A fabricante japonesa Nissan é a mais nova participante do hall de
construtores de carros elétricos. O LEAF EV, apresentado no
último sábado (1), começa a ser produzido no final de 2010 no Japão e
Estados Unidos. Em sua mira estão os híbridos Toyota Prius, Honda
Insight e futuramente o Chevrolet Volt, que ainda se valem de um motor
a combustão para alimentar suas baterias. A marca ainda não divulgou o
preço do veículo, mas garante que o produto será acessível ao
consumidor médio.
Para sua propulsão, o LEAF EV se vale de um gerador elétrico de 90
kW que obtém energia a partir de um conjunto de baterias de íon de
lítio. A fonte por sua vez impulsiona um motor elétrico de 109 cv e
28,5 kgfm de torque, que surge de imediato ao pisar no acelerador. De
acordo com a Nissan, o modelo tem autonomia de 160 km e para recarregar
as pilhas basta conectá-las a uma tomada de energia elétrica
convencional de 200 volts. O processo leva oito horas.
Visualmente o carro elétrico da Nissan traz uma série de elementos
estéticos presentes em outros carros de sua linha. Valorizando a
aerodinâmica, o modelo visto de frente parece uma mistura do hatch
Tiida com o crossover Murano. O mesmo vale para a traseira, que ainda
traz uma “pitada” de 370Z no design nas lanternas em forma de filete.
Outro detalhe interessante é o bocal de recarga, que vai escondido na
frente do veículo onde o logotipo da fabricante é estampado.
Para os futuros proprietários do Nissan elétrico que tiverem pressa
na hora do abastecimento, a montadora oferecerá uma estação de recarga
rápida, que permite atingir a plena carga em menos de uma hora. Entre
outros recursos, o LEAF EV ainda possui freios regenerativos, que
fornecem eletricidade para o funcionamento de diversos equipamentos do
carro, como o sistema de ar-condicionado, aparelho de som e
acionamentos dos vidros.
Outro recurso é o sistema Connected TI, que informa ao motorista a
quantidade de energia nas baterias e postos de recarga próximos ao
veículo, informando inclusive o preço do “combustível”. Quanto ao
desempenho, a marca informou apenas a velocidade máxima do veículo, que
é de modestos 140 km/h sem emitir uma única partícula poluente na
atmosfera. Consumidores comuns poderão ter acesso ao LEAF EV somente em
2012, quando a Nissan inicia as vendas do carro em diferentes mercados.
Fonte: CarroOnline
construtores de carros elétricos. O LEAF EV, apresentado no
último sábado (1), começa a ser produzido no final de 2010 no Japão e
Estados Unidos. Em sua mira estão os híbridos Toyota Prius, Honda
Insight e futuramente o Chevrolet Volt, que ainda se valem de um motor
a combustão para alimentar suas baterias. A marca ainda não divulgou o
preço do veículo, mas garante que o produto será acessível ao
consumidor médio.
Para sua propulsão, o LEAF EV se vale de um gerador elétrico de 90
kW que obtém energia a partir de um conjunto de baterias de íon de
lítio. A fonte por sua vez impulsiona um motor elétrico de 109 cv e
28,5 kgfm de torque, que surge de imediato ao pisar no acelerador. De
acordo com a Nissan, o modelo tem autonomia de 160 km e para recarregar
as pilhas basta conectá-las a uma tomada de energia elétrica
convencional de 200 volts. O processo leva oito horas.
Visualmente o carro elétrico da Nissan traz uma série de elementos
estéticos presentes em outros carros de sua linha. Valorizando a
aerodinâmica, o modelo visto de frente parece uma mistura do hatch
Tiida com o crossover Murano. O mesmo vale para a traseira, que ainda
traz uma “pitada” de 370Z no design nas lanternas em forma de filete.
Outro detalhe interessante é o bocal de recarga, que vai escondido na
frente do veículo onde o logotipo da fabricante é estampado.
Para os futuros proprietários do Nissan elétrico que tiverem pressa
na hora do abastecimento, a montadora oferecerá uma estação de recarga
rápida, que permite atingir a plena carga em menos de uma hora. Entre
outros recursos, o LEAF EV ainda possui freios regenerativos, que
fornecem eletricidade para o funcionamento de diversos equipamentos do
carro, como o sistema de ar-condicionado, aparelho de som e
acionamentos dos vidros.
Outro recurso é o sistema Connected TI, que informa ao motorista a
quantidade de energia nas baterias e postos de recarga próximos ao
veículo, informando inclusive o preço do “combustível”. Quanto ao
desempenho, a marca informou apenas a velocidade máxima do veículo, que
é de modestos 140 km/h sem emitir uma única partícula poluente na
atmosfera. Consumidores comuns poderão ter acesso ao LEAF EV somente em
2012, quando a Nissan inicia as vendas do carro em diferentes mercados.
Fonte: CarroOnline