Após começo forte, venda de carros em 2013 cai ante 2012; veja lista com líderes
Comente
Fernando Calmon
Colunista do UOL15/01/201411h06
Comunicar erro Imprimir
Depois de um primeiro semestre forte, 2013 terminou com números de venda acumulados inferiores a 2012 entre carros e comerciais leves. Nos 17 segmentos em que a coluna divide o mercado interno, a liderança só mudou em dois: monovolumes pequenos e médios, com ascensão de Spin e C4 Picasso, respectivamente.
Houve diferenças pequenas de percentuais de participação dos líderes entre compactos (Gol/Voyage), médio-compactos (Civic) e grandes (BMW Séries 5/6). Na categoria mais importante (hatches e sedãs compactos somados), o Gol completou 27 anos de liderança como modelo mais vendido, independentemente da ajuda de sua versão sedã, o Voyage.
Outros campeões de seus segmentos seguiram inabalados: Fusion, Panamera, SpaceFox, Strada, S10, EcoSport, Tucson/ix35, Hilux SW4, Pajero Full/Dakar e BMW Z4. O mercado também esvaziou, ainda mais, dois segmentos: stations e monovolumes médios, que por terem baixa oferta de opções tendem a desaparecer do ranking da coluna.
Concorrência cada vez mais apertada indica duas tendências: novos itens de série disponibilizados sem repasse integral aos preços e garantia completa de três anos para a maioria das marcas. Curioso é o fato de a Fiat, líder de vendas, só agora oferecer três anos de garantia para motor e câmbio, quando a Volks resolve estender esse prazo para o veículo inteiro.
Classificação que se segue segmenta a oferta por distância entre-eixos, largura e, secundariamente, preço. A base é o percentual de emplacamentos nacionais de modelos mais representativos (hatches e sedãs somados). Paulo Garbossa, da ADK, somou dados seguindo critérios da coluna para o ranking Vencedores e Vencidos.
1) Compactos:
Gol/Voyage, 15,4%; Palio/Siena, 13,8%; Uno/Mille, 8,3%; Onix/Prisma, 8,2%; Fiesta hatch/sedã, 7,8%; HB20/X/S, 7,1%; Fox/CrossFox, 5,8%; Logan/Sandero, 5,6%; Classic, 4%; Celta, 3,3%; Etios hatch/sedã, 2,8%; Cobalt, 2,7%; Punto/Linea, 2,1%; March/Versa, 2%; 207/208, 1,6%; C3/DS3, 1,5%; Clio, 1,4%; Agile, 1,3%; City, 1,2%; Ka, 1,1%. Gol/Voyage pressionados.
2) Médio-compactos:
Civic, 20%; Corolla, 18%; Cruze hatch/sedã, 16%; Golf/Jetta, 9,2%; Focus hatch/sedã, 9,1%; Peugeot 308/408, 5%; Fluence, 4,5%; C4/Pallas/DS4, 3,4%; i30/Elantra, 3,3%; Bravo, 3 %. Civic, líder, apertado.
3) Médio-grandes:
Fusion, 32%; BMW Série 3, 24%; Mercedes Classe C, 16%; Azera, 7%. Fusion avançou.
4) Grandes:
BMW Séries 5/6, 29%; Mercedes Classes E/CLS, 28%; Chrysler 300 C, 14%. Briga boa pela ponta.
5) Topo:
Panamera, 29%; Equus, 18%; BMW Série 7, 15%. Panamera ainda tranquilo.
6) Stations:
SpaceFox, 47%; Palio Weekend, 36%; Freemont/Journey, 14%. Segmento estagnado.
7) Monovolumes pequenos:
Spin, 32%; Fit, 31%; Idea, 18%. Disputa equilibrada.
Monovolumes médios:
C4 Picasso, 36%; J6, 31%; Mercedes Classe B, 22%. Líder se firmou.
9) Picapes pequenas:
Strada, 50%; Saveiro, 30%; Montana, 19%. Strada inabalável.
10) Picapes médias:
S10, 30%; Hilux, 24%; Amarok, 13%. S10 mais uma vez.
11) Utilitários esporte pequenos:
EcoSport, 49%; Duster, 37%; TR4, 7%. Liderança de volta ao EcoSport.
12) Utilitários esporte médio-compactos:
Tucson/ix35, 31%; ASX, 12%; Sportage, 11%. Líderes tranquilos.
13) Utilitários esporte médio-grandes:
Hilux SW4, 41%; Santa Fe, 13%; Trailblazer, 11%. SW4 sem ameaças.
14) Utilitários esporte grandes:
Pajero Full/Dakar, 43%; Edge, 21%; Discovery, 10%. Também não muda.
15) Esporte:
BMW Z4, 40%; Boxster/Cayman, 29%; 911, 9%. Resultado consolidado.
