AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Frota está poluindo menos

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Frota está poluindo menos Empty Frota está poluindo menos Qua 22 Set - 14:07

Fabiano

Fabiano

Levantamento apresentado no Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, realizado este ano pelo Ministério do Meio Ambiente, indica que, mesmo com o grande crescimento, a frota brasileira de veículos, de 36 milhões de unidades entre carros, utilitários, caminhões, ônibus e motos, está tem emitido menos gases poluentes nos últimos 18 anos.
As emissões de monóxido de carbono foram reduzidas de 5,5 milhões de toneladas para dois milhões de toneladas no período.
Essa redução ocorreu graças à implantação do Programa de Controle da Poluição por Veículos (Proconve), que começou em 1986 e vem sendo aperfeiçoado.
Para se ter uma idéia da evolução, basta dizer que antes do Proconve um carro podia emitir até 58 gramas de poluente por quilômetro rodado. Hoje esse limite é de meio grama por quilômetro.
Mas calma lá. Nem tudo é festa.
Mesmo com toda essa melhora, os veículos automotores ainda são responsáveis por grande parte das emissões de gases poluentes e de efeito estufa. E o transporte individual emite 40 vezes mais poluentes do que toda a rede de transporte público do País.
Outra coisa: o crescimento do volume de motos em circulação amplia as emissões na atmosfera.
Em 2008 a frota de veículos de duas rodas era de nove milhões de unidades. Em 2010 serão 20 milhões.
Com a moto, o volume de poluição se amplia de forma geométrica, pois a moto emite três vezes mais monóxido de carbono do que um carro de passeio.

Frota está poluindo menos Po1

Fonte: Auto Informe

http://www.oticainova.com.br

2Frota está poluindo menos Empty Re: Frota está poluindo menos Qua 22 Set - 14:27

Domingos V


Administrador

Realmente os avanços nesse período foram enormes. Um carro de antes da legislação sobre poluentes chega a emitir o mesmo que 10 carros relativamente atuais juntos.

Fabiano escreveu:Mesmo com toda essa melhora, os veículos automotores ainda são responsáveis por grande parte das emissões de gases poluentes e de efeito estufa. E o transporte individual emite 40 vezes mais poluentes do que toda a rede de transporte público do País.

Agora, isso é mentira desnecessária para querer justificar o continuamento do programa e também espalhar ideologia. Os carros são apenas 5% das emissões de CO2 do mundo todo - isso admitido até mesmo pelas organizações mais violentas relacionadas ao tema. O transporte público fica com uma cota praticamente igual e o transporte coletivo aéreo e fluvial fica com cerca de 12%. Tudo junto não passa de 20%, aliás. Importante lembrar que o transporte coletivo transfere uma parte da sua quota nesse bolo para a produção de energia, escondendo um tanto quanto a verdade - afinal 70% do CO2 vem da geração de energia.

Dizer que o transporte individual emite 40 vezes mais que toda a rede de transporte público do país só seria uma meia verdade se desconsiderassem completamente o fator da geração de energia, somassem no bolo o transporte aéreo e o fluvial, tomassem como base uma média de emissão de veículos bastante antigos e ainda fizessem a conta usando algum poluente bem específico do transporte individual - como o NOx, que anda bem controlado. Sem contar que estariam desconsiderando completamente a divisão dos passageiros dentro de cada uma dessas modalidades e entre elas, apesar que esse seria um fator mais relativo.

Por fim uma coisa talvez até mais importante: estariam esquecendo que em muitas e muitas cidades do país - assim como entre elas - o transporte público é quase inexistente. Se fosse existente essa conta das 40 vezes seria ainda mais descaradamente falsa.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos