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Toyota Etios sedã

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1Toyota Etios sedã Empty Toyota Etios sedã Sex 19 Abr - 16:16

R8V

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Administrador

Toyota Etios sedã abusa da racionalidade e demora a emplacar no mercado brasileiro
18/04/2013
Por: Eber |
273 comentários



Em segmentos superiores, os sedãs são associados à beleza e ao requinte. Com os sedãs compactos não é bem assim. Os consumidores são movidos pelo preço e pelo espaço que o carro oferece. Ainda assim, a emoção não pode ser desprezada. É isso que o Toyota Etios vem comprovando desde que foi lançado.

O objetivo inicial era apelar para o lado racional em mercados emergentes. Oferecer a confiabilidade da marca com espaço e preço acessível. Mas no Brasil, essa lógica não funcionou de cara. Principalmente porque o preço de R$ 43.400 estabelecido pela Toyota confrontou o Etios sedã com rivais de respeito, como o Chevrolet Prisma e o Hyundai HB20S. No primeiro momento, o bom conjunto mecânico e o baixo consumo de combustível do modelo não foram capazes de fazer o consumidor abstrair do design pouco inspirado e do interior com acabamento abaixo da média.

O caso é que as compras alimentadas pela emoção são as feitas por impulso, enquanto as racionais são feitas de forma calculada e levam um tempo para ganhar fôlego. O comportamento das vendas do compacto da Toyota seguiu rigorosamente esta lógica. A média esperada pela marca era de pouco menos de 70 mil unidades nos três primeiros anos do Etios no Brasil. Isso corresponde a 6 mil unidades mensais, sendo 4 mil para a versão hatch e 2 mil para a sedã.



Só que a média dos primeiros meses de comercialização do sedã ficaram bem abaixo disso, em torno de 800 unidades mensais. Mas neste começo de 2013 a coisa mudou. Nos três primeiros meses de 2013, o Etios sedã manteve a média de 1.770 licenciamentos mensais – número bem próximo do almejado pela montadora.

O fator tempo tem contado a favor do sedãzinho da Toyota. Isso porque suas qualidade passam a ser mais conhecidas, mas também porque a desarmonia de suas linhas ficam menos notáveis. Outro fato que certamente ajuda nesta recuperação é a “correção informal” do preço do modelo promovida pela marca.

A partir de feirões e promoções, o Etios sedã fica, na prática, mais barato que os rivais e do que o valor inicialmente pretendido pela fabricante. Seja por descontos diretos, seja através de brindes valiosos como aparelhos de TV, bônus em combustível ou IPVA pago para os compradores.



O que o Etios tem a oferecer, além do distintivo da Toyota, é uma grande vocação para o dia a dia na cidade. O sedã é equipado por um motor de 1.5 litro flex, com comando duplo no cabeçote. A potência de 96,5 cv a 5.600 rpm e o torque máximo de 13,9 kgfm na faixa de 3.100 giros sugerem boa agilidade. O propulsor é sempre acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades.

O design pouco atraente e conservador segue a tradição da Toyota. As linhas do Etios são extremamente simples e não há sequer um detalhe que desminta a intenção espartana do projeto. A linha de cintura é retilínea e os vincos do capô ajudam a melhorar o aspecto do sedã. Mas o friso cromado na tampa do porta-malas e a grade frontal, com uma curva que dá um aspecto “sorridente” ao compacto, são as principais características estéticas do modelo.



No interior do Etios, fica evidente que é um carro destinado a mercados emergentes. E o excesso de objetividade deixou a cabine com aparência simplória. O quadro de instrumentos fica em posição nada comum, no centro do painel. Os mostradores seguem a pobreza peculiar ao sedã. O velocímetro e o conta-giros são analógicos. Há ainda uma tela de LCD com o hodômetro e um minúsculo marcador de combustível. O básico rádio e os comandos do ar condicionado aparecem logo abaixo. Não há qualquer indício de requinte, mas também não falta espaço – principal atrativo do interior do sedã.

A lista de equipamentos de série é razoável. Na versão testada, a XLS com motor 1.5, estão presentes ABS e airbag duplo, obrigatórios a partir de 2014, além de ar-condicionado, alerta de portas abertas, direção, vidros e travas elétricos e desembaçador traseiro. Também são de série o rádio/CD/USB, os faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas. Uma receita simples para atingir planos objetivos.

Ponto a ponto

Desempenho – O motor 1.5 tem força suficiente para mover o Etios. Associado ao baixo peso, de 980 kg, o propulsor dá alguma agilidade ao sedã. Além disso, o bom torque deixa o carro rápido nas arrancadas e retomadas, com boas respostas nas situações exigidas pelo cotidiano urbano. Nota 8.