Ampliar
Os 10 carros mais vendidos em 201310 fotos
1 / 101º) Volkswagen Gol/Gol G4 -- 255.057 unidades
Ranking considera dados absolutos de emplacamento da Fenabrave para carros de passeio e comerciais leves em 2013 Leia mais Murilo Góes/UOL
Siga o colunista: www.twitter.com/fernandocalmon
Comente
Fernando Calmon
Colunista do UOL15/01/201411h06
- terr
Comunicar erro Imprimir
Depois de um primeiro semestre forte, 2013 terminou com números de venda acumulados inferiores a 2012 entre carros e comerciais leves. Nos 17 segmentos em que a coluna divide o mercado interno, a liderança só mudou em dois: monovolumes pequenos e médios, com ascensão de Spin e C4 Picasso, respectivamente.
Houve diferenças pequenas de percentuais de participação dos líderes entre compactos (Gol/Voyage), médio-compactos (Civic) e grandes (BMW Séries 5/6). Na categoria mais importante (hatches e sedãs compactos somados), o Gol completou 27 anos de liderança como modelo mais vendido, independentemente da ajuda de sua versão sedã, o Voyage.
Outros campeões de seus segmentos seguiram inabalados: Fusion, Panamera, SpaceFox, Strada, S10, EcoSport, Tucson/ix35, Hilux SW4, Pajero Full/Dakar e BMW Z4. O mercado também esvaziou, ainda mais, dois segmentos: stations e monovolumes médios, que por terem baixa oferta de opções tendem a desaparecer do ranking da coluna.
Concorrência cada vez mais apertada indica duas tendências: novos itens de série disponibilizados sem repasse integral aos preços e garantia completa de três anos para a maioria das marcas. Curioso é o fato de a Fiat, líder de vendas, só agora oferecer três anos de garantia para motor e câmbio, quando a Volks resolve estender esse prazo para o veículo inteiro.
Classificação que se segue segmenta a oferta por distância entre-eixos, largura e, secundariamente, preço. A base é o percentual de emplacamentos nacionais de modelos mais representativos (hatches e sedãs somados). Paulo Garbossa, da ADK, somou dados seguindo critérios da coluna para o ranking Vencedores e Vencidos.
1) Compactos:
Gol/Voyage, 15,4%; Palio/Siena, 13,8%; Uno/Mille, 8,3%; Onix/Prisma, 8,2%; Fiesta hatch/sedã, 7,8%; HB20/X/S, 7,1%; Fox/CrossFox, 5,8%; Logan/Sandero, 5,6%; Classic, 4%; Celta, 3,3%; Etios hatch/sedã, 2,8%; Cobalt, 2,7%; Punto/Linea, 2,1%; March/Versa, 2%; 207/208, 1,6%; C3/DS3, 1,5%; Clio, 1,4%; Agile, 1,3%; City, 1,2%; Ka, 1,1%. Gol/Voyage pressionados.
2) Médio-compactos:
Civic, 20%; Corolla, 18%; Cruze hatch/sedã, 16%; Golf/Jetta, 9,2%; Focus hatch/sedã, 9,1%; Peugeot 308/408, 5%; Fluence, 4,5%; C4/Pallas/DS4, 3,4%; i30/Elantra, 3,3%; Bravo, 3 %. Civic, líder, apertado.
3) Médio-grandes:
Fusion, 32%; BMW Série 3, 24%; Mercedes Classe C, 16%; Azera, 7%. Fusion avançou.
4) Grandes:
BMW Séries 5/6, 29%; Mercedes Classes E/CLS, 28%; Chrysler 300 C, 14%. Briga boa pela ponta.
5) Topo:
Panamera, 29%; Equus, 18%; BMW Série 7, 15%. Panamera ainda tranquilo.
6) Stations:
SpaceFox, 47%; Palio Weekend, 36%; Freemont/Journey, 14%. Segmento estagnado.
7) Monovolumes pequenos:
Spin, 32%; Fit, 31%; Idea, 18%. Disputa equilibrada.
Monovolumes médios:
C4 Picasso, 36%; J6, 31%; Mercedes Classe B, 22%. Líder se firmou.
9) Picapes pequenas:
Strada, 50%; Saveiro, 30%; Montana, 19%. Strada inabalável.
10) Picapes médias:
S10, 30%; Hilux, 24%; Amarok, 13%. S10 mais uma vez.
11) Utilitários esporte pequenos:
EcoSport, 49%; Duster, 37%; TR4, 7%. Liderança de volta ao EcoSport.
12) Utilitários esporte médio-compactos:
Tucson/ix35, 31%; ASX, 12%; Sportage, 11%. Líderes tranquilos.
13) Utilitários esporte médio-grandes:
Hilux SW4, 41%; Santa Fe, 13%; Trailblazer, 11%. SW4 sem ameaças.
14) Utilitários esporte grandes:
Pajero Full/Dakar, 43%; Edge, 21%; Discovery, 10%. Também não muda.
15) Esporte:
BMW Z4, 40%; Boxster/Cayman, 29%; 911, 9%. Resultado consolidado.
Ampliar
Os 10 carros mais vendidos em 201310 fotos
1 / 10
Ranking considera dados absolutos de emplacamento da Fenabrave para carros de passeio e comerciais leves em 2013 Leia mais Murilo Góes/UOL
Siga o colunista: www.twitter.com/fernandocalmon