Jeep Compass 2017 com motor flex é anunciado e preços vão de R$ 99.990 a R$ 124.990
20/10/2016 15:12
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Cerca de um mês após ter sido revelado de forma oficial nas versões com motorização a diesel, o Jeep Compass de nova geração agora faz sua estreia com a opção de motorização flex. O novo SUV intermediário da montadora norte-americana, que já está sendo produzido em Goiana (PE) ao lado do Renegade e da Fiat Toro, contará com três variantes com propulsor bicombustível, com preços entre R$ 99.990 e R$ 124.990.
Jeep Compass Flex 2017 – visual e interior
O design do novo Compass Flex segue a mesma linha dos modelos equipados com motor a diesel. A nova geração do utilitário-esportivo traz um visual mais moderno e alinhado com os mais recentes lançamentos da Jeep. O destaque vai para a dianteira da carroceria, com um formato mais imponente, marcado pelos faróis afilados com filetes em LED e a grade com sete quadrados verticais, esta presente em todos os carros da fabricante.
Há ainda laterais com vincos marcantes e um detalhe cromado que percorre as janelas e o vidro traseiro e lanternas como destaque na parte traseira do novo carro, com formato que invade as laterais e a tampa do porta-malas e iluminação em LED.
No interior, o Jeep Compass também não foge à regra. O carro traz uma série de elementos que remetem à diversos outros SUVs da linha da marca, como o próprio Renegade, como é o caso do volante multifuncional, da parte central do painel que abriga as saídas de ar e a tela do sistema multimídia e o painel de instrumentos com mostradores circulares. O acabamento mistura elementos macios ao toque, couro e detalhes em preto piano ou cinza.
O novo modelo mede 4.416 mm de comprimento, 1.819 mm de largura e 1.635 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.636 mm. Já o porta-malas tem capacidade para 408 litros.
Jeep Compass Flex 2017 – equipamentos de série
Entre os itens de série, o Compass Flex na versão de entrada Sport conta com airbags frontais, freios ABS, alarme, câmera de ré, controle de estabilidade e de tração, controle anti capotamento, controle de estabilidade para trailer, direção elétrica, faróis e lanternas em LED, faróis e lanternas de neblina, assistente de partida em rampas, luzes de condução diurna, Isofix, limitador de velocidade, controle de cruzeiro, volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado, apoio de braço com porta-objetos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, sistema multimídia com tela de cinco polegadas sensível ao toque, navegador GPS e comandos de voz, sistema de som com seis alto-falantes, USB e Bluetooth, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, volante multifuncional e com aletas para trocas de marcha, monitoramento de pressão dos pneus, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico, rodas aro 17 com pneus 225/60, entre outros.
Já o intermediário Longitude se diferencia pela iluminação ambiente, ar-condicionado de duas zonas, banco do passageiro rebatível, câmera de ré, destravamento das portas e partida do motor sem chave, retrovisor interno eletrocrômico, friso cromado por toda a extensão das janelas, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rodas de 18 polegadas com pneus 225/55, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas e navegador GPS, entre outros.
Por fim, o Limited agrega airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, acendimento automático dos faróis, alavanca de câmbio com revestimento em couro, detector de pontos cegos, faróis em xênon, painel de instrumentos com tela TFT colorida de sete polegadas, sensor de chuva, rack de teto com acabamento cromado, volante revestido em couro, bancos em couro bege ou preto, entre outros.
Haverá ainda a versão especial Opening Edition, limitada a 500 unidades, que ainda não teve seus equipamentos divulgados.
Jeep Compass Flex 2017 – equipamentos opcionais
Como opcional, a versão Sport do Compass Flex dispõe do Kit Segurança, que custa R$ 3,2 mil e acrescenta airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista e banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento.
Já a versão Longitude oferece o Kit Segurança (R$ 3 mil, com airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), Pacote Premium (R$ 3,5 mil, com faróis com acendimento automático, bancos revestidos em couro, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e sistema de som Beats de 506 W) e teto solar elétrico panorâmico Command View, que custa R$ 6,8 mil.
