"SE OS BRASILEIROS QUISEREM O CIVIC TYPE R, NÓS IREMOS CONSIDERAR"
Líder de desenvolvimento do esportivo de 310 cv da Honda, Hisayuki Yagi conversou com a Autoesporte durante o lançamento do modelo em Genebra
por MICHELLE FERREIRA, DE GENEBRA
04/03/2015 11h10- atualizado às 11h13 em 04/03/2015
Honda Civic Type-R no Salão de Genebra 2015 (Foto: Newspress)
Hisayuki Yagi é o líder de desenvolvimento global do hatch mais rápido da Honda - o Civic Type R, lançado durante o Salão de Genebra, na Suíça. Os números do modelo impressionam: são 310 cavalos de potência, velocidade máxima de 270 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. O executivo conta como foi criar e desenvolver o carro e revela que outros carros da marca seguirão o caminho do esportivo. “O consumidor pode esperar por mais motores turbo em linhas de produção da Honda”.
Você pode contar um pouco sobre o processo de criar e desenvolver o novo Civic Type R?Ele foi desenvolvido de uma forma completamente diferente da maneira que desenvolvemos carros de produção em massa. Normalmente, nós já sabemos que existe um mercado e é claro que nós tentamos atingir esse mercado. Sendo assim, nós não sabemos como será o consumidor do Type R. Esse é o carro que nós gostaríamos de expressar o nosso DNA. O conceito do Type R é de um carro de corrida que também pode ser dirigido em ruas urbanas. Esse conceito sempre esteve em nosso sangue. A proposta é completamente diferente de um carro normal de produção. Até porque esse é realmente um carro de alta performance.
O que mudou no Type R comparado ao Civic tradicional?Para ser objetivo, a performance dinâmica, que está em um nível completamente diferente neste carro.
O motor poderia ser mais potente? A marca escolheu que o carro tivesse menos potência para poder andar nas ruas?É claro que tecnicamente é possível ter mais cavalos, mas não fazia sentido ter mais potência no motor se isso não oferecesse uma performance dinâmica melhor. São 310 cavalos - é o melhor equilíbrio com a melhor performance em um carro e foi por isso que nós escolhemos essa especificação.
Manter a tração dianteira foi difícil?Esse foi um dos itens desafiadores para a Honda por ser a primeira em veículos de tração dianteira. Ser rápido em uma pista de corrida com carro de tração dianteira é muito difícil e muito desafiador. É claro que é mais fácil para veículos com tração nas quatro rodas ou com tração traseira. Então, esse foi um dos desafios para a Honda. Criar o carro que tenha a máxima performance de tração dianteira no mundo.
Honda Civic Type-R no Salão de Genebra 2015 (Foto: Newspress)
Quantas unidades a marca pretende vender?
Nós vamos vender quanto o cliente quiser [risos]. Não há limites. Quanto mais o cliente quiser o carro, mais nós iremos produzir.
O modelo vem para o Brasil? Se os brasileiros quiserem o Civic Type R, nós iremos considerar.Esse 2.0 é o primeiro turbo da linha Type R. Veremos mais motores turbo da Honda? O meu papel é desenvolver o carro e não tomar decisões estratégicas relacionadas ao negócio. Mas você pode esperar mais motores turbo em linhas de produção da Honda no futuro. Sempre depende da demanda da região de onde queremos trabalhar. Se fizer sentido por legislação ou por comportamento de direção usar motores turbo, iremos fazê-lo. Se não, utilizaremos essas tecnologias em motores aspirados. Nós, é claro, escolheremos a melhor solução. Iremos produzir quando houver demanda.
Honda Civic Type-R no Salão de Genebra 2015 (Foto: Newspress)
COMENTÁRIOS: Honda.... EU QUERO!