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Gurgel: coletânea de artigos

4 participantes

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1Gurgel: coletânea de artigos Empty Gurgel: coletânea de artigos Sex 11 Jan - 11:09

R8V

R8V
Administrador

Devo dizer que minha preferência por carros compactos vem desde cedo. Aos 9 anos , achava o Motomachine o máximo e aos 10, adorava o Supermini. Confesso que tenho vontade de, um dia, comprar um para restaurar e manter.

O Gurgel fez o mais difícil, que era produzir carros, com soluções avançadas até hoje(vide o Itaipu) e não ter recebido ajuda do governo para evitar a falência. Já as 4 grandes, produzem carros defasados aqui e trazem os mais avançados do México ou Argentina; ainda assim, recebem uma série de incentivos que acabam por sabotar a concorrência- vide o ridículo aumento do IPI para importados em 2011.


Achei melhor colocar o link direto dos artigos, clube e reportagens de revistas.Segue abaixo:


História da marca: http://bestcars.uol.com.br/classicos/gurgel-1.htm

No artigo, são mencionados o jipe Carajás,que fez um relativo sucesso.

Na página 5 e 6,é dada ênfase ao BR 800 , Motomachine e Supermini; ao passo que na página 7 tem a ficha técnica dos carros que a Gurgel produziu e um editorail do Bob Sharp que coloco abaixo:



O sonho não acabou
O sonho de Gurgel era ser fabricante de automóveis. Mais do que isso: um fabricante nacional de automóveis. Na época em que nasceu, a General Motors estava chegando ao Brasil; a Ford, fazia pouco que estava aqui. Estava em andamento a colonização industrial.

Foi nesse ambiente que o menino João Augusto cresceu: carros vinham "de fora" ou eram montados a partir de peças e componentes importados, o que hoje se entende por CKD, sigla de completamente desmontado na língua inglesa.

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial em setembro de 1939, logo cessariam as importações de automóveis, em nome do esforço de guerra dos aliados contra o expansionismo alemão. Gurgel era adolescente, mas com idade suficiente para perceber o absurdo que era um país quase continente como o Brasil ficar sem locomoção devido a fatores externos. Foi nesse momento que acendeu nele a chama da idéia de fabricar automóveis.

O resto da história de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel é conhecido, que, inclusive, foi contado nas páginas anteriores. Ele quase chegou lá, tendo inclusive realizado o mais difícil numa fábrica de automóveis: produzir o motor.

O que fica são perguntas: por que o Brasil não possui indústria automobilística própria, com empresas e marcas nacionais, como ocorre em inúmeras nações, das mais ricas e opulentas às menos expressivas?

O que dizer do Japão, da Coréia do Sul e da Malásia, no outro lado do mundo, hoje com marcas próprias, muitas das quais notáveis, a pura expressão da tecnologia? Seriam seus povos seres superiores, dotados de inteligência e capacidade de trabalho várias vezes superiores ao nosso? É claro que não.

Reunimos todas as condições para termos nossa própria indústria automobilística -- verdadeira, brasileira, e não os "transplantes" que aí estão e não param de chegar. Temos tecnologia mais do que suficiente para projetar e fabricar qualquer tipo de veículo. Se assim não fosse, a Embraer não seria o que é hoje, disputando ombro a ombro o mercado de aviação regional com poderosos e tradicionais grupos industriais -- e vencendo.

Se assim não fosse, não teríamos essa vasta aplicação de tecnologia de informação que faz do Brasil um destaque entre todas as nações, como a votação eletrônica e o ajuste anual do imposto de renda pela Internet. Recentemente vimos o fiasco que foi a apuração das eleições presidenciais no país mais poderoso do planeta.

A única e plausível explicação é letargia, pura e simples. Qualquer empresa ou grupo industrial que deseje fabricar de automóveis -- partindo do zero, como se diz -- terá aqui todas as condições para fazer do empreendimento um sucesso. Em qualquer mercado. Sem medo ou vergonha. Querer é o que basta.

Não, o sonho de Gurgel não acabou. Pode ser que se tenha sublimado em asas de jatos regionais, mas continua a vagar pelas nossas mentes.
Bob Sharp (http://bestcars.uol.com.br/classicos/gurgel-7.htm)





R8V

R8V
Administrador

Outros links:


Site muito bom, com muitas informações da marca:

http://www.gurgel800.com.br/gurgel/

Para informações sobre o que foi publicado sobre o carro, clique em : http://www.gurgel800.com.br/publicacoes

Pena que, na parte da Autoesporte, não tem a edição de outubro de 1992,que tinha um teste do Supermini feito pela revista...