Por fim, a Limited conta com o Pacote High Tech, que tem preço de R$ 9 mil e inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), aviso de mudança de faixa, sistema de farol alto com comutação automática, aviso de colisão frontal, tomada auxiliar de 12V, banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições, sistema de som premium com nove alto-falantes, partida remota e assistente de estacionamento, além do teto panorâmico Command View, também por R$ 6,8 mil.
Jeep Compass Flex 2017 – motorização
As versões flex do novo Jeep Compass estreiam um motor inédito no mercado brasileiro. Trata-se do novo 2.0 litro 16V Flex Tigershark, dotado de bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote e duplo variador de fase, que consegue entregar 159 cavalos de potência com gasolina e 166 cv com etanol, a 6.200 rpm, e torque de 19,9 kgfm e 20,5 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, associado a uma transmissão automática de seis velocidades com comandos sequencias pela alavanca (ou por aletas atrás do volante a partir da versão Longitude).
De acordo com a Jeep, o Tigershark oferece 86% de sua força total já a partir dos 2.000 giros.
Para passar a beber etanol, o propuls.or (produzido no México) recebeu 20 mudanças, entre novos componentes e materiais. A taxa de compressão, por exemplo, passou de 10,2:1 para 11,8:1. O carro conta ainda com sistema HCSS, que aquece o combustível com resistências elétricas, eliminando o tanque auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol no tanque, e duplo variador de fase independente, com 60º de curso de atuação.
O duplo variador de fase, além de contribuir para o desempenho, consegue melhorar o consumo de combustível, já que reduz as perdas de bombeamento em cargas parciais de aceleração. Isso ocorre devido a três fatores: expansão total proporcionada pela abertura atrasada das válvulas de escape (comportamento do ciclo Atkinson); recirculação interna dos gases do motor (EGR) pelo fechamento atrasado das válvulas de escape; e fechamento atrasado das válvulas de aspiração (característica do ciclo Miller).
Quanto ao consumo, a Jeep fala em 8,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina. Já a respeito do desempenho, o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com etanol.
A linha dispõe ainda do 2.0 litros Multijet II turbodiesel, que rende 170 cv e 35,7 kgfm, com um câmbio automático de nove velocidades e tração nas quatro rodas, o mesmo conjunto já oferecido no crossover compacto Renegade e na picape Fiat Toro.
Jeep Compass Flex 2017 – preços
Confira abaixo os preços das versões flex do Compass:
Jeep Compass Sport 2.0 Flex 2017: R$ 99.990
Jeep Compass Longitude 2.0 Flex 2017: R$ 106.990
Jeep Compass Limited 2.0 Flex 2017: R$ 124.990
Jeep Compass Opening Edition 2.0 Flex 2017: R$ 109.490
O SUV na versão Sport está disponível nas cores sólidas Branco Ambiente e Preto Shadow e metálicas Prata Melfi, Vermelho Tribal, Preto Carbon, Azul Pacific e Cinza Antique (R$ 1.500). Já o Longitude dispõe das mesmas tonalidades sólidas e metálicas, além da perolizada Branco Polar (R$ 2 mil). Por fim, o Limited oferece a cor sólida Preto Shadow, as metálicas Prata Melfi com teto preto, Vermelho Tribal com teto preto, Preto Carbon, Azul Pacific com teto preto, Cinza Antique com teto preto e Branco Ambiente com teto preto (R$ 1.500) e a perolizada Branco Polar com teto preto (R$ 2 mil.
Jeep Compass Flex 2017 – revisões
Confira os planos de manutenção para as versões flex do Jeep Compass 2017:
12.000 km (R$ 447): elemento filtrante do filtro de óleo, filtro de combustível, elemento filtrante do filtro de ar e óleo do motor;
24.000 km (R$ 743): elemento filtrante do filtro de óleo, filtro de combustível, elemento filtrante do filtro de ar e óleo do motor;
36.000 km (R$ 823): elemento filtrante do filtro de óleo, filtro de combustível, elemento filtrante do filtro de ar, fluído de freios (ou a cada dois anos) e óleo do motor;
48.000 km (R$ 763): elemento filtrante do filtro de óleo, filtro de combustível, elemento filtrante do filtro de ar e óleo do motor;
60.000 km (R$ 1.440): elemento filtrante do filtro de óleo, filtro de combustível, elemento filtrante do filtro de ar, vela de ignição, correia de transmissão e óleo do motor.
