AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

COMBUSTIVEIS

4 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1COMBUSTIVEIS Empty COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 8:27

KÜLL



Gostei bastante do desenvolvimento que houve a respeito de motores em outro topico, mas como nao achei correspondencia, resolvi abrir este outro para tratar tanto de combustiveis, quanto da tecnica sobre motores.
O que eu gostaria de compartilhar com voces e que lendo o site EDMUNDS.COM, tem um teste do Cadillac SRX novo, versoes 2WD e 4WD, sendo que o motor usado e o novo 3.0 com injeçao direta; qual nao foi minha surpresa ao ler que este motor, COM INJEÇAO DIRETA, e FLEX, como costumam ser os Flex dos EUA: E85, ou seja a GM tem motores flex que inclusive poderiam alavancar a chegada da Cadillac por aqui. De outra parte, recebi um e mail de uma importadora vendendo este carro:
http://cache.easymailing.com.br/i.php?k=12087-169610-29

2COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 14:56

Fabiano

Fabiano

E será que esse C300 funciona legal com nosso tipo de Flex?
Pois o E85 não é como aqui sempre tem gasolina neste tipo de composto explosivo.

http://www.oticainova.com.br

3COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 15:03

KÜLL



Fabiano escreveu:E será que esse C300 funciona legal com nosso tipo de Flex?
Pois o E85 não é como aqui sempre tem gasolina neste tipo de composto explosivo.
Bom, no Estado de São Paulo a fiscalização está de cima e aqui em Ribeirão Preto, ainda mais.

4COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 15:16

Fabiano

Fabiano

KÜLL escreveu:
Fabiano escreveu:E será que esse C300 funciona legal com nosso tipo de Flex?
Pois o E85 não é como aqui sempre tem gasolina neste tipo de composto explosivo.
Bom, no Estado de São Paulo a fiscalização está de cima e aqui em Ribeirão Preto, ainda mais.

Acho que não me expresei direito, o que questiono é se essa C300 vai funcionar com 100% alcool rodando no Brasil, pois o E85 ainda tem 15% de gasolina e os flex deles são ajustados para rodas até no minimo com 15% de gasolina, aqui ele iriam rodas com possibilidade de 100% alcool, por isso pergunto se essa Mercedes C300 funcionaria bem, até porque o motor precisa receber proteção contra corrosão do Alcool.

Meu palpite é que ela não iria funcionar corretamente com o tanque 100% alcool.

Mas também o dono se for entender da mistura pode compensar no posto isso, do mesmo jeito que se faz indo para os paises do MercoSul.

http://www.oticainova.com.br

5COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 15:30

KÜLL



Fabiano escreveu:
KÜLL escreveu:
Fabiano escreveu:E será que esse C300 funciona legal com nosso tipo de Flex?
Pois o E85 não é como aqui sempre tem gasolina neste tipo de composto explosivo.
Bom, no Estado de São Paulo a fiscalização está de cima e aqui em Ribeirão Preto, ainda mais.

Acho que não me expresei direito, o que questiono é se essa C300 vai funcionar com 100% alcool rodando no Brasil, pois o E85 ainda tem 15% de gasolina e os flex deles são ajustados para rodas até no minimo com 15% de gasolina, aqui ele iriam rodas com possibilidade de 100% alcool, por isso pergunto se essa Mercedes C300 funcionaria bem, até porque o motor precisa receber proteção contra corrosão do Alcool.

Meu palpite é que ela não iria funcionar corretamente com o tanque 100% alcool.

Mas também o dono se for entender da mistura pode compensar no posto isso, do mesmo jeito que se faz indo para os paises do MercoSul.

Com 100% de álcool, realmente não funcionaria, mas aí, a questão é colocar 1 litro de gasolina para cada 4 de álcool, o que daria uns 17,5% de gasolina no total, portanto, dentro do conceito E85.

6COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 15:52

Fabiano

Fabiano

Tem que ver que na gasolina atual ja temos 25% de alcool, na hora de encher um tanque deste C300 teria de fazer uma conta um pouco mais complexa, mas se o dono abastecer ele cheio sempre, a conta nunca irá mudar, sempre será a mesma medida, e tem outra, não custa também fazer uma lista com o que iria de mistura tipo "10Litros de gasolina=X de alcool" e assim fazer com 20L, 40L e tanque cheio, não seria nada demais.

Acho que esse carros poderiam vir pra cá sem problemas.

http://www.oticainova.com.br

7COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 16:14

KÜLL



Fabiano escreveu:Tem que ver que na gasolina atual ja temos 25% de alcool, na hora de encher um tanque deste C300 teria de fazer uma conta um pouco mais complexa, mas se o dono abastecer ele cheio sempre, a conta nunca irá mudar, sempre será a mesma medida, e tem outra, não custa também fazer uma lista com o que iria de mistura tipo "10Litros de gasolina=X de alcool" e assim fazer com 20L, 40L e tanque cheio, não seria nada demais.

Acho que esse carros poderiam vir pra cá sem problemas.