Abaixo, um teste do Supermini quando ele entrou no longa duração da 4 Rodas:

http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/quatrorodas/386/


Outro teste da 4 Rodas: http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/quatrorodas/388/


Mais recente, em outubro de 2005, na seção grandes brasileiros: http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/quatrorodas/519/

e na mesma seção , em setembro de 2009, sobre o MOtomachine :http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/gurgel-motomachine-500921.shtml



Enfim, meu objetivo aqui nesse tópico é reunir informações e discutir sobre a marca e seus carros.

Grilo

Grilo
Administrador

Anos atrás nem ligava para os Gurgel. Hoje já os acho simpáticos.

Quando eram vendidos, como eram os preços perto dos carros disponíveis no mercado?

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Nunca consegui me convencer das soluções adotadas em ancorar a carroceria em fibra, fragil a torções em algo mais firme e passivel de trincas, e nem é birra contra a Gurgel, isso serve para todos carros feitos da mesma forma.

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

Teria que pesquisar como o Carajás se comportava, já que ele como jipe estaria mais sujeito a torção da carroceria. Alguém sabe sobre isso?



Sobre o preço, essa tabela se não me engano é de outubro de 1992:
MERCADO
PREÇO Cr$ x 1 milhão
Supermini BR-SL 53,5
Chevette Junior 61,2
Uno Mille 63,5
Gol 1000 64,2

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:Nunca consegui me convencer das soluções adotadas em ancorar a carroceria em fibra, fragil a torções em algo mais firme e passivel de trincas, e nem é birra contra a Gurgel, isso serve para todos carros feitos da mesma forma.

Isso é verdade.
Outro dia vi um carro que era feito de fibra de madeira!

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Fabiano

Fabiano

Grilo escreveu:
Fabiano escreveu:Nunca consegui me convencer das soluções adotadas em ancorar a carroceria em fibra, fragil a torções em algo mais firme e passivel de trincas, e nem é birra contra a Gurgel, isso serve para todos carros feitos da mesma forma.

Isso é verdade.
Outro dia vi um carro que era feito de fibra de madeira!

Provavelmente o cara é um tremendo cara de pau..... Gurgel: coletânea de artigos 439272

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R8V

R8V
Administrador

E se surgisse um novo Gurgel?
28/01/2013
82 comentários



Um homem movido por um sonho e muita iniciativa, marcou a história automotiva brasileira. João Gurgel sonhava em construir carros genuinamente brasileiros e que tivesse diferenciais em relação aos concorrentes da época.

Tanto que na sua formatura no curso de engenharia, apresentou um pequeno veículo de dois cilindros batizado de ‘Tião’. Seu professor reprovando a ideia disse: “Gurgel, carro não se fabrica, se compra”. Logo depois disso, Gurgel foi fazer pós-graduação nos Estados Unidos. Lá pôde trabalhar na Buick e na GM.

Com o capital inicial vindo de sua empresa de moldagem de plásticos, Gurgel realizou em 1969 seu sonho: Fundou a Gurgel Motores S/A. No começo produzia apenas utilitários esportivos e veículos fora da estrada. Em 1981 lançou o primeiro veículo elétrico da América Latina, o Itaipu, e em 1988 realizou o que sonhava desde a sua juventude, e criou o BR-800, o primeiro carro genuinamente brasileiro.

Infelizmente a Gurgel Motores veio à falência em 1996, por questões financeiras e falta de incentivos do governo. As multinacionais também colaboraram para o encerramento das atividades da marca. Logo após esses acontecimentos, Gurgel caiu em grande depressão.

Cerca de oito anos depois do fechamento da fábrica, o registro da marca se encontrava expirado. Um empresário decidiu adquirir a patente da marca, sem nem mesmo consultar a família Gurgel, por um valor de R$ 850,00. A marca que era o orgulho para cada Brasileiro apaixonado por carros, virou fabricante de equipamentos e máquinas agrícolas. Os mais recentes lançamentos da marca são os tratores G6 e G12. Não está nos planos da empresa voltar a fabricar carros no futuro.



COMO SERIA A GURGEL ATUALMENTE?

Isso é algo que muitas pessoas questionam até hoje. É um pouco difícil imaginar a marca nos dias atuais, mas talvez os carros ainda fossem feitos em fibra de vidro e os chassis provavelmente seriam monoblocos. Os motores possivelmente seriam fabricados pela própria marca, assim como os que equipavam os BR-800. Os desenhos dos modelos seriam modernos e mais arredondados. Os faróis e lanternas teriam exclusividade para cada modelo.

A marca teria um modelo para cada categoria de carro. Desde compactos até sedãs grandes. Os utilitários seriam os mais robustos do mercado. Haveria carros esportivos com motores de alto desempenho e opções de câmbio automático para os modelos oferecidos pela Gurgel Motores. E o atributo que mais agradaria os brasileiros, seria os preços baixos de cada modelo, deixando os concorrentes de “cabelo em pé” e agradando todos os consumidores. Pois é, se tivesse sido assim a história da marca, o mercado automotivo nacional seria bem diferente do que vemos atualmente.

