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3 gerações de Fusca

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13 gerações de Fusca Empty 3 gerações de Fusca Qua 27 Fev - 12:37

R8V

R8V
Administrador

Três gerações do Fusca se unem para combateDo carisma ao design e desempenho. Qual dos três você teria em sua garagem? Autor: Larissa Florêncio/Foto: Rafael Munhoz

Ficha TécnicaNúmeros do Teste FotosFórum O relógio marca 18h e a chuva não dá trégua em São Paulo. Através dos vidros molhados é possível notar os motoristas torcendo o pescoço para ver as três gerações do Fusca passar. Só mesmo esse trio para arrancar sorrisos de quem está parado no trânsito caótico da capital paulistana e debaixo de chuva.

Quando, enfim, chegamos ao bairro da Barra Funda e estacionamos o Fusca 1982, o New Beetle 2008 e o Novo Fusca 2013 para fotografá-los, foi impossível não ficar alguns minutos apreciando as transformações dos carros ao longo das décadas. “Mas nós viemos aqui para andar, certo?”, comentei com o proprietário do besouro e com o dono do modelo cult. Afinal, ninguém melhor para opinar sobre o Novo Fusca do que quem é apaixonado por seus antecessores.

O primeiro a assumir o volante do Fusca do século XXI foi o dono da primeira geração do besouro, Anderson Hilário, analista de sistemas e fã do modelo. E se engana quem acha que só “tiozão” gosta de carro antigo. Aos 32 anos, ele conta que seu primeiro veículo foi um Fusca 1979, na época, utilizado para as atividades do dia-a-dia. Já o seu atual é mesmo para passear vez ou outra. “Eu aprendi a dirigir em um Fusca. Meu pai já teve mais de 10”, conta ao descrever o carro em uma só palavra: um mito.



Sem disfarçar a ansiedade para poder acelerar, Anderson gastou um tempinho olhando para o moderno painel central, apertando os diversos botões de controles, mexendo no teto solar até bater o olho no mostrador de pressão do turbo. “Olha isso!”, exclamou empolgado. Depois de ajustar o banco, afivelar o cinto e pressionar o botão para dar a partida, seu ímpeto foi afundar o pé no acelerador para sentir a fúria dos 200 cavalos de potência, que faz o corpo grudar no banco. E como era de se prever, instantaneamente, um sorriso surgiu em sua face.

Acostumado com os nostálgicos 46 cavalos de seu Fusquinha com motor de 1.300 cilindradas, o rapaz ficou impressionado ao saber que o novato chega aos 100 km/h em 7,5 segundos, enquanto o seu leva mais de 36 s. Ao final do teste, quando perguntei quais as semelhanças encontradas no Novo Fusca em relação ao seu “xodó”, a resposta foi direta. “Só as formas e a alça para segurar”. E foi só tocar no assunto desempenho que, a palavra "sensacional" foi a primeira a sair da sua boca.

Claro que ele gostou do carro, não tinha como ser diferente. Amante de velocidade, Anderson só não saiu de lá direto para uma concessionária da Volkswagen, pois acha os R$ 82.290 cobrados pela versão automática do Fusca contemporâneo muito caro. “Com certeza eu teria um Novo Fusca. Mas se fosse mais barato”, enfatizou.



No momento em que o banco do motorista ficou livre foi a vez de Jorge Araújo assumir a direção. O contador de 57 anos, proprietário de um New Beetle 2008 não esconde a sua preferência pela segunda geração do carro. Tanto é que já está no segundo Beetle.

Quando viu o Novo Fusca estacionado, Jorge achou-o interessante e, timidamente, admitiu que ele chama mais a atenção que o Beetle. Mas foi só entrar e dar algumas voltas para aumentar a quantidade de adjetivos direcionados modelo. “É impressionante a potência desse carro. Ele é maravilhoso”.

De tanto que gostou, Jorge já colocou em seus planos ter um Novo Fusca em sua garagem. Porém, essa aquisição está programada somente para o ano que vem. “Até lá, já passou essa febre do lançamento, de cobrança de ágio, e posso encontrar um preço melhor”, afirmou.



Novo Fusca vai para a pista de testes

Como não poderia deixar de ser, realizamos o tradicional teste Carsale-Mauá, feito na pista. O Novo Fusca que avaliamos é mais completo, equipado com o genial câmbio automatizado DSG (Direct Sequencial Gearbox) de seis velocidades, apto a trocar as marchas mais rápido do que qualquer ser humano. Nessa configuração, o preço parte de R$ 82.290 – são R$ 4.400 a mais que o modelo manual de seis marchas.