Eu fiz a conta. Considerando a gasolina com 25% de álcool, enchendo o tanque com 4 litros de álcool e 1 litro de gasolina, você teria 4.250 ml de álcool e 750 ml de gasolina "pura". Divida 750 por 4.250 e dá 0,176471, ou seja 17,6 de gasolina dentro do conceito de E85. Com 24% de álcool, dá 17,88% de gasolina. Com 22%, 18,35%, etc. Ou seja, não tendo mais de 25% de álcool na gasolina, coloque-se 1 litro de gasolina para cada 4 de álcool e carro roda 'facim, facim' no Brasil.

8COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 16:39

Fabiano

Fabiano

Opa, então ta moleza isso, eu achava que isso era coisa pra dar dor de cabeça, mas então esta bem resolvido.

Que tipo de carro os Americanos fabricam que seja Flex e que poderia ser importado, considerando apenas Hatchs, um segmento mais efervecente por aqui, mesmo que de Sedãs ele deve ter muito mais opções, sabes dizer Küll?

http://www.oticainova.com.br

9COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 17:00

KÜLL



Fabiano escreveu:Opa, então ta moleza isso, eu achava que isso era coisa pra dar dor de cabeça, mas então esta bem resolvido.

Que tipo de carro os Americanos fabricam que seja Flex e que poderia ser importado, considerando apenas Hatchs, um segmento mais efervecente por aqui, mesmo que de Sedãs ele deve ter muito mais opções, sabes dizer Küll?

A Mercedes Flex foi uma completa surpresa para mim; eu recebi o anúncio da loja pelo e-mail e sinceramente, NUNCA imaginei que a (toda-poderosa) Mercedes Benz oferecesse um modelo Flex em qualquer mercado que fosse, ainda que o tamanho do mercado americano, mais a 'nóia da crise justifique. O caso do Cadillac SRX também foi novidade, mas principalmente pelo fato do motor ser com INJEÇÃO DIRETA.
ATÉ ONDE EU SEI, praticamente toda a linha das três grandes tem pelo menos um modelo E85, embora lá, por conta das legislações estaduais diferenciadas, estes modelos não estejam disponíveis em todo o país. Califórnia, com certeza, Malibu, Fusion, Charger, os grandes SUV's da GM, com certeza, inclusive uma outra importadora daqui está oferecendo um Hummer H2 (meu verdadeiro sonho de consumo), com o novo V8 6.2 FLEX. Este mesmo motor é usado nas pick ups e SUVs da GM, inclusive no Escalade da Cadillac. Da Ford e da Chrysler, eu sinceramente não sei quais outros modelos são Flex.

10COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 17:10

Fabiano

Fabiano

Puxa, vejo que pelos modelos apontados, se algum americano tivesse de dirigir um 1.0 flex ele com certeza infartaria, como pode eles não ligarem para o consumo exagerado destes motores gigantes.
Alguem sabe dizer se os motores da Chrysler/Mercedes com o MDS que desativa 4 cilindros num motor V8 ja tem o Flex?
Esse motor ja é 20% mais economico que um sem o sistema.

http://www.oticainova.com.br

11COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 19:10

Domingos V


Administrador

Fabiano, pelo menos aqui no Brasil não tem não. E esse sistema tem no novo Accord V6 também. Funciona muito bem e é transparente pro usuário, a única coisa que se nota é o barulho que fica diferente. Acredito que consiga deixar o carro tão economico quanto a versão 4 cilindros se você não abusar muito e tiver que apenas manter velocidade boa parte do dia.

E não imaginava que nos EUA já houvessem motores de injeção direta Flex! Na gasolina eles devem ser extremamente economicos! Acredito que o know-how que foi pego aqui no Brasil foi pra lá e as novas normas do Obama estão pressionando pela implantação dessas tecnologias. A GM do Brasil podia aproveitar pra fazer um 4 cilindros nesse mesmo esquema e implementar nos novos carros dela que estão por vir pra cá...

12COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 22:22

Fabiano

Fabiano

Domingos V escreveu:Fabiano, pelo menos aqui no Brasil não tem não. E esse sistema tem no novo Accord V6 também. Funciona muito bem e é transparente pro usuário, a única coisa que se nota é o barulho que fica diferente. Acredito que consiga deixar o carro tão economico quanto a versão 4 cilindros se você não abusar muito e tiver que apenas manter velocidade boa parte do dia.

E não imaginava que nos EUA já houvessem motores de injeção direta Flex! Na gasolina eles devem ser extremamente economicos! Acredito que o know-how que foi pego aqui no Brasil foi pra lá e as novas normas do Obama estão pressionando pela implantação dessas tecnologias. A GM do Brasil podia aproveitar pra fazer um 4 cilindros nesse mesmo esquema e implementar nos novos carros dela que estão por vir pra cá...

Não sabia do Accord com este sistema, interesante, sobre as normas do Obama, vi ontem de relance no JN que ele deu 7 anos para as montadoras colocarem carros altamente economicos no mercado.

http://www.oticainova.com.br

13COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Sex 22 maio - 23:12

Domingos V


Administrador

Justamente por isso que o pessoal de lá já deve estar se antecipando.

14COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 10:12

KÜLL



Domingos V escreveu:Fabiano, pelo menos aqui no Brasil não tem não. E esse sistema tem no novo Accord V6 também. Funciona muito bem e é transparente pro usuário, a única coisa que se nota é o barulho que fica diferente. Acredito que consiga deixar o carro tão economico quanto a versão 4 cilindros se você não abusar muito e tiver que apenas manter velocidade boa parte do dia.

E não imaginava que nos EUA já houvessem motores de injeção direta Flex! Na gasolina eles devem ser extremamente economicos! Acredito que o know-how que foi pego aqui no Brasil foi pra lá e as novas normas do Obama estão pressionando pela implantação dessas tecnologias. A GM do Brasil podia aproveitar pra fazer um 4 cilindros nesse mesmo esquema e implementar nos novos carros dela que estão por vir pra cá...

Sobre carros com injeção direta, é bom lembrar que a Volvo e a Mitsubishi já tinham motores assim a pelo menos dez, doze anos, na primeira geração do S40/Mit Carisma. Quem realmente "popularizou" o sistema foi a VW/Audi. Ao que eu saiba, o primeiro motor com injeção direta dos EUA foi o 2.0 turbo usado no Saturn Sky/Pontiac Solstice, que logo em seguida passou a ser utilizado no Opel Insignia (creio que este motor tenha nascido de encomenda para a Opel). Sobre ser FLEX, realmente foi uma tremenda surpresa para mim, lembrando que todas as reportagens que eu lí a respeito do novo Caddy SRX/Chevy Equinox não traziam NADA sobre o combustível usado no novo 3.0. É bem provável que o 3.6 do Camaro, também usado por lá no Buick LaCrosse e Caddy CTS logo, logo seja Flex. É o msmo motor usado no nosso Omega, mas com injeção direta e feito nos EUA (quando do lançamento deste motor dizia-se que o centro de projeto E PRODUÇÃO dos V6 seria a Austrália).
Sobre o know how ser "brazuca", isto está na cara; basta lembrar do caso do C3, onde a Sagem, empresa francesa de sistemas eletrônicos, participou como parceira no desenvolvimento dos motores Flex mas não é ela quem equipa o motor brasileiro, mas até onde eu sei, é que equipa os motores BIOFUEL usados na Europa. Lembrem-se do caso da Opel, onde as patentes desenvolvidas POR ELA PERTENCEM À GM e são registradas nos EUA; o mesmo deve ocorrer aqui.
Tem um cara aqui em Rib. Preto, alemão, engenheiro, que trabalhou muito tempo na BMW do Brasil, depois veio para a Eurobike aqui da cidade e depois abriu uma oficina de tuning, que a anos fala que o futuro da injeção direta está no álcool e vice versa. A conta que ele faz é que se considerarmos que o álcool tem uma defasagem calorífica de 30% em relação à gasolina e que a mesma se reflete no preço se, com injeção direta conseguirmos um ganho de 15%, como se diz que é possível nos manuais técnicos, o álcool chegaria a uma eficiência energética comparativa de 80% em relação à gasolina. Com o custo do álcool, a vantagem, mesmo andando menos por litro (por enquanto), SERIA IMBATÍVEL. O álcool não tem enxofre, portanto é o combustível IDEAL para injeção direta e com o ganho de eficiência, diminui-se o "gap" com a gasolina.
Falta INVESTIR, o que, sinceramente, estas montadoras NÃO ESTÃO FAZENDO NO BRASIL. Só para me ater ao post, se a GM não fez sequer uma atualização digna de nota nos seus motores, basicamente os mesmos da época do Monza, ou seja um projeto de pelo menos VINTE E CINCO ANOS, alguém aí sinceramente acredita que ela vá investir milhões de dólares agora, com essa pindaíba toda, em uma fábrica nova para produzir uma unidade nova, quem sabe em alumínio, com tecnologia de ponta (injeção direta) e ainda por cima FLEX.
Enquanto ela puder e os tolos comprarem, vamos continuar a ter o motor do Monzão por aqui e só isso.

15COMBUSTIVEIS Empty Re: COMBUSTIVEIS Seg 25 maio - 10:43

Fabiano

Fabiano

Essa frase que o alemão falou tem nexo, um colega de anos da nossa familia, fez see estagio de eletronica/informatica na Bosch do Brasil, na epoca(1997) eles estava desenvolvendo os sistemas eletronicos e de informatica para as BMW série 3 que equipa este apartir de 2006, e na ocasião um dos chefes do setor onde ele trabalhou comentou com ele pelo fato de ser Brasileiro, que o futuro do motor a combustão esta justamente no Alcool, e não Alcool qualquer, e sim apartir do metodo desenvolvido no Brasil.

Não seria pra menos que a Injeção Direta estaria ou deveria se casar com o Alcool, seria um reconhecimento mundial da nossa capacidade.

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos