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Preço dos carros no Brasil

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KÜLL
pliniodemarco
6 participantes

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361Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Seg 29 Out - 17:51

KÜLL



[size=52]Fiat Doblò já passa de R$ 100 mil[/size]


Ricardo de Oliveira
2 Minutos de Leitura


Preço dos carros no Brasil - Página 25 Doblo-branco-1
O Fiat Doblò já custa mais de R$ 100 mil quando completo. A multivan da marca italiana está no mercado nacional há 17 anos e continua resistindo ao fim com 3.718 unidades vendidas no mercado nacional desde janeiro. Ainda oferecida nas versões Essence (com cinco ou sete lugares) e Adventure, o veículo custa a partir de R$ 85.590.
Porém, na versão aventureira Adventure, o Fiat Doblò custa R$ 96.990. Quando acrescido do único opcional, que é o sistema Locker, um bloqueio eletrônico do diferencial para ajudar a sair de atoleiros e buracos no fora de estrada, o modelo chega bem perto de R$ 100.000. Ultrapassa quando adiciona a cor metálica Prata Bari, a única opção, alcançando R$ 101.260.
Trata-se de um valor bem alto para um carro tão antigo no mercado nacional. Além disso, o Fiat Doblò utiliza a antiga versão do motor 1.8 E.torQ com 130 cavalos na gasolina e 132 cavalos no etanol, além de transmissão manual de cinco marchas. Apesar da idade, ainda é um carro com bom espaço interno e robustez, utilizando suspensão traseira de eixo rígido e acesso facilitado com as portas laterais corrediças.
Preço dos carros no Brasil - Página 25 Fiat-doblo-adventure-2017-2
Com 4,25 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,858 m de altura, o Fiat passou por várias fases no Brasil, onde chegou em 2001. Dois anos depois, ganhou a versão Adventure, que ajudou a vender bem o produto, que ainda tinha a versão Cargo, destinada ao trabalho, fazendo o modelo atuar em dois segmentos diferentes.
Algumas séries especiais marcaram o Fiat Doblò, tais como Estrada Real e Xingu. O modelo ostentou também o motor GM 1.8 até 2009, quando foi substituído pelo E.torQ, sem contar a presença do velho Fire 1.4, oferecido inclusive na variante Cargo. Nesse mesmo ano, o modelo ganha segunda geração na Europa, enquanto aqui o modelo permanece o mesmo.
Essa segunda geração é feita apenas na Turquia, o que inviabiliza sua importação ao Brasil. Teria de ser necessária a produção mexicana, visando assim o mercado americano e o latino.
Agradecimentos ao Cleidson Vinhas.
COMENTÁRIOS: Uma velharia, tanto por sua geração já ultrapassada lá fora (até nos vizinhos, tem-se o modelo novo, europeu), quanto pelo motor, que a Fiat está devendo em praticamente todos seus modelos os novos turbo.

362Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Seg 29 Out - 23:38

Grilo


Administrador

Bom, já deve ter saído de linha. Colocam esse preço apenas para desencorajar novos pedidos, tal como aconteceu com o Fluence em seus últimos meses.

http://www.autouniverso.com.br

363Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Sex 2 Nov - 11:53

R8V


Administrador

Aí faz sentido.

364Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Dom 9 Dez - 12:50

Fabiano

Fabiano

Nem brinca que esse carro ainda é vendido ai?

http://www.oticainova.com.br

365Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Dom 9 Dez - 16:46

R8V

R8V
Administrador

Ao menos no site heheheh

366Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Seg 10 Dez - 2:22

Domingos V


Administrador

O que a Fiat irá colocar no lugar dele?

Muito estranha essa estratégia deles tirarem os modelos de linha "não tirando", apenas sumindo com eles das lojas e os fazendo ficar impraticáveis. Seria para dizer que não estão tirando antigos clássicos de linha? Seria para fingir uma postura séria?

Enfim, ninguém acredita...

367Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Qui 11 Abr - 17:51

KÜLL



Os carros realmente estão mais caros hoje em dia?

Redação

Preço dos carros no Brasil - Página 25 Gol-2020-1

O leitor Luis Guilherme Silva, graduando em Economia Empresarial e Controladoria na FEA – RP / USP, nos enviou este texto, examinando se nos últimos 10 anos os carros realmente ficaram mais caros.

Acompanhando não só os comentários da comunidade do NA, como também em outras mídias, principalmente em matérias de lançamentos, vemos diversos comentários reclamando dos preços atuais dos automóveis 0km em nosso mercado e exaltando que os carros encareceram muito e estão cada vez mais difícil de adquirir.

Seria verdade ou apenas ou achismo baseado em olhar apenas o valor nominal do carro?

A comparação é difícil, pois muitos carros que tínhamos 5 ou 10 anos atrás no mercado não estão mais disponíveis ou sofreram atualizações.

Apesar disso, é possível aproximar comparando carros da mesma montadora, que em tese, são substitutos diretos dos modelos antigos.

Índice
Segmento de entrada – hatches compactos
Sedãs médios
Picapes
Conclusão
Segmento de entrada – hatches compactos
Desde 2008, podemos afirmar que um dos modelos que menos sofreu alterações em nosso mercado, foi o Volkswagen Gol.

Apesar de facelifts e atualizações de motorização, o carro é montado sob a mesma plataforma e possui o mesmo design lateral desde então.

A versão de entrada com motorização 1.0 do Gol denominado G5, no lançamento em junho de 2008, chegou custando à partir de R$ 28.890.

Ele tinha itens de série bem mais modestos do que encontramos hoje com o Gol modelo 2020 que tem a sua versão mais barata com motorização 1.0 custando R$ 46.320 (com motor diferente e mais moderno do que o motor 1.0 de 2008, o mesmo ocorre na versão de motorização 1.6).

Corrigindo os valores para preços de fevereiro de 2019 utilizando o índice IPCA (que também será utilizado em toda a matéria) para o Volkswagen Gol em suas versões de entrada tanto para a motorização 1.0 e 1.6 chegamos ao seguinte resultado:

Volkswagen Gol Preço em 06/2008 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.0 R$ 28.890 R$ 52.827,78 R$ 46.230 -12,49%
1.6 R$ 32.290 R$ 59.044,97 R$ 52.760 -10,64%
Outro carro que seguiu o mesmo caminho do Volkswagen Gol no segmento foi o Fiat Uno, que sofreu alterações ainda mais discretas do que o Gol.

Lançado em meados de 2010, o Uno chegou custando em iniciais R$ 27.350 na carroceria de 4 portas e motor 1.0 (a de 2 portas atualmente não é mais ofertada, portanto, torna-se injusta a comparação com a de 2 portas, que custava ligeiramente menos).

Fiat Uno Preço em 05/2010 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.0 4 portas R$ 27.350 R$ 45.376,70 R$ 44.590 -1,73%
O compacto da Fiat não oferta mais modelos com a motorização 1.4, portanto a comparação teria uma pequena queda no grau de fidelidade à grosso modo.

Um pouco adiante, temos o lançamento do Chevrolet Onix, que também passou por facelift mas se mantêm o mesmo carro no geral.

Chevrolet Onix Preço em 07/2014 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.0 LS / Joy* R$ 35.696 R$ 46.342,89 R$ 46.290 -0,01%
1.0 LT R$ 39.096 R$   50.756,99 R$ 47.290 -6,83%
1.4 LT** R$ 44.296 R$   57.507,97 R$ 54.190 -5,77%
1.4 LTZ R$ 48.296 R$   62.701,04 R$ 58.690 -6,40%
1.4 LTZ Automático R$ 51.846 R$   67.309,88 R$ 64.390 -4,34%
* A versão LS (com pacote R7Q que incluía ar-condicionado) não é mais oferecida e a que se torna mais próxima é a Joy.

** A versão 1.4 LT a ser comparada é a com pacote R7N que adicionava a central-multimídia MyLink, já que hoje o sistema é incluso na versão sem o acréscimo de pacote.

Sedãs médios
O Toyota Corolla se mantém estável como líder da categoria já há alguns anos, apesar de novos concorrentes e a tendência global pelos SUVs.

Apesar da troca de geração, desde a linha 2011 o carro conta com as mesmas motorizações oferecidas até hoje (1.8 e 2.0).

Por conta disso, é mais justo compararmos o carro com base nos dados do ano modelo 2011, já que quando a antiga geração foi lançada por aqui, foi oferecida somente com motor 1.8 de início.

O carro também conta ainda com as mesmas nomenclaturas para as suas versões (com exceção de versão XLi) o que facilita a comparação.

Toyota Corolla Preço em 03/2010 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
1.8 GLi Automático* R$ 69.670 R$   116.853,65 R$ 90.990 -22,13%
2.0 XEi Automático R$ 75.830 R$   127.185,48 R$ 105.990 -16,66%
2.0 Altis Automático R$ 89.160 R$   149.543,16 R$ 118.990 -20,43%
* A versão atual a ser comparada foi a GLi Couro, pois a GLi Tecido que a Toyota voltou a oferecer recentemente chega a ser menos equipada do que a GLi da geração atual.

O Honda Civic, principal concorrente do carro citado anteriormente, também mudou de geração, porém ainda mantém a motorização 2.0.

A comparação acaba sendo mais difícil de ser feita, pois as nomenclaturas não foram mantidas além de ter perdido e ganhado motorizações.

