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http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI141272-10142,00.html
Todas as gerações do Ka e algumas do Fiesta utilizam o motor
Hugo Ferreira Carneiro, especialista em contabilidade, teve o problema ainda mais cedo em seu Ka 2009. “Antes mesmo dos 20 mil quilômetros tive de trocar o reservatório de água. Isso não pode ser normal.” Ele diz que precisou desembolsar R$ 80 em sua oficina de confiança, sendo que a concessionária cobrou R$ 300. Aqui mesmo na redação Autoesporte, quatro pessoas já passaram apuros com seus modelos Ka e Fiesta por falhas do sistema de arrefecimento.
De acordo com o consultor técnico de Autoesporte, Rubens Venosa, da oficina Motor Max, inúmeros casos como esse passaram por sua avaliação. “São cinco itens do sistema de arrefecimento do Rocam que danificam facilmente. Quando aparece esse motor na oficina, temos um procedimento padrão para troca das peças”, explica. O reservatório costuma apresentar trincas devido ao plástico de baixa qualidade, assim como a válvula termostática, enquanto o resistor da primeira velocidade da ventoinha dá mau contato. “A ventoinha passa a trabalhar apenas com a segunda velocidade e isso é notado por poucas pessoas”, acrescenta o engenheiro mecânico.
Segundo Venosa, a bomba d’água dificilmente dura mais que 60 mil km, e todo esse problema pode gerar gasto de até R$ 500. No entanto, trata-se de algo que poderia ser resolvido facilmente pela engenharia da Ford. Em contato com nossa reportagem, a Ford alegou que os problemas ocorridos foram pontuais e corrigidos. O verão fora de época dos modelos tem dito o contrário, e Autoesporte segue de olho.
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI141272-10142,00.html
Todas as gerações do Ka e algumas do Fiesta utilizam o motor
Hugo Ferreira Carneiro, especialista em contabilidade, teve o problema ainda mais cedo em seu Ka 2009. “Antes mesmo dos 20 mil quilômetros tive de trocar o reservatório de água. Isso não pode ser normal.” Ele diz que precisou desembolsar R$ 80 em sua oficina de confiança, sendo que a concessionária cobrou R$ 300. Aqui mesmo na redação Autoesporte, quatro pessoas já passaram apuros com seus modelos Ka e Fiesta por falhas do sistema de arrefecimento.
De acordo com o consultor técnico de Autoesporte, Rubens Venosa, da oficina Motor Max, inúmeros casos como esse passaram por sua avaliação. “São cinco itens do sistema de arrefecimento do Rocam que danificam facilmente. Quando aparece esse motor na oficina, temos um procedimento padrão para troca das peças”, explica. O reservatório costuma apresentar trincas devido ao plástico de baixa qualidade, assim como a válvula termostática, enquanto o resistor da primeira velocidade da ventoinha dá mau contato. “A ventoinha passa a trabalhar apenas com a segunda velocidade e isso é notado por poucas pessoas”, acrescenta o engenheiro mecânico.
Segundo Venosa, a bomba d’água dificilmente dura mais que 60 mil km, e todo esse problema pode gerar gasto de até R$ 500. No entanto, trata-se de algo que poderia ser resolvido facilmente pela engenharia da Ford. Em contato com nossa reportagem, a Ford alegou que os problemas ocorridos foram pontuais e corrigidos. O verão fora de época dos modelos tem dito o contrário, e Autoesporte segue de olho.