luz de freio e a de neblina tema mesma potencia (21W) o que muda é a lanterna mesmo, então a adaptação vai encomodar quase sempre. (Já vi o tópico la no RenaultClube, vários modificaram, mas concordo isso não encomoda tanto quando ficar com uma luz dessa ligada direto na sua frente) tente ficar atras de um Polo, ou de um A3 com a lanterna de neblina ligada durante a noite sem necessidade, é muito ruim, perigoso em algumas situações, em compensação sob chuva ou neblinas muito forte a única luz que vc consegue ver a vários metros é desta lanterna, vc só vê a luz de freio e a das lanterna bem perto do carro à sua frete, o que pode ser tarde.

http://www.tigrao.info

Domingos V


Administrador

Acho que de 21 é da luz de freio, mas não da lanterna. Tanto que se usam dois polos nas lâmpadas de lanterna, um de 21 e outro que tem bem menos potência. A luz de neblina vem como padrão com essa de 21W, com a diferença de ser unipolar. Aí é só trocar por uma unipolar de menos watts que funciona bem e incomoda bem menos.

Mas em todos os casos você perde a função da luz de neblina, afinal fica sempre como se você estivesse brecando caso ligue ela. É outra desvantagem da modificação, a não ser que você tenha um brake-light com circuito separado.

Fabiano

Fabiano

Isso que carros como o A3 os Astra tem a luz de neblina traseira bem na linha de visão do motorista......

http://www.oticainova.com.br

pliniodemarco

pliniodemarco

Domingos, é assim, lanterna normal: 5W
luz de freio: 21W (essas duas geralemente numa lampada só)
lanterna de neblina: 21W
Nunca vi carro diferente disso, a grande maioria é assim.

http://www.tigrao.info

Domingos V


Administrador

Isso, essa de 5W que não me lembrava ao certo e que estava sugerindo. É só por uma dessas de 5W unipolar no lugar da de 21W unipolar da de neblina, assim se fica com as luzes de freio extra para ajudar na segurança e não se incomoda quem vem atrás.

Pensando aqui, talvez até colocar uma bi-polar de freio - mais fácil de achar - funcione. A lanterna de neblina só ativaria um dos canais por ter as trilhas feitas para lâmpadas unipolares. Caso ative a de 5W, o que acho provável, funcionaria dessa mesma forma.

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