Após anunciar o plano de produzir o novo motor
Pentastar no inicio do ano a Chrysler inaugurou na última
sexta-feira (19), a linha de montagem em que o propulsor será fabricado.
Localizada em Auburn Hills, Michigan, nos Estados unidos, as
instalações que serão responsáveis por produzir mais de 400.000 unidades
anuais do novo bloco receberam, desde 2007, o investimento de US$ 730
milhões ( cerca de R$ 1,3 bilhões).
Segundo a empresa norte-americana o novo bloco é o mais avançado
propulsor já desenvolvido pela marca e será o substituto de 6 motores
V6 utilizados em sua linha atualmente. O Pentastar (que significa cinco
estrelas) será disponibilizado inicialmente na versão aspirada e utiliza
tecnologias como comando de válvulas variável – chamado de VVT. De
acordo com a Chrysler este possui o pico de seus 36 kgfm de torque se
manifestando a 4.300 rpm. A potência máxima de 290 cavalos é atingida em
6.350 rpm, enquanto o limite de giro do sistema ocorre em 7.200 rpm.
Entre 1.800 rpm e 6.300 rpm, entretanto, a força do motor não é inferior
a 32,3 kgfm.
O novo bloco gera 38% mais potência e 11% mais torque que seu
antecessor, enquanto o consumo de combustível – um dos principais
motivadores do desenvolvimento do projeto – foi reduzido em 11%. O
sistema de propulsão também foi criado com o potencial para receber,
futuramente, injeção direta de combustível, turbo, além do sistema de
admissão MultiAir fornecido pela FPT.
“O Motor Pentastar é uma mudança de curso no objetivo da Chrysler
em reinventar seus modelos de negócio, sendo uma marca forte, focada e
com produtos de classe mundial”, afirmou Scott Garberding, diretor de
produção da fabricante. O primeiro veículo do Grupo a receber o
Pentastar será o Jeep Grand Cherokee, que será lançado no segundo
bimestre deste ano. Posteriormente o bloco será utilizado na linha
própria linha Chrysler, camionetes Ram e modelos Jeep e Dodge. Confira
as imagens da fábrica e do componente ao lado.
Fonte: CarroOnline
Pentastar no inicio do ano a Chrysler inaugurou na última
sexta-feira (19), a linha de montagem em que o propulsor será fabricado.
Localizada em Auburn Hills, Michigan, nos Estados unidos, as
instalações que serão responsáveis por produzir mais de 400.000 unidades
anuais do novo bloco receberam, desde 2007, o investimento de US$ 730
milhões ( cerca de R$ 1,3 bilhões).
Segundo a empresa norte-americana o novo bloco é o mais avançado
propulsor já desenvolvido pela marca e será o substituto de 6 motores
V6 utilizados em sua linha atualmente. O Pentastar (que significa cinco
estrelas) será disponibilizado inicialmente na versão aspirada e utiliza
tecnologias como comando de válvulas variável – chamado de VVT. De
acordo com a Chrysler este possui o pico de seus 36 kgfm de torque se
manifestando a 4.300 rpm. A potência máxima de 290 cavalos é atingida em
6.350 rpm, enquanto o limite de giro do sistema ocorre em 7.200 rpm.
Entre 1.800 rpm e 6.300 rpm, entretanto, a força do motor não é inferior
a 32,3 kgfm.
O novo bloco gera 38% mais potência e 11% mais torque que seu
antecessor, enquanto o consumo de combustível – um dos principais
motivadores do desenvolvimento do projeto – foi reduzido em 11%. O
sistema de propulsão também foi criado com o potencial para receber,
futuramente, injeção direta de combustível, turbo, além do sistema de
admissão MultiAir fornecido pela FPT.
“O Motor Pentastar é uma mudança de curso no objetivo da Chrysler
em reinventar seus modelos de negócio, sendo uma marca forte, focada e
com produtos de classe mundial”, afirmou Scott Garberding, diretor de
produção da fabricante. O primeiro veículo do Grupo a receber o
Pentastar será o Jeep Grand Cherokee, que será lançado no segundo
bimestre deste ano. Posteriormente o bloco será utilizado na linha
própria linha Chrysler, camionetes Ram e modelos Jeep e Dodge. Confira
as imagens da fábrica e do componente ao lado.
Fonte: CarroOnline