E SE SURGISSE UM NOVO GURGEL?

O mercado automotivo nacional está cada vez mais aquecido. Aqui temos mais de vinte marcas de carros e dezenas de modelos diferentes de todas as categorias e preços. Como seria se nesse mercado atual surgisse uma marca totalmente nacional novamente? Será que teria sucesso? Os carros seriam exclusivos? Há pessoas que gostariam. Há pessoas que acham melhor tudo do mesmo modo que está.

Muitos brasileiros acreditam que não existirá mais uma pessoa com a iniciativa e garra que João Gurgel teve. Enfrentar tantas dificuldades e sofrer tanto para realizar um sonho? Ou é melhor não ter sofrer tanto e desistir desse sonho? Gurgel com certeza foi um exemplo para muitos brasileiros, sejam eles apaixonados por carros ou não. Se algum dia surgirá alguém com a mesma garra e coragem que ele teve não sabemos. Mas o que podemos saber é que existem pessoas com a mesma capacidade que o empresário tinha.

Uma nova marca de carros nacional possivelmente teria sucesso. Porém teria que ter atributos que a tornassem destaque entre todas, como por exemplo, carros com aparência de carro conceito, preços bem baixos e tecnologia. Muita tecnologia.

É necessário muita coragem, paciência e investimento. A Gurgel Motores deixou dividas no valor de R$ 280 milhões após falir. Mesmo com a venda do terreno e da fábrica, as dividas ainda não puderam ser liquidadas. Mal deu para pagar os funcionários. O lucro de uma montadora é alto, se ela tiver bons produtos em sua linha e uma boa administração.

A cada dia que vejo um carro da Gurgel Motores rodando pelas ruas, me emociono muito. Pode parecer bobagem, porém só um grande apaixonado por carros sabe como é essa emoção. Ver rodar pelas ruas modelos que surgiram com muito esforço, dedicação e sofrimento, é ver também que nada disso foi em vão.

Na cidade em que resido há algumas unidades dos carros da marca. Também pretendo ter um modelo Gurgel na primeira oportunidade que tiver. Não quero somente ser um grande entusiasta da marca. Quero também colaborar para a preservação da marca que marcou a história automotiva brasileira.

E se algum dia realmente surgir uma pessoa com a mesma iniciativa e coragem que João Gurgel teve com certeza meu carro será dessa marca. Pois é mais justo incentivarmos a indústria automotiva nacional que incentivar as grandes montadoras multinacionais, que colocam preços altos demais devido a impostos e margens gordas de lucro. E você, concordaria com uma nova marca?

Por Jefter Marcos

Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/e-se-surgisse-um-novo-gurgel/

Fabiano

Fabiano

Eu concordo com uma nova Gurgel, e eu compraria desde que, não fosse de fibra e sim monobloco de metal, começasse com mecanica conhecida e depois se aventurasse em possuir mecanica propria, fossem bonitos, seguros e economicos, e claro, precisaria ser robusto e custar um valor justo.

Essas tentativas ai de fazer um novo carro brasileiro genuino em fibra apaga todo meu fogo, prefiro que nem comecem....

http://www.oticainova.com.br

10Gurgel: coletânea de artigos Empty Re: Gurgel: coletânea de artigos Ter 29 Jan - 19:21

R8V

R8V
Administrador

A fibra de vidro tinha a vantagem de não enferrujar, sendo bom para quem mora em região litorânea. E realmente, fica a questão da segurança...


Comprarem o nome da marca e usarem para trator foi osso...

Fabiano

Fabiano

No fim das contas, o novo Gurgel vai integrar o seleto time das marcas como Puma, Troller, Bianco entre outros que muito provavelmetne jamais voltarão.

http://www.oticainova.com.br

12Gurgel: coletânea de artigos Empty Re: Gurgel: coletânea de artigos Qua 30 Jan - 22:24

R8V

R8V
Administrador

Infelizmente.....


Certa vez, li que a Miura talvez voltaria.

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Infelizmente.....


Certa vez, li que a Miura talvez voltaria.

Miura é um nome muito forte mundialmente, mais especificamente pelas mãos da Lamboguini, seria uma otima opção trazer a marca devolta dos mortos, assim como a Lotus se reeinventou eles poderiam fazer o mesmo.

http://www.oticainova.com.br

14Gurgel: coletânea de artigos Empty Re: Gurgel: coletânea de artigos Qui 31 Jan - 12:18

R8V

R8V
Administrador

Mundialmente? Uau!

15Gurgel: coletânea de artigos Empty Re: Gurgel: coletânea de artigos Qui 31 Jan - 20:25

pliniodemarco

pliniodemarco

Gurgel: coletânea de artigos Miura%2Bcaminhao

http://www.tigrao.info

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