Isso é uma boa informação, mas é meio que antigo já. Essa é uma falha que existe em especial nos imobilizadores da Fiat e da VW. No entanto, é uma falha onde o ladrão tem que procurar algum carro bem específico já que cada carro vai precisar de um módulo de ignição "de reserva" diferente. Ainda que com o mesmo motor também, já que o modelo e fiação das centrais muda muitas vezes de um modelo para o outro cujo motor seja compartilhado. Aí, fica a coisa restrita àqueles modelos mais procurados
. Raramente o cara vai andar com uma central de Stilo e outra para um Punto ou um Golf, ele vai focar em ter, carregar e usar aquela que será mais lucrativa - que vai ser a de modelos como Uno, Palio, Gol, etc.
O caso varia muito de marca para marca e modelo para modelo. Os francêses em geral são bem bons nisso, com um código não resetável no módulo e outro no módulo de imobilização. Para fazer o esquema, só tendo uma central sem código, uma chave sem código e um módulo de imobilização em branco também. Ou os três já com uma combinação espefícia. Só que o módulo de imobilização é bem complicadinho de acessar e substituir. Um módulo de injeção é geralmente acessível e é só desplugar/plugar. O ladrão tem que ser muito especializado em um modelo e querer mesmo ele para ter tudo isso e ainda correr o maior risco pelo maior tempo e complexidade do processo. E se ele tem esses requisitos, uma trava ou alarme ele tira também e ainda mais facilmente. Por isso, seguro e relaxe. Quando o cara quer levar ele vai levar e é como acidente: você sempre tenta evitar mas acontece, por isso seguro é a única coisa eficaz no longo prazo.
Ficar colocando travas, alarme, etc. é comprovadamente perda de dinheiro e ainda você tem que ficar mexendo na fiação ou até furando o carro. E, ressaltando, eles são várias vezes mais fáceis de burlar que um imobilizador e nem precisam de equipamento especial muitas vezes. Só um ladrão bem pouco especializado em carros seria impedido por essas coisas e aí o imobilizador dá conta com sobra - tornando mais inútil ainda esse tipo de "proteção". A reportagem fala de alarme barulhento, por exemplo, e isso aqui em SP pelo menos só serve para encher o saco. Ninguém liga para alarme tocando, até porque se houve tocar toda hora e 80% das vezes é algum engano do próprio usuário. Se isso não assusta um civil, não vai assustar um cara que é especializado em roubar...
PS: Outros modelos com imobilizadores bons são os alemães importados, os Toyotas - por combinarem o alarme original num módulo separado, que também tem bloqueio, ao funcionamento do imobilizador da injeção - e os Fords dizem serem bons também.
PS2: Movi para a área mais apropriada.