AVALIAÇÃO: NOVO KIA SOUL
Segunda geração do crossover fica levemente maior, e muito melhor
por RONALD AHRENS, MOTOR TREND/NYT SYNDICATE
NOVO KIA SOUL (FOTO: KIA MOTORS)
O Kia Soul chegou do nada em 2009 para explodir o segmento dos crossover compactos. Agora, a marca coreana apresenta segunda geração do modelo, levemente maior, levemente mais baixa. O lançamento oficial foi feito no fim de 2013, nos EUA, onde o Soul já começou a ser vendido. No Brasil, a chegada do modelo está prometida para maio.
A nova geração do crossover mede 1,8 m de largura e 2,57 m de entre-eixos. A altura continua a mesma: 1,61 m. A proximidade maior com o solo se explica pelo chassi, fruto de um projeto completamente novo que, segundo a Kia, é 30% mais rígido que o anterior - o que também resultou em uma dirigibilidade melhorada.
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Elegendo elementos do conceito Track'ster para renovar o visual sem alterar o que já funcionava, a tampa do porta malas ganhou um painel com as mesmas cores da carroceria que parece flutuar sobre o vidro, recurso criado para transmitir uma sensação high-tech. Disponível como opcionais, as luzes traseiras de led e um grande par de refletores inferiores arredondados acentuam as curvas da da seção posterior.
Da mesma maneira, por dentro e por baixo o Soul foi atualizado e melhorado. Suspensões revisadas na frente e na traseira melhoram qualquer passeio e manobras. Vá em frente, passe por um buraco no meio de uma curva: o Soul se mantém composto e autoritário. O volante elétrico tem sensação e respostas impressionantes. Como opcional, o sistema de direção Flex oferece a seleção de três níveis de assitência elétrica: Comfort, Normal e Sport.
Dentre as três versões do novo Soul disponíveis nos EUA, a básica (Base) é oferecida com o mesmo 1.6 de 130 cv vendido no Brasil, embora não como flex. O câmbio é mecânico de cinco velocidades ou automático de seis. Já a intermediária Plus e a topo de linha Exclaim contam com o atualizado 2.0 de 166 cv de potência e 20,8 kgfm de torque a 4.000 rpm, sempre com a transmissão automática.
O pacote de itens opcionais inclui sistema de navegação com tela de oito polegadas integrado ao sistema de entretenimento, sistema de som Infinity com oito auto falantes e um teto solar panorâmico.
Em nossa avaliação, o excelente comportamento do Soul deixou nossos olhos bem abertos, e também nos fez pensar que a Kia precisa encontrar espaço na sua fábrica para aliviar as restrições de produção na Coreia, onde o Soul é produzido.
O novo carro é tão bom, tão detalhadamente e positivamente transformado, que a fabricante deveria esperar por uma demanda ainda maior.