AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

COMBUSTIVEIS

4 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

16COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 23:12

Domingos V


Administrador

Justamente por isso que o pessoal de lá já deve estar se antecipando.

17COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 10:12

KÜLL



Domingos V escreveu:Fabiano, pelo menos aqui no Brasil não tem não. E esse sistema tem no novo Accord V6 também. Funciona muito bem e é transparente pro usuário, a única coisa que se nota é o barulho que fica diferente. Acredito que consiga deixar o carro tão economico quanto a versão 4 cilindros se você não abusar muito e tiver que apenas manter velocidade boa parte do dia.

E não imaginava que nos EUA já houvessem motores de injeção direta Flex! Na gasolina eles devem ser extremamente economicos! Acredito que o know-how que foi pego aqui no Brasil foi pra lá e as novas normas do Obama estão pressionando pela implantação dessas tecnologias. A GM do Brasil podia aproveitar pra fazer um 4 cilindros nesse mesmo esquema e implementar nos novos carros dela que estão por vir pra cá...

Sobre carros com injeção direta, é bom lembrar que a Volvo e a Mitsubishi já tinham motores assim a pelo menos dez, doze anos, na primeira geração do S40/Mit Carisma. Quem realmente "popularizou" o sistema foi a VW/Audi. Ao que eu saiba, o primeiro motor com injeção direta dos EUA foi o 2.0 turbo usado no Saturn Sky/Pontiac Solstice, que logo em seguida passou a ser utilizado no Opel Insignia (creio que este motor tenha nascido de encomenda para a Opel). Sobre ser FLEX, realmente foi uma tremenda surpresa para mim, lembrando que todas as reportagens que eu lí a respeito do novo Caddy SRX/Chevy Equinox não traziam NADA sobre o combustível usado no novo 3.0. É bem provável que o 3.6 do Camaro, também usado por lá no Buick LaCrosse e Caddy CTS logo, logo seja Flex. É o msmo motor usado no nosso Omega, mas com injeção direta e feito nos EUA (quando do lançamento deste motor dizia-se que o centro de projeto E PRODUÇÃO dos V6 seria a Austrália).
Sobre o know how ser "brazuca", isto está na cara; basta lembrar do caso do C3, onde a Sagem, empresa francesa de sistemas eletrônicos, participou como parceira no desenvolvimento dos motores Flex mas não é ela quem equipa o motor brasileiro, mas até onde eu sei, é que equipa os motores BIOFUEL usados na Europa. Lembrem-se do caso da Opel, onde as patentes desenvolvidas POR ELA PERTENCEM À GM e são registradas nos EUA; o mesmo deve ocorrer aqui.
Tem um cara aqui em Rib. Preto, alemão, engenheiro, que trabalhou muito tempo na BMW do Brasil, depois veio para a Eurobike aqui da cidade e depois abriu uma oficina de tuning, que a anos fala que o futuro da injeção direta está no álcool e vice versa. A conta que ele faz é que se considerarmos que o álcool tem uma defasagem calorífica de 30% em relação à gasolina e que a mesma se reflete no preço se, com injeção direta conseguirmos um ganho de 15%, como se diz que é possível nos manuais técnicos, o álcool chegaria a uma eficiência energética comparativa de 80% em relação à gasolina. Com o custo do álcool, a vantagem, mesmo andando menos por litro (por enquanto), SERIA IMBATÍVEL. O álcool não tem enxofre, portanto é o combustível IDEAL para injeção direta e com o ganho de eficiência, diminui-se o "gap" com a gasolina.
Falta INVESTIR, o que, sinceramente, estas montadoras NÃO ESTÃO FAZENDO NO BRASIL. Só para me ater ao post, se a GM não fez sequer uma atualização digna de nota nos seus motores, basicamente os mesmos da época do Monza, ou seja um projeto de pelo menos VINTE E CINCO ANOS, alguém aí sinceramente acredita que ela vá investir milhões de dólares agora, com essa pindaíba toda, em uma fábrica nova para produzir uma unidade nova, quem sabe em alumínio, com tecnologia de ponta (injeção direta) e ainda por cima FLEX.
Enquanto ela puder e os tolos comprarem, vamos continuar a ter o motor do Monzão por aqui e só isso.

18COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 10:43

Fabiano



Essa frase que o alemão falou tem nexo, um colega de anos da nossa familia, fez see estagio de eletronica/informatica na Bosch do Brasil, na epoca(1997) eles estava desenvolvendo os sistemas eletronicos e de informatica para as BMW série 3 que equipa este apartir de 2006, e na ocasião um dos chefes do setor onde ele trabalhou comentou com ele pelo fato de ser Brasileiro, que o futuro do motor a combustão esta justamente no Alcool, e não Alcool qualquer, e sim apartir do metodo desenvolvido no Brasil.

Não seria pra menos que a Injeção Direta estaria ou deveria se casar com o Alcool, seria um reconhecimento mundial da nossa capacidade.

http://www.oticainova.com.br

19COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 11:52

Domingos V


Administrador

Falta alguém dar as caras e fazer um flex por aqui mais a injeção direta e comprovar a teoria - que me parece muito válida, pois a injeção direta tem eficiência bem maior.

20COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 13:44

Fred



Mas requer muito mais tecnologia também. Na injeção direta, o que vc colocar no coletor o motor vai sugar e explodir. A injeção direta, além de pressão infinitamente superior, requer o controle exatíssimo da quantidade e momento de injeção. Sem contar qualidade do combustível, limpeza do sistema, etc. etc

21COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 16:08

Domingos V


Administrador

Sim, mas acho que não é tão difícil assim pra hoje em dia. Os 2.0 16v FSI da VW/Audi têm funcionado sem maiores problemas por aqui.

22COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 16:13

Fred



Cara, se não me engano os FSI não funcionam como FSI por aqui.
Eles usam a injeção direta mas não estratificada.

23COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 16:21

Fabiano

Fabiano

Fred escreveu:Cara, se não me engano os FSI não funcionam como FSI por aqui.
Eles usam a injeção direta mas não estratificada.

Mas o Passat usa ela estratificada.

http://www.oticainova.com.br

24COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 16:48

Fred



Como fiquei na dúvida, fui catar de onde tinha a informação de que não é utilizada a FSI aqui no Brasil:
http://www2.uol.com.br/bestcars/comp3/c5-passat-5.htm#ct
" O motor do Passat foi o primeiro na categoria, no Brasil, a usar injeção direta de gasolina, que vem se tornando cada vez mais comum no mercado mundial, sobretudo na Europa. Esse sistema substitui os injetores no coletor de admissão, usados na injeção indireta, por um sistema similar ao adotado em muitos motores a diesel, com injetores que atuam diretamente nas câmaras de combustão. Permite trabalhar com mistura ar-combustível mais pobre (com mais ar), em diferentes camadas, a chamada estratificada — daí a sigla FSI, fuel stratified injection. As vantagens são aumento de potência e torque e redução de consumo e de emissões poluentes. Mas há um problema.

A mistura estratificada aumenta a produção de óxidos de nitrogênio (NOX), combatida com catalisadores especiais. Só que esses catalisadores não aceitam gasolina com alto teor de enxofre, como a vendida no Brasil (exceto a Podium da BR) e em parte dos Estados Unidos. Por isso, os modelos da Volkswagen com motor FSI chegam a esses mercados com a central eletrônica programada para não trabalhar com mistura estratificada — a Audi faz o mesmo nos EUA, mas informou que isso não vale para seus carros vendidos aqui. A alteração permite que o Passat use gasolina comum ou aditivada sem problemas, embora, por sua taxa de compressão elevada, obtenha o melhor desempenho com aquelas de maior octanagem, como a premium (98 octanas RON) ou a Podium (102)."

25COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 17:17

Fabiano

Fabiano

Resumindo, o Passat que eu tinha lido não sei onde tinha isso, no fim não tem, e a Audi que achavam que não tinha, é oferecido aqui com o sistema.

Interesante isso, ja que aqui as normas de poluição ainda devem aceitar o NOX produzidos e não precisam ser combatido, dai eles podem remover o catalizador espcial para isso.

http://www.oticainova.com.br

26COMBUSTIVEIS - Página 2 Empty Re: COMBUSTIVEIS Ter 26 maio - 0:27

Domingos V


Administrador

Fabiano, seria uma modificação muito grande e custosa pra um carro que vem pra cá com poucas vendas e só como importado. Provávelmente o catalizador é integrado ao coletor de escape como nos motores mais recentes, o que faria com que se tivesse de reprojetar ele, o catalizador, o programa da ECU, etc. Se tivesse algum volume de vendas até seria viável.

E usar a injeção direta, mesmo que não estratificada, já é vantagem mesmo assim.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos