Os carros realmente estão mais caros hoje em dia?Redação
O leitor Luis Guilherme Silva, graduando em Economia Empresarial e Controladoria na FEA – RP / USP, nos enviou este texto, examinando se nos últimos 10 anos os carros realmente ficaram mais caros.Acompanhando não só os comentários da comunidade do NA, como também em outras mídias, principalmente em matérias de lançamentos, vemos diversos comentários reclamando dos preços atuais dos automóveis 0km em nosso mercado e exaltando que os carros encareceram muito e estão cada vez mais difícil de adquirir.
Seria verdade ou apenas ou achismo baseado em olhar apenas o valor nominal do carro?
A comparação é difícil, pois muitos carros que tínhamos 5 ou 10 anos atrás no mercado não estão mais disponíveis ou sofreram atualizações.
Apesar disso, é possível aproximar comparando carros da mesma montadora, que em tese, são substitutos diretos dos modelos antigos.
Índice
Segmento de entrada – hatches compactos
Sedãs médios
Picapes
Conclusão
Segmento de entrada – hatches compactos
Desde 2008, podemos afirmar que um dos modelos que menos sofreu alterações em nosso mercado, foi o Volkswagen Gol.
Apesar de facelifts e atualizações de motorização, o carro é montado sob a mesma plataforma e possui o mesmo design lateral desde então.
A versão de entrada com motorização 1.0 do Gol denominado G5, no lançamento em junho de 2008, chegou custando à partir de R$ 28.890.
Ele tinha itens de série bem mais modestos do que encontramos hoje com o Gol modelo 2020 que tem a sua versão mais barata com motorização 1.0 custando R$ 46.320 (com motor diferente e mais moderno do que o motor 1.0 de 2008, o mesmo ocorre na versão de motorização 1.6).
Corrigindo os valores para preços de fevereiro de 2019 utilizando o índice IPCA (que também será utilizado em toda a matéria) para o Volkswagen Gol em suas versões de entrada tanto para a motorização 1.0 e 1.6 chegamos ao seguinte resultado:
Volkswagen Gol Preço em 06/2008 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.0 R$ 28.890 R$ 52.827,78 R$ 46.230 -12,49%
1.6 R$ 32.290 R$ 59.044,97 R$ 52.760 -10,64%
Outro carro que seguiu o mesmo caminho do Volkswagen Gol no segmento foi o Fiat Uno, que sofreu alterações ainda mais discretas do que o Gol.
Lançado em meados de 2010, o Uno chegou custando em iniciais R$ 27.350 na carroceria de 4 portas e motor 1.0 (a de 2 portas atualmente não é mais ofertada, portanto, torna-se injusta a comparação com a de 2 portas, que custava ligeiramente menos).
Fiat Uno Preço em 05/2010 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.0 4 portas R$ 27.350 R$ 45.376,70 R$ 44.590 -1,73%
O compacto da Fiat não oferta mais modelos com a motorização 1.4, portanto a comparação teria uma pequena queda no grau de fidelidade à grosso modo.
Um pouco adiante, temos o lançamento do Chevrolet Onix, que também passou por facelift mas se mantêm o mesmo carro no geral.
Chevrolet Onix Preço em 07/2014 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.0 LS / Joy* R$ 35.696 R$ 46.342,89 R$ 46.290 -0,01%
1.0 LT R$ 39.096 R$ 50.756,99 R$ 47.290 -6,83%
1.4 LT** R$ 44.296 R$ 57.507,97 R$ 54.190 -5,77%
1.4 LTZ R$ 48.296 R$ 62.701,04 R$ 58.690 -6,40%
1.4 LTZ Automático R$ 51.846 R$ 67.309,88 R$ 64.390 -4,34%
* A versão LS (com pacote R7Q que incluía ar-condicionado) não é mais oferecida e a que se torna mais próxima é a Joy.
** A versão 1.4 LT a ser comparada é a com pacote R7N que adicionava a central-multimídia MyLink, já que hoje o sistema é incluso na versão sem o acréscimo de pacote.
Sedãs médios
O Toyota Corolla se mantém estável como líder da categoria já há alguns anos, apesar de novos concorrentes e a tendência global pelos SUVs.
Apesar da troca de geração, desde a linha 2011 o carro conta com as mesmas motorizações oferecidas até hoje (1.8 e 2.0).