Na comparação, utilizaremos a versão intermediária do modelo 2014 (2.0 LXR) e a versão EXL do modelo 2019.

Honda Civic Preço em 01/2013 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
2.0 LXR / EXL R$ 74.290 R$   105.975,84 R$ 110.000 +3,80%
Picapes
Lançada em 2012, a geração atual da Chevrolet S10 passou por um facelift, porém não teve alterações de motorização em sua versão diesel (apenas reprogramação elevando a sua potência).

Chevrolet S10 Preço em 02/2012 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
2.8 LT CD Diesel Automático 4×4 R$ 113.400 R$ 170.258,27 R$ 168.590 -0,98%
2.8 LTZ CD Diesel Automático 4×4 R$ 135.200 R$   202.988,70 R$ 185.190 -8,77%
Por sua vez, a sua principal concorrente, a Toyota Hilux acabou ganhando uma nova geração. Apesar disso, a Toyota acabou seguindo a tradição e mantendo as mesmas nomenclaturas, o que facilita a nossa comparação.

Em sua versão flex, a motorização foi mantida.

Toyota Hilux Preço em 10/2013 Preço corrigido Preço em 04/2019 Variação % (corrigido/atual)
2.7 SR CD Flex Automático 4×2 R$ 88.110 R$ 121.100,50 R$ 117.990 -2,57%
2.7 SRV CD Flex Automático 4×4 R$ 104.740 R$ 143.957,17 R$ 140.990 -2,06%
SR CD Diesel Automático 4×4 R$ 122.560 R$ 168.449,41 R$ 163.410 -3,00%
SRV CD Diesel Automático 4×4 R$ 148.550 R$ 204.170,69 R$ 182.930 -10,40%
Conclusão
A análise foi feita em um intervalo de aproximadamente 10 anos de mercado, com modelos de grande relevância.

É possível observar que dentro do período analisado, o preço real dos automóveis, na média, caiu. Não só isso, como também ganhamos diversos itens a mais em nossos automóveis, apesar da queda de seu preço real.

A cada dia se torna mais raro encontrar carros novos que não sejam equipados com vidros elétricos, ar-condicionado e direção hidráulica/elétrica, assim como itens antes considerados exclusividades de segmentos superiores vem se popularizando, como câmbio automático, ar-condicionado digital, central multimídia, partida sem chave, dentre outros.

Apesar disso, o poder de compra da população não cresceu no período, o que pode ser comprovado na venda de veículos novos, que hoje se encontra em níveis de 2008.

Fontes:

pitstopbrasil.wordpress.com/2008/06/30/novo-gol-enfim-lancado/

http://g1.globo.com/carros/noticia/2010/05/novo-fiat-uno-chega-lojas-partir-de-r-27350.html

https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2010/03/15/toyota-corolla-passa-a-ter-dois-motores-flex-e-novo-sobrenome-na-versao-mais-cara.htm

https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/07/chevrolet-onix-todos-os-precos-versoes-e-custos.html

http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/02/primeiras-impressoes-chevrolet-s10-2012.html

autossegredos.com.br /lancamentos/toyota-apresenta-a-linha-2014-de-hilux-e-sw4/

REPORTAGEM: https://www.noticiasautomotivas.com.br/os-carros-realmente-estao-mais-caros-hoje-em-dia/

368Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Qui 11 Abr - 21:45

Domingos V


Administrador

"Apesar disso, o poder de compra da população não cresceu no período, o que pode ser comprovado na venda de veículos novos, que hoje se encontra em níveis de 2008."

Isso deveria-se somar também ao fato de que produzir o mesmo carro por 10 anos implica em gigantescos ganhos de escala, economia em investimentos e redução de custos com correções de problemas, além de técnicas que antes eram caras se tornarem baratas.

Do jeito que são feitos esses cálculos de inflação, é como se um computador de hoje custasse "de graça" perto de um de 10 anos atrás, pois o valor nominal é mais ou menos o mesmo e a oferta de desempenho é umas 3 ou 4 vezes maior em média.

Claro, se hoje fosse feito um processador de 10 anos atrás, por exemplo, o mesmo seria estupidamente fácil e barato de fazer e, na presença de CONCORRÊNCIA melhor, custaria uma fração do que o equivalente de hoje.

A questão da inflação esconde que grande parte dela é causada pelos aumentos expontânteos que as coisas sofrem com o aumento de salários, por exemplo (motivo pelo qual eu acho que esse modelo tinha que acabar e a moeda ser corrigida na sua unidade mesmo - leia-se: 1 Real valeria tantas unidades padrão, corrigindo os aumentos/diminuições da economia conforme o necessário e mantendo o nominal).

Se for pegar períodos menores, onde as coisas não estão alinhadas, você percebe isso. Por exemplo, o CIvic em uns 4 anos aumentou uns 50%, o que certamente fica muito acima da inflação. O Corolla, na mesma geração, aumentou também seus 50% em coisa de menos de 5 anos em cada uma de suas versões - curiosamente, a Altis foi a que menos subiu, o que indica que sobem as outras porque assim querem/podem.

Se for pegar também o custo de um Gol, Uno ou Corolla há 5 ou 10 anos e transportar para hoje, deveria haver redução NOMINAL de preços e não só "relativa". Os itens adicionados com o tempo são pífios para as fabricantes em termos de custo e muitas vezes são "norma de mercado" - portanto sem realmente valor agregado e não justifica jamais o aumento de preço nominal.

Do poder de compra, é mais do que óbvio que juntar 26 mil há 10 anos era muito mais fácil que juntar 46 hoje.

Tanto é que um Onix de entrada pode ser "mais barato" hoje que um Celta mais completo ontem mas essa faixa de clientes do Celta hoje simplesmente NÃO COMPRA carro zero, tal como ao menos acendeu a luz aí em quem fez a análise.

Se pegar períodos mais longos, outra coisa se nota, que é a substituição de categorias PARA BAIXO - portanto não houve redução de preços e sim do oferecido.

Exemplo, Santana custaria hoje o que custa um Jetta turbo. Só que o Santana era um Passat e não um Golf sedan e um Passat hoje custa seus 50% a mais que um Jetta e é BEM melhor.

Enfim, são enganos que o mercado faz e que vão virando auto verdades com o tempo, mas sempre aparece a verdade. Infelizmente, coisa da natureza humana. Com mais concorrência e política de conflitos intencionais por parte dos governos, trazendo sangue novo que quebre a ordem estabelecida/a inércia, isso se ameniza. Se deixar solto é só enganação o tempo todo.

369Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Sex 12 Abr - 13:35

Fabiano

Fabiano

Que material essa gente andou fumando?

http://www.oticainova.com.br

370Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Sex 12 Abr - 20:57

Domingos V


Administrador

Fabiano, é assim mesmo. Usando os dados oficiais e dependendo do período analisado, o preço dos carros hoje é "barato" - ou ao menos "mais barato" que antes.

Só que isso é a mesma coisa que pegar um computador de 1995 que custava 2 mil Reais/2 mil Dólares e argumentar que um lixo descartável que dura 6 meses por 1000 Reais da Positivo é "extremamente barato" ou que um computador topo de linha hoje dos seus DEZ MIL Reais seja relativamente barato em relação ao de 1995.

No primeiro caso, esquece-se que o produto atual é fabricado com muita facilidade mesmo e que sendo descartável ele custaria também um valor bem menor no passado. É a questão de deixar de fora dessa analise os ganhos de escala que ocorrem naturalmente com o tempo e como eles levariam a reduzir até mesmo o valor nominal se não houvessem artimanhas como ficar enchendo o produto de recursos ou um monte de aumentos expontâneos mês após mês - e sempre um tanto acima da inflação - como nos carros.

No segundo caso esquece-se de falar que não importa que 10 mil Reais hoje são mais "baratos" que 2 mil há 20 anos, simplesmente é um valor que se junta com muito mais dificuldade - ou seja, é o descolamento entre inflação e ganhos por investimento/por inflação e o que efetivamente aumentou no poder de compra, do mesmo jeito que o cidadão que comprava Celta zero KM não vai de jeito nenhum achar que está, hoje, mais fácil tirar um Onix 1.4 do que o Celta.

Sem contar que, como disse, pegando períodos diferentes você enxerga que houveram aumentos reais BEM grandes. Acontece que com o tempo tudo vai aumentando junto e isso se dilui, mas o seu poder de compra não acompanha - mesmo com a correção do salário mínimo, essa correção tende a ser menor que o real rapidamente após o reajuste e quem ganha acima disso simplesmente começa a ganhar "menos salários" (ou deixa de ter aumentos reais, acima da inflação) conforme acontecem os reajustes, efetivamente fazendo com que no longo prazo tudo encareça num ritmo maior do que você tem o salário corrigido.

371Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Dom 14 Abr - 9:28

Fabiano

Fabiano

O meu único meio de comparação é única e exclusivamente o poder de compra, comprar preços qualquer um pode.

http://www.oticainova.com.br

372Preço dos carros no Brasil - Página 25 Empty Re: Preço dos carros no Brasil Seg 15 Abr - 13:56

Domingos V


Administrador

Também acho isso, Fabiano. Afinal, também não adiantaria custar muito pouco comparativamente e ser muito difícil de comprar da mesma forma.

Mas o que acho é que com o tempo ficou mais difícil de comprar mesmo, ao menos aqui no Brasil.

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