Estabilidade – Pode-se dizer que o Etios é “bom de curvas”. Significa que o carro é bem acertado, que resulta em firmeza e equilíbrio. Nem mesmo as curvas mais exigentes tiram do motorista a sensação de controle. Ao trafegar em velocidades mais elevadas, a estabilidade diminui, pois o sedã flutua um pouco. Nota 7.

Interatividade – Fica claro que a Toyota privilegiou o comportamento dinâmico em detrimento da relação “motorista-carro”. O compacto, mesmo em sua versão topo, não oferece itens banais como ajuste elétrico do retrovisor ou computador de bordo. O rádio está longe de ser moderno e o sistema de áudio também não é dos melhores. A posição do painel de instrumentos, centralizado, além de não agradar visualmente e é pouco funcional, já que as informações ficam confusas e distantes do condutor. A maior interatividade ocorre com os sons exteriores, pois o isolamento acústico do Etios é inexistente. Ao menos a visibilidade externa é boa. Nota 5.

Consumo – O Programa Brasileiro de Etiquetagem classificou o Etios como “A” no segmento e “B” no geral. A média registrada pelo InMetro é de 8,7 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina. Nota 8.



Tecnologia – O lado tecnológico não é o forte do Etios, que oferece poucos equipamentos em todas as versões. O rádio é simples e não há sequer computador de bordo. Também faz falta o ajuste elétrico dos retrovisores. Porém, é montado sobre uma plataforma nova, de 2010, e movido por um motor que consegue aliar desempenho e bom índice de consumo. Nota 7.

Conforto – A Toyota acertou ao calibrar a suspensão do Etios de forma macia, mas os pneus finos permitem que os impactos das irregularidades sejam transmitidos aos passageiros. O sedã oferece espaço para cinco adultos, mas falta ergonomia aos bancos. A marca evitou usar qualquer material fonoabsorvente e diminuiu até a espessura dos vidros para deixar o carro mais leve. Os ruídos externos e do motor invadem diretamente a cabine e impedem até uma conversa em tom normal. Nota 5.

Habitabilidade – O Etios proporciona bom espaço. Há poucos porta-objetos, mas o existente no console central é bastante acessível e supre a necessidade. A abertura do porta-luvas e o formato da tampa quase reduzem a efetividade de seu tamanho. Nota 7.

Acabamento – O interior do Etios impressiona mal. Não há qualquer sinal de requinte e os plásticos utilizados não agradam. Como são peças inteiriças, geram poucos rangidos – pelo menos no modelo testado, com pouco uso. Não há desleixo ou rebarbas na montagem, mas o material usado tem sempre aspecto e textura desagradáveis. Nota 4.

Design – A Toyota costuma ser conservadora no visual de seus carros. Mas o Etios eleva essa característica ao máximo. Suas linhas parecem ter saído de uma prancheta dos anos 90. Não há nada que chame a atenção no design do compacto, que exibe linhas bem diretas e um perfil bastante comum. Pequenos detalhes, como o recorte da tampa do porta-malas e o formato da grade dianteira tentam amenizar a simplicidade do sedã, mas sem qualquer sucesso. Nota 5.

Custo/benefício – O Etios é um modelo que briga declaradamente com carros de entrada das outras marcas. O sedã tem bom comportamento dinâmico. O problema é que a maioria dos rivais conta com mais recheio e charme. Enquanto o compacto da Toyota custa R$ 43.400 e fica devendo itens como travamento automático das portas em movimento, retrovisores elétricos e computador de bordo, o Chevrolet Prisma 1.4, com esses equipamentos inclusos, custa R$ 42.390. O Hyundai HB20S, com motor 1.6, sai por R$ 44.995. Não conta com os retrovisores elétricos mas oferece, entre outros itens, regulagem de altura do banco do motorista. De positivo, o bom consumo de combustível. Nota 6.

Total – O Toyota Etios somou 62 pontos em 100 possíveis.

Impressões ao dirigir - Conta exata



O Toyota Etios não atrai pelo impacto visual. Ao contrário. Tudo no carro é pragmático. As linhas são previsíveis e nada surpreendentes. O interior do sedã segue o mesmo estilo. Todos os materiais passam a sensação de falta de requinte. Por outro lado, a exatidão dos arremates agrada, mas a aparência dos revestimentos internos transmite a sensação de falta de qualidade. E, se a cabine não é sofisticada, ao menos oferece bastante espaço. O habitáculo é grande internamente e comporta cinco adultos sem problemas.

Alguns itens que facilitariam a vida do motorista fazem falta. Como a ausência de ajuste elétrico para os retrovisores, mesmo na versão de topo. O banco do motorista não tem regulagem de altura e o volante só é ajustável na altura. Ao girar a chave, o conforto é insultado pelo fraco isolamento acústico, que permite a entrada de todos os ruídos do entorno na cabine.