Por conta disso, é mais justo compararmos o carro com base nos dados do ano modelo 2011, já que quando a antiga geração foi lançada por aqui, foi oferecida somente com motor 1.8 de início.
O carro também conta ainda com as mesmas nomenclaturas para as suas versões (com exceção de versão XLi) o que facilita a comparação.
Toyota Corolla Preço em 03/2010 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.8 GLi Automático* R$ 69.670 R$ 116.853,65 R$ 90.990 -22,13%
2.0 XEi Automático R$ 75.830 R$ 127.185,48 R$ 105.990 -16,66%
2.0 Altis Automático R$ 89.160 R$ 149.543,16 R$ 118.990 -20,43%
* A versão atual a ser comparada foi a GLi Couro, pois a GLi Tecido que a Toyota voltou a oferecer recentemente chega a ser menos equipada do que a GLi da geração atual.
O Honda Civic, principal concorrente do carro citado anteriormente, também mudou de geração, porém ainda mantém a motorização 2.0.
A comparação acaba sendo mais difícil de ser feita, pois as nomenclaturas não foram mantidas além de ter perdido e ganhado motorizações.
Na comparação, utilizaremos a versão intermediária do modelo 2014 (2.0 LXR) e a versão EXL do modelo 2019.
Honda Civic Preço em 01/2013 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
2.0 LXR / EXL R$ 74.290 R$ 105.975,84 R$ 110.000 +3,80%
Picapes
Lançada em 2012, a geração atual da Chevrolet S10 passou por um facelift, porém não teve alterações de motorização em sua versão diesel (apenas reprogramação elevando a sua potência).
Chevrolet S10 Preço em 02/2012 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
2.8 LT CD Diesel Automático 4×4 R$ 113.400 R$ 170.258,27 R$ 168.590 -0,98%
2.8 LTZ CD Diesel Automático 4×4 R$ 135.200 R$ 202.988,70 R$ 185.190 -8,77%
Por sua vez, a sua principal concorrente, a Toyota Hilux acabou ganhando uma nova geração. Apesar disso, a Toyota acabou seguindo a tradição e mantendo as mesmas nomenclaturas, o que facilita a nossa comparação.
Em sua versão flex, a motorização foi mantida.
Toyota Hilux Preço em 10/2013 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
2.7 SR CD Flex Automático 4×2 R$ 88.110 R$ 121.100,50 R$ 117.990 -2,57%
2.7 SRV CD Flex Automático 4×4 R$ 104.740 R$ 143.957,17 R$ 140.990 -2,06%
SR CD Diesel Automático 4×4 R$ 122.560 R$ 168.449,41 R$ 163.410 -3,00%
SRV CD Diesel Automático 4×4 R$ 148.550 R$ 204.170,69 R$ 182.930 -10,40%
Conclusão
A análise foi feita em um intervalo de aproximadamente 10 anos de mercado, com modelos de grande relevância.
É possível observar que dentro do período analisado, o preço real dos automóveis, na média, caiu. Não só isso, como também ganhamos diversos itens a mais em nossos automóveis, apesar da queda de seu preço real.
A cada dia se torna mais raro encontrar carros novos que não sejam equipados com vidros elétricos, ar-condicionado e direção hidráulica/elétrica, assim como itens antes considerados exclusividades de segmentos superiores vem se popularizando, como câmbio automático, ar-condicionado digital, central multimídia, partida sem chave, dentre outros.
Apesar disso, o poder de compra da população não cresceu no período, o que pode ser comprovado na venda de veículos novos, que hoje se encontra em níveis de 2008.
Fontes:
pitstopbrasil.wordpress.com/2008/06/30/novo-gol-enfim-lancado/
http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/05/novo-fiat-uno-chega-lojas-partir-de-r-27350.html
https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2010/03/15/toyota-corolla-passa-a-ter-dois-motores-flex-e-novo-sobrenome-na-versao-mais-cara.htm
https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/chevrolet-onix-todos-os-precos-versoes-e-custos.html
http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/02/primeiras-impressoes-chevrolet-s10-2012.html
autossegredos.com.br /lancamentos/toyota-apresenta-a-linha-2014-de-hilux-e-sw4/
REPORTAGEM: https://www.noticiasautomotivas.com.br/os-carros-realmente-estao-mais-caros-hoje-em-dia/