(mão de obra inclusa)Jeep Compass Flex 2017 – ficha técnica
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[th]Motor[/th][th]2.0L Tigershark[/th][th][/th]
Cacterísticas | Cilindros | 4 em linha |
| Posição | transversal dianteiro |
| Cilindrada total / unitária | 1.995 cm³ |
| Diâmetro x Curso | 88 x 82 mm |
| Ciclo - Tempos | Otto - 4 |
| Taxa de compressão | 11,8:1 |
| Aspiração | Natural |
Performance | Gasolina E22 | |
| Potência máxima | 159 cv a 6.200 rpm |
| Torque máximo | 19,9 kgfm a 4.000 rpm |
| Etanol 100% | |
| Potência máxima | 166 cv a 6.200 rpm |
| Torque máximo | 20,5 kgfm a 4.000 rpm |
Distribuição | Número de válvulas por cilindro | 04 |
| Eixo comando de válvulas | 02 no cabeçote |
Ignição | Tipo | Eletrônicadigital incorporada ao sistema de injeção |
| Fabricante | Continental GPEC 2 |
Alimentação | Injeção eletrônica | Continental GPEC 2 |
Transmissão | Tração | Dianteira |
Câmbio | Número de marchas | 6 à frente e 1 à ré |
Diferencial | Posição | Incorporado a caixa de câmbio |
| Grupo de redução | Coroa e pinhão com dentes cilíndricos helicoidais |
| Relação de redução (final) | 4,316 |
Freios | Comando | Hidráulico c/ comando a pedal ABS/ESC de série |
Rodas anteriores | Sistema | A disco ventilado, com pinça flutuante e um cilindro de comando por cada roda |
| Diâmetro x espessura do disco | 305 x 28 mm |
| Sistema | A disco ventilado, com pinça flutuante e um cilindro de comando por cada roda |
| Diâmetro x espessura do disco | 278 x 12 mm |
Corretora de Frenagem | | Corretora eletrônica – EBD |
Direção | Sistema | Pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva |
| Coluna de direção | Articulada com juntas universais com regulagem de altura e profundidade |
| Diâmetro mínimo de giro | 11,3 m |
Suspensões | Dianteira | |
| Tipo | McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora |
| Amortecedores | Hidráulicos e pressurizados |
| Elemento elástico | Mola helicoidal |
| Traseira | |
| Tipo | McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora |
| Amortecedores | Hidráulicos e pressurizados |
| Elemento elástico | Mola helicoidal |
Rodas | | 7Jx 18″ – liga de alumínio |
Pneus | | 225/60 R17 |
Medidas | Comprimento | 4.416 mm |
| Largura da carroceria | 1.819 mm |
| Largura entre retrovisores | 2.033 mm |
| Altura | 1.635 mm |
| Distância entre-eixos | 2.636 mm |
| Bitola dianteira | 1.540 mm |
| Bitola traseira | 1.540 mm |
| Ângulo de entrada | 15,8º |
| Ângulo de saída | 30,8º |
| Ângulo de rampa | 21,8º |
| Altura mínima do solo | 206,8 mm |
| Porta-malas com banco traseiro em posição normal | 410 litros |
| Porta-malas com banco traseiro rebatido | 1.191 litros |
Reservatórios | Tanque de combustível | 60 litros (incluindo reserva de 8 L) |
Peso | Em ordem de marcha | 1.527 kg |
| Capacidade de carga (5 pessoas + 50 Kg) | 400 kg |
| Carga máxima rebocável (Kg) Reboque sem freio | 400 kg |
Galeria de fotos do Jeep Compass Flex 2017