Já dinamicamente o Etios vai um pouco melhor. A direção elétrica facilita a condução e as manobras e o conjunto dinâmico é correto. O motor, aliviado por empurrar um carro emagrecido de itens de conforto, mostra uma boa agilidade. A transmissão tem engates certeiros e a suspensão é bem ajustada, mas é um tanto atrapalhada pelo pneus finos. Ainda assim, há pouco oscilação de carroceria nas curvas. Como é muito leve e pouco aerodinâmico, o sedã sofre explicitamente os efeitos de ventos laterais – o balanço da cabine é sentido não só pelo motorista, mas por todos os ocupantes.

Em velocidades mais elevadas, o Etios fica excessivamente impreciso. No trânsito da cidade, porém, o motor 1.5 não tem qualquer dificuldade para mover o sedã. O torque não demora a aparecer, o que resulta em rapidez nas arrancadas e boa resposta nas retomadas. E, por mais que a música da campanha publicitária fale das “curvas da estrada de Santos”, a maior vocação do Etios é claramente o uso urbano.

Ficha técnica - Toyota Etios XLS 1.5

Motor 1.5: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 92 cv com gasolina e 96,5 cv com etanol a 5.600 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 11,3 segundos

Velocidade máxima: NI.

Torque máximo: 13,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.100 rpm.

Diâmetro e curso: 75 mm X 84,7 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com rodas semi-independentes, com eixo de torção e molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Não oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 175/65 R14.

Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás com ABS.

Carroceria: Sedã em monobloco com quatro portas e cinco lugares com 4,26 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais. Não oferece airbags laterais nem de cabeça.

Peso: 980 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 562 litros.

Tanque de combustível: 45 litros.

Produção: Sorocaba, Brasil.

Lançamento mundial: 2010

Lançamento no Brasil: 2012.

Itens de série: Airbags frontais, luz indicadora de portas abertas e para-choque na cor do carro, freios ABS, direção elétrica, desembaçador traseiro, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, conta giros, rádio/CD/MP3/USB, maçanetas e retrovisores na cor do carro, apliques cromados no exterior, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, alarme com acionamento à distância.

Preço: R$ 43.400.

Por Auto Press

Fonte:http://www.noticiasautomotivas.com.br/toyota-etios-seda-abusa-da-racionalidade-e-demora-a-emplacar-no-mercado-brasileiro/

2Toyota Etios sedã Empty Re: Toyota Etios sedã Sáb 20 Abr - 10:05

Fabiano

Fabiano

Esta mais do que na hora deles assumirem o erro e tirar o carro de produção.

http://www.oticainova.com.br

3Toyota Etios sedã Empty Re: Toyota Etios sedã Sáb 20 Abr - 12:10

R8V

R8V
Administrador

Tirar não digo, mas uma reforma visual acompanhada de um banho loja cairia muito bem.

4Toyota Etios sedã Empty Re: Toyota Etios sedã Dom 21 Abr - 22:05

Grilo

Grilo
Administrador

Colocando ele por R$ 20.900, estaria ótimo, nem precisaria de facelift.

http://www.autouniverso.com.br

5Toyota Etios sedã Empty Re: Toyota Etios sedã Dom 21 Abr - 22:50

Fabiano

Fabiano

Grilo escreveu:Colocando ele por R$ 20.900, estaria ótimo, nem precisaria de facelift.

Penso da mesma forma, ainda que comentarios deste tipo devem ser uma facada no coração da marca no Brasil, das duas uma, ou não fizeram pesquisa do desenho apenas achando que tinham o Rei na barriga ou chamaram pessoas sem qualquer qualificação para opinar a respeito.

http://www.oticainova.com.br

6Toyota Etios sedã Empty Re: Toyota Etios sedã Seg 22 Abr - 1:06

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:
Grilo escreveu:Colocando ele por R$ 20.900, estaria ótimo, nem precisaria de facelift.

Penso da mesma forma, ainda que comentarios deste tipo devem ser uma facada no coração da marca no Brasil, das duas uma, ou não fizeram pesquisa do desenho apenas achando que tinham o Rei na barriga ou chamaram pessoas sem qualquer qualificação para opinar a respeito.

Isso que achei curioso.
As japonesas são bem precavidas antes de tomar qualquer atitute. Qualquer pesquisa com o Etios, ele teria sido reprovado...

http://www.autouniverso.com.br

7Toyota Etios sedã Empty Re: Toyota Etios sedã Seg 22 Abr - 11:11

Fabiano

Fabiano

Para estes quesitos de design, das pesquisas par aum modelo novo, por mais que seria entregar o ouro, deveriam chamar reporters do setor automotivo para opinar no lançamento de um carro, ainda que isso não seja muito preciso se o carro for visivelmente interesante.

http://www.oticainova.com.br

8Toyota Etios sedã Empty Re: Toyota Etios sedã Seg 22 Abr - 18:50

R8V

R8V
Administrador

Pois é, será que fizeram clínica com o Etios?

No Duster, a Renault alterou certos itens antes de lançar.

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