Mas, esse exemplar em questão custa bem mais caro que isso. Basta colocar na ponta do lápis seus opcionais. De acordo com o configurador da Volks, bancos esportivos com aquecimento, faróis bi-xenon com luzes em LED, rodas de 18 polegadas, teto solar panorâmico, tecnologia de partida sem chave, rádio com sistema de navegação, som da grife Fender e o pacote tecnológico, que inclui ar-condiciondao digital e volante multifuncional fazem o preço do carro saltar para R$ 103.913.



Não dá para negar que é uma quantia “salgada”, mas, por outro lado, a marca alemã faz questão de tratar muito bem o motorista que tem grana para levar o novato para a casa. Em troca, oferece desempenho para ninguém botar defeito. Sob o capô, abriga o motor 2.0 litros TSI de 200 cavalos, suficientes para deixar todos os seus concorrentes com inveja. Para se ter uma ideia, o Hyundai Veloster oferece polêmicos 132 cv, o charmoso Citroën DS3 165 cv, enquanto a versão S do MINI Cooper chega aos 184 cv e a mais apimentada da gama A1 entrega 185 cv. Já o torque é de 28,5 kgfm, disponíveis a partir de meras 1.700 rotações.

Para ressaltar a “pegada” esportiva, a Volks caprichou no acerto da suspensão. O conjunto está bem firme e contribui para a alegria de quem gosta de um carro bom de curvas. Na prática, é possível expressar a sensação de guia-lo da seguinte maneira: você toca o pé no acelerador e o ronco grave do motor começa a invadir a cabine no mesmo momento em seu corpo cola no banco. A paisagem vista da janela lateral vira quase um quadro expressionista e seus sentidos começam a ser testados.



E que tal os incontestáveis números de teste? No retão da pista o Fusca fez o ponteiro do velocímetro sair do zero e alcançar os 100 km/h impressionantes 7,09 segundos, marca melhor do que a apontada pela fabricante. Outra média digna de aplausos foi a retomada de 60 a 120 km/h, concluída em 6,27 segundos. Enquanto o desempenho se mostrou feroz, as médias de consumo ficaram bem mansinhas. No circuito urbano registrou 9,2 km/h e no rodoviário cravou 14,8 km/l.

A terceira geração do Fusca continua mantendo o carisma do primeiro modelo e oferecendo um visual despojado embora diferente do Beetle, que também conquistava muita gente por ter design moderninho. Mas uma coisa todas as gerações do Fusca continuam trazendo de série um item em comum: o poderoso sistema capaz de extrair sorrisos por onde passa.


Avaliação CarsaleVW FuscaPosição de DirigirAcabamentoSegurançaEstiloConsumoCusto/BeneficioItens de sérieEspaço InternoDesempenhoErgonomiaConjunto mecânicoConfortoAvaliação Carsale4,17Publicidade
Veja abaixo a galeria de fotos:Ver todas as fotos
Ficha TécnicaFusca 2.0 Turbo TiptronicMotor2.0 TSI, transversal, 4 cilindros em linha, comando de válvulas duplo no cabeçoteCilindrada (Cm³)1.984Potência (Cv)200 a 5.100 rpmTorque (Kgfm)28,5 a 1.700 rpmCâmbioautomatizado de seis marchasComprimento (m)4,278Largura (m)1,808Altura (m)1,486Entre-Eixo (m)2,537Peso (Kg)1.342Porta-Mala (l)310SuspensãoIndependente, do tipo McPherson no eixo dianteiro e semi-independente, com eixo de torção no traseiroFreiosDianteiros a disco ventilado e disco na traseiraTanque (l)55Preço (R$)R$ 82.290 (manual R$ 77.890)


Fonte:http://carsale.uol.com.br/novosite/revista/avaliacao/tres-geracoes-do-fusca-se-unem-para-combate.html

23 gerações de Fusca Empty Re: 3 gerações de Fusca Qua 27 Fev - 13:47

Fabiano

Fabiano

Teria um Fusca modificado e preparado, dos outros não me interesam.

http://www.oticainova.com.br

33 gerações de Fusca Empty Re: 3 gerações de Fusca Qua 27 Fev - 15:11

pliniodemarco

pliniodemarco

Provavelmente comprarei um pra minha (futura) esposa mais pra frente, dessa geração, o vermelho me parece o mais bonito, da anterior, era o verde mangoo e amarelo (o amarelo empatava com o verde por não ser metálico).

http://www.tigrao.info

43 gerações de Fusca Empty Re: 3 gerações de Fusca Qui 28 Fev - 23:03

Grilo

Grilo
Administrador

pliniodemarco escreveu:Provavelmente comprarei um pra minha (futura) esposa mais pra frente, dessa geração, o vermelho me parece o mais bonito, da anterior, era o verde mangoo e amarelo (o amarelo empatava com o verde por não ser metálico).

Esse verde é uma das cores mais raras. Acho muito bonito!

http://www.autouniverso.com.br

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